Realizou-se no passado domingo a 5ª jornada do Popular. Na série A, vimos o Oliveira líder a perder os primeiros pontos em Remelhe. O Oliveira está à condição no 1º Lugar com 13 pontos, mas tem o Fonte Coberto pleno de vitórias em 2º lugar com 12 e menos um jogo!

 O Carapeços isolou-se no 3º lugar com 10 pontos à condição, porque o Palme está em 4º com 9, com menos um jogo. Em 5º lugar (na zona cinzenta) à condição está o GDR Campo com 7 pontos, mas tem o Remelhe e S. Martinho nos lugares seguintes com 6 pontos mas menos um jogo.

 É um campeonato atípico onde é difícil fazer apreciações exatas, porque um jogo de atraso em acerto de calendário pode fazer toda a diferença. A cada jornada que passa, é mais um clube a folgar e muito em breve a tabela já se vai encontrar mais eficiente. O Sº Mamede ainda procura os primeiros pontos e é último classificado.

Nesta 5ª jornada marcaram-se 69 golos, na série A foram apontados 26. Só Filipe e Jordan do Paradela bisaram nesta série A . Manu do Creixomil ainda se mantém na frente com 6 golos até que se resolva o inquérito do jogo em Aborim. Serginho do Chorente e Gaio são mais dois jogadores da série A bem colocados na lista dos melhores marcadores com 5 golos. A fazer-lhes companhia na tabela estão Reko do Leocadenses e Lopes do Negreiros.   

1-Remelhe 2 (Camocha e Diogo Vilas) -2 Oliveira (Carlos Carvalho e Brás)

O jogo mais importante desta 5ª jornada jogava-se no Campo Dr. Teotónio da Fonseca em Rio Covo Santa Eulália: Para duas boas equipas um bom relevado era palco para o esperado espetáculo. E foi o que veio acontecer. Os golos surgiram todos na 2ª parte onde a incerteza do resultado durou até ao fim.

O Remelhe teve a sua grande oportunidade de se adiantar no marcador aos 13 minutos, mas ao desperdiçar um castigo máximo viu a vida andar para trás aos 50 minutos quando Carlos Carvalho colocou o Oliveira na frente 0-1. Aos 57 minutos quase de rajada surge o 0-2, desta vez foi Brás a marcar, e o jogo parecia feito à mediada para mais uma vitória do líder. Mas os pupilos de Barrega conseguiram chegar à igualdade com golos de Camocha e de Diogo Vilas (desconhecemos os minutos). Não nos vamos debruçar sobre a justiça do resultado porque não estamos em condições de o fazer. Sabemos sim, que o Oliveira continua líder à condição com 13 pontos. O Fonte Coberta está com 12 pontos no 2º lugar e menos um jogo. O Remelhe está fora do pódio com 6 pontos e com menos um jogo.       

2-Águias do Neiva 1 (Bruno Gomes) - 3 Fonte Coberta ( Rubinho Eminen,Ronca)

O Fonte Coberta está imparável e arrancou a 4ª vitória consecutiva, desta vez em Abade do Neiva ao vencer o Águias por 3-1.

A vitória começou a desenhar-se cedo com Rubinho abrir o marcador aos 6 minutos 0-1. Com este resultado se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte aos 57 minutos o Fonte Coberta dilatou o resultado para 0-2, desta vez foi Eminen a marcar. Aos 65 minutos o Águias do Neiva reduziu para 1-2 através de Bruno Gomes. Mas Ronca 2 minutos volvidos voltou a colocar a diferença em 2 golos ao apontar o 1-3. Que seria o resultado final. O Fonte Coberta é 2º classificado pleno de vitórias com 12 pontos em 4 jogos, tem o Oliveira em 1º lugar com 13 e mais um jogo. O Águas do Neiva foi apanhado pelo Paradela Sº Martinho e Remelhe todos somam 6 pontos. 

3-Carapeços 3 (Araújo, Postiga e Jorge Gomes) -1 Chorente (Serginho)

O Carapeços partia favorito perante um Chorente que se apresentava com a defesa mais batida do campeonato com 16 golos, mas alguma coisa se teria passado de anormal para tal sucedido. Neste jogo o Carapeços entrou de rompante e aos 12 minutos já vencia por 2-0 com golos de Araújo aos 3 minutos e Postiga aos 12. O Carapeços fez uma boa 1ª parte, onde abusou no desperdício de golos, já que jogou em sentido único, contudo o resultado não sofreu alteração até ao intervalo.

Na 2ª parte o Carapeços regressou apático, sem ideias, lento trapalhão ao abordar as bolas lançadas em profundidade pelos jogadores do Chorente, e depois de alguma tremedeira, o Chorente chega ao 1-2, com Serginho aproveitar um fífia de todo o tamanho ao aproveitar um mau atraso e na saída do Guarda-redes entrou pela baliza dentro aos 70 minutos, um golo com grande sentido de oportunidade de Serginho, mas teve a grande colaboração da defesa do Carapeços, incluindo o Guarda Redes.

O Carapeços temeu com esse golo sofrido, e andou ali alguns minutos algo perdido, até que o Mister Sérgio Gameiro fez alterações e o jogo começou a ter um cauda ofensivo nomeadamente pelo flanco direito, onde Zezinho foi o abre-latas ao fazer uma mão cheia de cruzamentos para a área adversária, numa delas Jorge Gomes falhou inexplicavelmente ao atirar ao poste, mas logo de seguida redimiu-se e apontou o 3-1 aos 80 minutos a finalizar uma jogada de contra ataque com a bola a ser cruzada mais uma vez pelo irrequieto Zezinho. Com o 3-0 o Carapeços descansou mais serenamente, e o Chorente com o golpe do 3-1, já não teve aquela força anímica com que estava anteriormente na esperança de poder chegar ao 2-2. Foi um resultado justo, mais pela 1ª parte do Carapeços. O Carapeços está no 3º lugar com 10 pontos, e tem o Palme na sombra no 4º lugar com 9 pontos e menos um jogo. O Chorente soma 3 pontos.   

4-Palme 4 (Gaio,Saquetes,Júlio e Trick)-0 GDR Campo

O GDR Campo inverteu o local do jogo devido a obras no seu Campo e foi jogar a Palme nesta 5ª Jornada. Na jornada 18 recebe o Palme provavelmente no seu recinto. A derrota do GDR Campo não é surpresa, apenas surpresa é pelo facto de ter ficado a zero, porque em todos os jogos anteriores tinha marcado golos. Mesmo assim ainda aguentou até aos 25 minutos, altura em que o Palme inaugura o marcador através de Gaio 1-0. O 2-0 através de Saquetes chegou quase no apito para o intervalo. Na etapa complementar aos 65 minutos Júlio fez o 3-0. O 4-0 foi mesmo no cair do pano sendo Trick o marcador. Com esta vitória o Palme soma 9 pontos, está em 4º lugar, mas com menos um jogo. O Carapeços está no 3º Lugar com 10 pontos, mas tem mais um jogo. O GDR Campo está em 5º lugar com 7 pontos, na zona cinzenta que pode dar ou não para fazer parte da 1ª divisão em 2023-2024.

 5-Sº Martinho 3 (Diogo Santos, Kikas e Luís)- Várzea 2 (Fábio e Francisco)

O Sº Martinho depois de 2 derrotas, voltou às vitórias, e deu um salto na tabela. Mas não foi fácil, já que o Várzea foi a 1ª equipa a marcar através de Fábio aos 20 minutos 0-1. Respondeu O Sº Martinho e deu a reviravolta ao marcador em 2 minutos. Diogo Santos a fazer o empate 1-1 aos 25 minutos, e no minuto seguinte Kikas fez o 2-1 . Resultado ao intervalo. O Jogo caminhava para o final quando o Várzea restabelece a igualdade aos 80 minutos 2-2 . Mas logo de Seguida Luís Azevedo fez o 3-2 final. Com esta vitória o Sº Martinho está no leque das 4 equipas com 6 pontos, e tem a vantagem de ter menos um jogo. O Várzea está em 10ª lugar com 5 pontos.

6-Paradela 5 Filipe2, Jordan 2,Pereira) -0 Sº Mamede

A equipa do Paradela depois de um início de época atribulado onde perdeu os primeiros 3 jogos, está a recuperar ao conseguir a 2ª vitória consecutiva para o campeonato e ainda tem mais a vitória na taça. Desta vez venceu sem dificuldade o Sº Mamede por 5-0. Não temos a marcha do marcador. Mas há a realçar os bis de Jordan e de Filipe nesta goleada ao Sº Mamede que soma por derrotas todos os 5 jogos disputados. O Paradela soma agora 6 pontos está a 1 ponto do 5º Lugar a zona cinzenta.

Marcadores e golos 5ª Jornada. Serie A

Sº Martinho 3 ( Diogo Santos, Kikas e Luís)- Várzea 2 (Fábio e Francisco)

Remelhe 2 (Camocha e Diogo Vilas) -2 Oliveira (Carlos Carvalho e Brás)

Carapeços 3 (Araújo, Postiga e Jorge Gomes) -1 Chorente (Serginho)

Paradela 5  Filipe2, Jordan 2,Pereira) -0 Sº Mamede

Palme 4 (Gaio,Saquetes,Júlio e Trick)-0 GDR Campo

Águias do Neiva 1 (Bruno Gomes) -  3 Fonte Coberta ( Rubinho Eminen,Ronca)