Esta 1ª Eliminatória da Taça de Barcelos foi disputada debaixo de chuva torrencial e trouxe um grande vendaval de golos. Não houve tomba gigantes nesta eliminatória, mas há equipas ditas grandes que obrigatoriamente tiveram que ficar pelo Caminho. Casos do Macieira que perdeu em Águas Santas, e falta ainda aguardar o desfecho do Leocadenses 2-2 Perelhal que não chegou ao fim. Esta é a 21ª Edição da Taça Cidade de Barcelos. Lembramos que a Taça não se disputou nas últimas três épocas devido à pandemia Covid 19. Também verificamos que das equipas eliminadas só o GDR Campo e Macieira  foram vencedores deste troféu por uma vez, em 2014-2015 e Macieira em 2011-2012. Falta ainda aguardar o desfecho do inquérito do jogo Leocadenses & Perelhal que não chegou ao fim, sendo que a equipa do Leocadenses já venceu este troféu por três vezes. Apesar do vendaval de golos que aconteceram nesta 1ª Eliminatória, só Samuel do Águas e Marco Ferreira do Sequeade conseguiram Hat-Trick. Bisaram ainda. Nuno Salgado do Carapeços, Gaio do Palme, Leitão dos Leões da Serra, Lopinhos e Ferraz ambos jogadores do Oliveira, Mike e Coelho do GDR Campo, e Liedson do Carvalhal.

De destacar que no jogo entre Milhazes e Cambeses houve round entre mulheres Presidentes. Carina Moreira do Cambeses levou a melhor sobre Joana Silva do Milhazes no prolongamento.

1- Leocadenses 2-2 Perelhal (não chegou ao fim) 

Este jogo entre o Leocadenses e Perelhal era previsível jogar-se debaixo de grande tensão e carga emocional, já que se tratava de duas grandes equipas e uma teria que ficar pelo caminho. O Leocadenses chegou à vantagem. O Perelhal chegou ao empate perto do intervalo. Já com 45 minutos jogados um dos nossos colaboradores disse que o jogo não ia acabar bem, pois já se notava que a tensão era demasiado evidente. Aos 85 minutos o mesmo colaborador informou-nos que tinha razão, pois o jogo terminava ali, com o árbitro alegar falta de segurança com o resultado 2-2, depois do mesmo apontar para a marca de grande penalidade favorável ao Perelhal. Mal assinalada segundo os protestos das pessoas afetas ao Leocadenses. À espera do veredito do conselho de disciplina, deixamos aqui os marcadores dos golos. Pelo Perelhal marcou Rui figueiredo os dois golos. Pelo Leocadenses marcou Reko e Joãozinho. 

2- Águas Santas 4 (Samuel 3 Zé) -2 Macieira (Sousa, Carlos Salgado)

Grande jogo também se adivinhava em Rio Covo Santa Eulália, com o Águas Santas, equipa que se reforçou muito a receber um Macieira com o estatuto de equipa grande que todos lhe reconhecem.

O jogo começou bem para o Macieira já que aos 13 minutos se adiantava no marcador através de Sousa. Mas aos 23 já o Águas empatava a partida 1-1. Com este resultado as equipas regressavam às cabines. No reatamento aos 47 minutos o Águas dava a reviravolta ao marcador ao fazer o 2-1, e aos 50 já vencia por 3-1. O Macieira voltava a entrar no jogo ao reduzir para 3-2 aos 53 minutos desta vez por Carlos Salgado. O Águas ainda chegou ao 4-2 final (desconhecemos o minuto)  

3-Várzea 2 (Vilaça, Alex) -3 Carvalhal (Liedson 2, Bilinho)

Este era outro dos jogos em que se previa equilíbrio, e o resultado final comprova bem a semelhança dos valores das equipas. O jogo começou com Vilaça a inaugurar o marcador 1-0 para o Várzea. Mas o Carvalhal passados 2 minutos restabeleceu a igualdade 1-1 através de Liedson. Ao 25 Liedson bisava e dava a volta ao resultado favorável ao Carvalhal 1-2 com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar o Carvalhal ainda dilatou a vantagem para 1-3 aos 73 minutos através de Bilinho. E no cair do pano Alex reduziu para 2-3, mas não deu para evitar a eliminação da sua equipa da taça.

4-Baluganense 0-4 Leões da Serra (Leitão 2, Kikas, Luís) 

Os Leões subiram até às margens do Rio Neiva para ai defrontar a equipa do Baluganense. Pareciam favas contadas, dado que a equipa de Balugães passava por uma fase de maus resultados, onde ainda não venceu qualquer jogo esta época. Passava ainda por uma transição de comando técnico, depois da saída do Mister Lima na mesma semana. A moral passada pelo Presidente do clube ainda durou até ao intervalo tendo aguentado o 0-0. Mas na etapa complementar tudo se complicou para o Baluganense ou facilitou para a equipa teoricamente mais forte tendo a equipa dos Leões da Serra chegado facilmente ao 4-0 final.    

 5-Fonte Coberta 1 (Tiago Oliveira) -1 Silva Elton) (4-3 GP)

O Fonte Coberta equipa que promete muito esta época, teve grandes dificuldades para eliminar o Núcleo da Silva. A equipa do Silva esteve mesmo em vantagem grande período de tempo com o golo do Cabo-Verdiano Elton, apontado aos 27 minutos. O Fonte Coberta só empatou a partida através de Tiago Oliveira aos 80 minutos 1-1. O jogo foi para prolongamento, mas não sofreu alteração. O jogo foi decidido nas grandes penalidades, com 4 remates certeiros, de Minhoca, Zé, Tiago Oliveira e Hélder pelo Fonte Coberta, contra os 3 do Silva. Este núcleo da Silva está a fazer um início de época notável, sabendo nós que não há craques nesta equipa, tem sim, a mão de António Carvalho o Mister dispensado do Macieira e abraçou este projeto, e o trabalho está à vista, ressaltando o facto de saber defender.

6-Creixomil 3 (Rafinha, Joel, Manu) -4 Remelhe (Kiko, Vilas,Ronaldo Bruno Ferreira)

O Remelhe teoricamente partia favorito para este jogo, mas com o resultado empatado sem golos ao intervalo, dava esperanças à equipa das Fontainhas de discutir a eliminatória, mas a exemplo do que sucedeu em Balugães na etapa complementar os golos começaram aparecer com alguma naturalidade. A equipa de Remelhe adiantou-se no marcador ao minuto , 0-1. Aos 61 o Remelhe dilatava para 0-2 e aos 65 já vencia por 0-3, o 0-4 surgiu aos 72 minutos. Quando pareceu que o jogo estava decidido o Creixomil sem baixar os braços e já nos habituou as estas gracinhas, espevitou e começou a marcar golos! O 1-4 foi apontado por Rafinha aos 73 minutos, o 2-4 foi apontado por Joel aos 79 minutos e sobre o apito final ainda reduziu por intermédio de Manu para a margem mínima 3-4!  

7-Oliveira 5 ( Toya, Lopinhos 2 Ferraz 2)-2 Estrelas (??)

Também favorito partia o Oliveira líder incontestado na sua série só com vitórias perante Os Estrelas. Foi de rompante que o Oliveira inaugurou o marcador através de Toya aos 5 minutos: Atrevidamente respondeu o Estrelas com o golo do empate apontado aos 9 minutos 1-1. Aos 20 minutos o Oliveira voltava para a frente do marcador com Lopinhos apontar o 2-1. Lopinhos num abrir e fechar de olhos bisava aos 37 minutos e dilatou o resultado para 3-1 com que as equipas recolheram aos balneários. Os Estrelas não se deram por vencidos e voltaram a marcar e reduziram para 3-2. Mas um penalti a beneficiar a equipa da casa Ferraz não perdoou e apontou o 4-2. O jogo não terminou sem que Ferraz bisasse e apontasse o 5-2 com que terminou esta partida.  

8-Carvalhas 1 (Xaví) -2 Negreiros (Lopes, Lipinho)

Difícil tarefa tinha o Negreiros na sua deslocação a Carvalhas. Este jogo foi antecipado e foi jogado no Sábado dia 22 pelas 15:00. Mais um jogo em que as equipas regressaram aos balneários em tempo de intervalo sem golos.

Só na 2ª parte o Negreiros veio com outra atitude e depressa se apanhou na frente do marcador. Aos 60 minutos vencia por 2-0 com golos de Lopes e Lipinho. Aos 75 minutos Xavi ainda reduziu para 1-2, mas não evitou que a sua equipa ficasse pelo caminho na taça.

9-Lijó 0-1 Pereira (André)

O Pereira também sentiu muitas dificuldades para seguir em frente na taça. O Lijó já provou que está para se bater de igual com qualquer adversário e adiou e de que maneira a decisão da eliminatória. André só muito perto do final da partida marcou o golo do triunfo e que valeu ao Pereira a passagem à próxima eliminatória.

10-Chorente 1 (José Dias) -7 Palme (Gaio 2,Pimenta,Tiago,Pepso,Fati, Saquetes) 

Fácil ou pelo menos tornou fácil a passagem do Palme à próxima eliminatória, já que goleou a equipa do Chorente no seu reduto (Pedra Furada casa emprestada) no sábado 22 jogo antecipado.

 O Chorente até foi a 1ª equipa marcar mas aos 20 minutos O Palme chega ao empate a 1-1, mas daqui para a frente foi o descalabro. Aos 25 1-2, aos 36 1-3, aos 45 1-4 resultado com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte o Chorente desperdiçou uma grande penalidade que poderia dar o 2-4,. Não marcou e sofreu mais 3 golos da equipa Visitante. O 1-5 chegou aos 65 minutos, aos 68 1-6 e aos 76 1-7 resultado com que terminou a partida. Gaio bisou nestes jogos os restantes foram marcadores individuais. Conseguimos apurar que o Técnico do Chorente Daniel Cardoso se debate com muitas leões no plantel, e neste jogo ainda teve jogadores a sair lesionados e teve que jogar com jogadores pouco rotinados nos lugares que foram ocupar dentro das quatro linhas.  

11-Bastuço Sº João 1 (Vitinha) -0 Sº Martinho

Jogo equilibrado se esperava deste Bastuço & Sº Martinho. A jogar em Viatodos casa emprestada, a equipa de Zé Raio venceu pela margem mínima com o golo da vitória a ser apontado por Vitinha já muito perto do fanal da partida. Nada mais temos acrescentar deste jogo porque não assistimos ao mesmo nem recebemos qualquer incidência do mesmo. 

12-Carapeços 4 (Nuno 2, AG, Edgar) - 0 Cossourado

O Carapeços o clube mais premiado com este troféu! Tem 6 taças de Barcelos no seu curriculum, partia favorito para este jogo com a equipa do Cossourado. O golo inaugural aconteceu por volta dos 10 minutos foi seu autor Nuno Salgado. O 2-0 chegou quase em cima do intervalo desta vez de autogolo com o Nuno Salgado na jogada que provocou o ressalto da bola  para dentro da baliza. Na 2ª parte aos 60 minutos Nuno Salgado bisa ao apontar o 3-0. O 4-0 foi apontado muito perto do final da partida pelo médio defensivo Edgar.

13- Pedra Furada 2 (André Silva Dani) -3 Cristelo (Leandro, Ivo Pistolas e Lomba)

Mais um jogo de equipas de idênticos recursos. O jogo foi para o intervalo empatado 1-1. Na 2ª parte o Cristelo passa para a frente do marcador ao apontar o 1-2 aos 55 minutos através de Ivo Pistolas. Aos 65 minutos foi Lomba a dilatar o resultado para 1-3. O Pedra Furada ainda reduziu para 2-3, mas não evitou o seu afastamento da taça.

14- Milhazes 2 (Briosa e Mário) -2 Cambeses (2-3 Após prolongamento) (Dário Carlos Vale e Bílio)

Foi um encontro entre clubes com mulheres na presidência. Joana Silva pela equipa do Milhazes e Carina Moreira pela equipa do Cambeses. Carina Moreira já tinha tido o primeiro duelo em Vilar do Monte com a equipa do Sº Mamede a ser liderada na Presidência por Carla Figueiredo no qual venceu na pré eliminatória por 1-0. Carina Moreira voltou a vencer este 2º duelo desta vez após prolongamento. Deixando para trás a Carla figueiredo e Joana Silva. Nem tudo foi feliz para a Presidente vencedora neste dia de passagem à fase seguinte na taça, já que no final do dia o Mister André Carneiro apresentou a sua demissão, para abraçar novo projeto.

15- Sequeade 6 (Marco Ferreira 3, Diogo Araújo,Shenay,Nelson Loureiro)  -4 GDR Campo ( Mike 2, Coelho 2)

Que grande vendaval de golos aconteceu no alto de Sequeade, local onde se defrontaram a equipa local e o GDR Campo. O Sequeade até teria ligeiramente algum favoritismo já que jogava em casa , mas as coisas estiveram mais que difíceis para a turma de Sequeade.

Não tomamos notas deste jogo à distância, mas sabemos que o GDR Campo esteve a vencer 0-2, 2-3 e 3-4 só na parte final o Sequeade deu a reviravolta ao marcador ao fazer o 4-4 5-4 e 6-4 Final!

Esta equipa do GDR campo é uma máquina de fazer golos, é de longe a equipa do Popular com mais golos marcados! No campeonato já marcou 15 golos tendo sido10 aplicados ao Chorente! E se somarmos os da taça, já marcou 6 golos em dois jogos , um total de 21 golos em 5 jogos disputados.    

16-Fragoso 1 (Hélder) -3 Paradela (Filipe, Ricardo e Pedro Lopes)

Com a casa às costas o Fragoso recebeu o Paradela no recinto do Palme FC .

Também neste jogo se previa algum equilíbrio, se levar-nos em conta as posições que ambos os clubes ocupam na tabela classificativa cada um na sua série. O Paradela tem 3 pontos em 12 possíveis, e o Fragoso tem 1 em 9 possíveis.

O Pardela inaugurou o marcador à passagem dos 30 minutos por intermédio de Filipe de livre direto à entrada da área. O 0-2 para o Paradela chegou em cima do intervalo através de Ricardo na cobrança de um castigo máximo, resultado ao intervalo. Já muito perto do final da partida o Paradela dilatou para 0-3 por intermédio de Pedro Lopes. O Fragoso reduziu apontado o seu tento de honra através de Hélder fixando o resultado em 1-3.   

Todos os resultados e marcadores da 1ª Eliminatória da Taça

Carapeços 4 (Nuno 2, AG, Edgar) - 0 Cossourado

Bastuço Sº João 1 (Vitinha) -0 Sº Martinho

Oliveira 5 (Lopinhos 2 Ferraz 2)-2 Estrelas (??)

Creixomil 3 (Rafinha, Joel, Manu) -4 Remelhe (Kiko, Vilas,Ronaldo Bruno Ferreira)

Carvalhas 1(Xavi) -2 Negreiros (Lopes,Lipinho)

Águas Santas 4 (Samuel 3 Zé) -2 Macieira ( Sousa Carlos Salgado)

Chorente 1(José Dias) -7 Palme ( Gaio 2,Pimenta,Tiago,Pepso,Fati, Saquetes) 

Pedra Furada 2 (André Silva Dani) -3 Cristelo (Leandro, Ivo Pistolas e Lomba)

Lijó 0-1 Pereira (André)

Sequeade 6 (Marco Ferreira 3, Diogo Araújo,Shenay,Nelson Loureiro)  -4 GDR Campo

Baluganense 0-4 Leões da Serra (Leitão 2, Kikas, Luís) 

Fonte Coberta 1(Tiago Oliveira) -1 Silva (Helton)  (4-3 GP)

Várzea 2 (Vilaça, Alex) -3 Carvalhal (Liedson 2, Bilinho)

Fragoso 1(Hélder) -3 Paradela (Filipe Ricardo e Pedro Lopes)

Milhazes 2(Briosa e Mário)-2 Cambeses (2-3 Após prolongamento) ( Dário, Carlos Vale e Bílio)

Leocadenses  Perelhal  ?

 

Equipas apuradas o Sorteio realiza-se a 3 de Novembro na sede da AFPB pelas 21:00

1-Carapeços

2-Bastuço Sº João

3-Oliveira

4-Remelhe

5-Negreiros

6-Águas Santas

7-Palme

8-Cristelo

9-Pereira

10-Sequeade

11-Leões da Serra

12-Fonte Coberta

13-Carvalhal

14-Paradela

15-Cambeses

16- Perelhal ? Leocadenses?