Disputou-se no passado fim-de-semana a 9ª Jornada do Popular de Barcelos.

Na Série A, o jogo cabeça de cartaz era o Carapeços 1º Classificado a receber o Negreiros 3º Classificado à partida para esta jornada. Este jogo teve lugar no Sábado com início às 17H30, uma hora tardia, devido ao jogo disputado antecedente das camadas jovens do Carapeços.

Foi um hino ao futebol o que estas equipas proporcionaram aos muitos adeptos com casa cheia, muitos deles a viajar de Negreiros para apoiar a sua equipa.

Quando dizemos um hino ao futebol, foi pela qualidade do futebol praticado entre ambas as equipas. Um jogo muito intenso, com agressividade, e muito aproveitamento no jogo jogado dentro das 4 linhas sem muitas paragens, e isso devem-no ao árbitro.

O Carapeços entrou melhor no jogo e foi um pouco superior nos primeiros 15 minutos, criando uma ou duas meias oportunidades de golo, mas que facilmente foi resolvido pelo Guarda-redes do Negreiros com defesas fáceis.

A partir daqui só deu Negreiros! O Carapeços sempre no seu estilo de jogo, a tentar jogar futebol apoiado, fazendo a bola circular de pé para pé, mas que era facilmente anulado pela equipa de Negreiros, que fechava muito bem os espaços em toda a largura de terreno.

O Negreiros instalou-se sempre com mais bola no meio campo do Carapeços, e a sair a jogar, apostava e bem, com bolas em profundidade nas costas da defesa contrária, nomeadamente no lado esquerdo do ataque, onde era difícil parar em velocidade o estremo do Negreiros. O Negreiros teve uma duas boas oportunidades, em que obrigou o guarda-redes da casa a intervier em esforço e qualidade, e num lance completamente casual, acabou por se lesionar num ombro, e não foi capaz de continuar, sendo substituído pelo Eduardo, que não tem sido 1ª opção nos jogos do campeonato.

 Se até ali o Negreiros fazia brilhar o redes do Carapeços que foi substituído, chegou depois a vez de brilhar o seu substituto, fazendo duas ou três defesas de golo quase cantado. Uma foi tirar uma bola no ninho da coruja com uma palmada para canto, e mais tarde faz a defesa da noite, quando num contra ataque, a defesa do Carapeços foi apanhada em contra pé em 2 para 1 , com o estremo  esquerdo a galgar terreno, já dentro da área ainda descaído, tenta rematar para o poste mais distante do Redes , este defende, fazendo a bola rolar quase em cima da linha de baliza , e quando o jogador do Negreiros, que nunca desistiu da jogada, se preparava para encostar ao 2º poste, surgiu o tal 1 do Carapeços defesa central  experiente “Matos” a tirar milagrosamente o pão da boca, do que seria o golo do Negreiros, atirando a bola para canto. O sufoco foi grande e Mister Sérgio Gameiro esperava ansiosamente pelo intervalo para fazer as devidas correções.

No início da 2ª parte o Carapeços conseguiu equilibrar a partida, mas não conseguia livrar-se da teia defensiva do Negreiros, e o Negreiros quando atacava, era sempre com muito perigo, esteve até mais perto do golo, apesar do Carapeços ter acertado melhor a tapar os flancos para impedir as entradas pelos corredores.

Nos últimos 15 minutos o Carapeços cresceu, e passou a ser superior ao Negreiros, obrigou antes o Redes adversário a fazer uma defesa incompleta para a frente e na recarga a bola embateu no defesa contrário e foi para canto, e foi num 2º canto sucessivo que o Carapeços chegou à vitória, já no 2 minuto de desconto, dos 4 dados pelo árbitro da partida.

A Bola foi metida para o 2º poste, e Jorge Gomes esquecido, e sem marcação, encostou de cabeça, fazendo o golo e levando ao rubro os adeptos Carapecenses, para desalento dos adeptos de Negreiros, que não merecia tamanho castigo.

O empate era o resultado mais justo, mas também é preciso dar mérito aos jogadores do Carapeços, (levam apenas um golo sofrido em 9 jogos, só pode ser por mérito) que sempre acreditaram que era possível ganhar o jogo, apesar de estar perante a melhor equipa que defrontou esta época. Joga, ataca bem, defende bem e cria oportunidades.

As equipas encaixaram bem uma na outra, a sorte esteve com o Carapeços, e apesar de alguns adeptos do Negreiros se queixarem do árbitro, na nossa opinião foi dos melhores que vimos esta época: Um árbitro que deixava jogar, sem estar sempre apitar ao primeiro berro. No aspeto disciplinar pareceu-nos que este bem para os dois lados, os jogadores de ambas as equipas foram ríspidos a entrar no corpo a corpo em certos momentos da partida, mas uma agressividade sem maldade, onde foram todas elas cirúrgicas, ao ponto de matar a jogada pela raiz. Ainda do árbitro até para não beneficiar o infrator, há um lance passível de amarelo para um jogador do Carapeços, o Negreiros partia com perigo para o ataque com posse de bola e, na primeira paragem o árbitro molestou com o amarelo o jogador do Carapeços.

Os jogadores até facilitaram o trabalho do árbitro, foi um jogo com físico e pulso: Um jogo de homens, e jogado a um ritmo constante até ao fim.

Já vamos longe na nossa análise, e resta lembrar que o Carapeços é líder da série mantendo a mesma diferença pontual de 5 pontos de avanço para o 2º Classificado. O Negreiros sabia que tinha que dar tudo, pois viu os seus adversários diretos, Leocadenses e Perelhal, vencendo os seus jogos e caiu para o 4º lugar com 16 pontos, a 4 do 2º,não difíceis de recuperar e mantém-se na luta.

Leocadenses  e Perelhal na peugada do Líder

Com o conhecimento do resultado do jogo Carapeços x Negreiros, Leocadenses e Perelhal entraram em campo, com o intuito de marcar posição, onde só a vitória interessava, para manter o seu lugar no pódio, e ao mesmo tempo, esperar uma escorregadela do outro.

O Leocadenses recebeu o Silva e venceu por 3-1, mas não deixou de ser uma partida polémica dentro das quatro linhas e após do mesmo, com duas expulsões para cada lado, numa altura em que o Leocadenses vencia o Silva por 2-1, tendo a partir daqui ambas as equipas jogarem uma boa parte do tempo reduzidas a 9 jogadores.

Sobre o jogo o Leocadenses chegou ao 2-0, o Silva reduziu para 2-1. E já com 9 contra 9 o Leocadenses dilatou a vantagem para 3-1.

O Leocadenses segurou o 2º Lugar ao passar a somar 20 pontos mais 1 que o Perelhal que segue em 3º Lugar.

À espera de uma escorregadela do Leocadenses, o Perelhal entrou em campo, diante do Santa Eugénia, e com dois golos um aos 5 e outros aos 15 minutos, dava a entender que seria um jogo fácil. Mas este resultado chegou ao intervalo, e prolongou-se por vários minutos durante o 2º Tempo. Até que a equipa adversária com dois golos de rajada, um de Queirós e outro de Hélder Filipe aos 80 e 83 minutos, fez tremer as hostes do Perelhal ao consentir o empate 2-2. Mas 2 minutos volvidos já o Perelhal voltava à vantagem com golo de Daniel aos 85 e Abel de seguida aos 87 sentenciou a partida 4-2.

O Perelhal ocupa o 3º Lugar com 16 pontos, um dos melhores das três séries que lhe daria direito à passagem seguinte, e deixa o 4º Classificado o Negreiros a 3 pontos.

Paradela e Sequeade mantiveram o estatuto de 1ª divisão, venceram e mantem-se no grupo com aspirações de chegar ao pódio. O Paradela foi vencer a Cambeses por 2-1 com golos de Pir e Alegria, e o Sequeade goleou o Creixomil por 6-2, com destaque para Gatão marcador de um Hat-Trick. Paradela e Sequeade ocupam o 5 º e 6º Lugares ambos com 14 pontos, a 6 pontos do 2º que dá passagem direta ao Play Off.  

O Jogo entre o Fonte Coberta e Aborim foi adiado divido a  Covid.

Sobre as equipas que estão do meio da tabela para baixo, não criam surpresa, já que as do topo eram todas equipas de 1ª Divisão, e não há milagres, pelo menos para já.   

 

Nesta série foram apontados 22 golos, com destaque para Gatão  do Sequeade, autor de um Hat-Trick . Bisaram ainda Hulk do Leocadenses e Marco Costa do Sequeade. Com os 3 golos, Pedro Gatão chegou aos 7 golos  e do 3º ao  6º todos somam  7 golos. Hulk do Leocadenses com 2 passou ao 7 º lugar com 6 golos os mesmos de Fábio Gaio do Palme e Huguinho do Pereira.

Ao todo (nas 3 séries) foram apontados 56 golos. A liderança continua a pertencer a Luís do S. Martinho com 11 golos. 

Resultados e marcadores da 9ª Jornada. Série A  

Sequeade 6 (Pedro Gatão 3,Marco Costa 2, e Ricardo Fernandes)-2 Creixomil (Tiago e Casanova)

Carapeços 1-0 Negreitros (Jorge Gomes)

Cambeses 1( Dário)-2 Paradela (Piri ,Alegria)

Perelhal 4 ( Nelson, Chora, Daniel e Abel)-2 Santa Eugénia (Queirós e Hélder Filipe)

Leocadenses 3 (Cris, e Hulk 2)-1 Silva (Ni)