Disputou-se no passado fim-de-semana a 9ª Jornada do Popular de Barcelos.

Direitos de Imagem: Leões da Serra FC

Na série B o jogo de Cartaz, era nada mais, nada menos, que o Leões da Serra 2º Classificado sem derrotas, e apenas com um empate cedido nas 8 jornadas, e ainda uma vitória na 1ª Eliminatória taça de Barcelos, a receber o Macieira, o único líder (e equipa) só com vitórias, e ainda a vitória no jogo da 1ª Eliminatória da taça.

Para abrilhantar a festa do Futebol, esperava-os um lindo tapete verde (relva sintética recentemente estreado). Uma obra que envaidece os adeptos de Airó e todos os aficionados do Popular.   

O jogo foi frenético, começando com o golo de Ricardo Ferreira a colocar o Macieira em vantagem aos 16 minutos, 0-1.  

O jogo caminhava para o intervalo, e num ápice houveram mais 3 golos de rajada! Raul aumentava para 0-2 aos 40 minutos. Nuno Novais dilatava para 0-3 aos 43 minutos, e Viéri reduziu ao soar do apito do árbitro para o descanso, aos 45 minutos, ao fazer o 1-3 com que se atingiu o intervalo.

Na 2ª parte os Leões entraram com tudo e Joca Salgado, o mais recente reforço estreou-se pela equipa, ao apontar o 2-3 aos 60 minutos, dando novo alento à sua equipa, e com meia hora para jogar até final, a tempo para discutir o resultado.

Definitivamente era dia sim para os pupilos de António Carvalho, que volvidos 6 minutos ao golo de Joca, voltava a marcar, e a colocar a vantagem em 2 golos, para a sua equipa á passagem do minuto 66, 2-4.

O jogo não terminou sem que Saíses aos 82 minutos carimbasse em definitivo a vitória expressiva num 2-5 final.

Com esta vitória, (a 10ª desta temporada) o Macieira é o grande favorito a vencer esta série, e a fazer conta pelas exibições e os resultados, é a mais forte candidata ao título. Mas convém não esquecer que ainda não chegamos ao fim da 1ª volta.

Os Leões apesar de derrotados, (a 1ª vez esta época), manteve o 2º lugar com 22 pontos, menos 5 que o Macieira, e mais 4 que o Carvalhal 3º Classificado e mais 5 que o Águas Santas 4º Classificado.  

Carvalhal que aproveitou bem esta derrota dos Leões da Serra para se aproximar, ou até somar os pontos que possam garantir um do 3º Lugares de acesso ao Play off. Recebeu e venceu o Fragoso por 4-1, com Bilinho a bisar.

O Águas Santas teve o pássaro na mão em Lijó, depois de se adiantar no marcador através de uma grande penalidade, apontada por Manhiça aos 85 minutos, mas foi sol de pouca dura, porque André restabeleceu de seguida a igualdade para o Lijó, num jogo que parecia condenado à repartição de pontos.

 Esta derrota do Águas, custou a perca do 3º Lugar para o Carvalhal, mas não deixa de estar na luta pelo acesso ao play off.

O Fragoso com a derrota em Carvalhal vê agora o 3º lugar a 5 pontos.  

O Cristelo foi vencer a Milhazes por 1-2, e saltou de 8º para 6º lugar, ultrapassando o Milhazes e o Lijó na classificação.

Por fim a destacar o jogo em Abade do Neiva, onde a equipa da casa o Águias, voltou a perder, e é a equipa no oposto ao líder Macieira só com derrotas. Desta vez foi o Pedra Furada arrecadar os 3 preciosos pontos.

A jornada ficou incompleta devido ao adiamento do jogo Fonte Coberta x Estrelas devido ao Covid.   

Nesta série foram apontados 20 golos, com destaque para Bilinho do Carvalhal e Nuno Novais do Macieira únicos jogadores a bisar nesta série. Bilinho chegou mesmo ao 4º lugar dos melhores marcadores com 7 golos, E Nuno Novais está no 3º Lugar com 8 golos.

Ao todo (nas 3 séries) foram apontados 56 golos, onde destacamos o Hat-Trick de Pedro Gatão do Sequeade. A liderança continua a pertencer a Luís do S. Martinho com 11 golos.    

Resultados e marcadores da 9ª jornada Série B

Lijó 1 (André) – 1 Águas Santas (Manhiça)

Carvalhal 4 (Bilinho 2, Liedson, Bruno Fernandes) 1 Fragoso (João Neiva)

Milhazes 1 (Pedro Costinha) -2 Cristelo (Licínio e Lomba)

Leões da Serra 2 (Viéri, e Joca) -5 Macieira (Nuno Novais 2, Saises, Ricardo Ferreira, e Raul)

Águias do Neiva 1 (Rui Queirós) -2 Pedra Furada (Vítor Hugo e AG 2)