Disputou-se neste Domingo, de norte a sul do Concelho Barcelense, a 4ª Jornada do Popular de Barcelos. Não houve surpresas significativas nos resultados. A não ser a dificuldade da equipa do Remelhe em vencer um jogo com 4 realizados até ao momento. Um cabeça de série que está longe dos lugares de apuramento. Destaque para a vitória dos Leões em Lijó por 3-0, golos que só aconteceram nos 10 minutos finais. Só 3 equipas ainda não pontuaram neste campeonato. E 8 equipas ainda não venceram. Destaque também para Luís Azevedo autor de um Poker em Vilar do Monte na vitória do Sº Martinho perante o S. Mamede 5-2. Bisaram ainda nesta Jornada Vicente do Macieira, Liedson do Carvalhal e Nando pelo Negreiros. Pereira, Macieira e Leões da Serra somam por Vitórias todos os jogos disputados. Leocadenses e Remelhe são os cabeças de série foram dos lugares de apuramento.

Começamos pela série A

Carapeços 2 (Marco, Edgar) -1 Perelhal (Huguinho)

Jogava-se em Carapeços a liderança, e que grande jogo se assistiu entre estas duas formações, e pelo que demonstraram neste jogo, são candidatas a passar à fase seguinte.

A jogar em casa, o Carapeços tentou pegar no jogo, mas sem grande caudal ofensivo. O Perelhal equilibrava a meio campo e tentava sair em contra golpe. O Carapeços teve a 1ª e única oportunidade aos 15 minutos de jogo, com Edgar atirar à trave da baliza de Lázaro. A resposta não se fez esperar, numa boa jogada de contra ataque, Huguinho aos 25 minutos colocou a sua equipa na frente do marcador 0-1, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na entrada para a 2ª parte o Carapeços entrou muito forte a carregar em cima do adversário, e aos 50 minutos Marco Silva fez o 1-1, com algumas culpas para o guardião Lázaro que ficou mal na fotografia. Aos 54 minutos surge o 2-1, desta vez foi numa jogada pela direita, em que a bola sai cruzada por alto sobrevoando a baliza, e do outro lado, junto da linha de fundo, um jogador do Carapeços cruza rasteiro para a pequena área, a bola sofre um desvio e vai para o espaço vazio na marca de penalti, onde aparece vindo de trás Edgar a encher o pé, e a fuzilar a meia altura, sem hipótese para Lázaro. Estava feita a reviravolta do marcador. Em 5 minutos tudo se complicou para a turma treinada por Quim Zé.

A partir daqui o Perelhal voltou a criar algum domínio no meio campo, cresceu muito, e tentou mas sem grande sucesso, nas bolas longas metidas em profundidade para os flancos, sem que o Guardião da casa tivesse que esboçar qualquer defesa apertada, dado que os defensores da casa numa linha de 4, estiveram imperais nessa zona do terreno.

 O Jogo caminhava para o final, quando num lance dividido, o jogador da casa, Jorge Gomes, terá dado uma cotovelada no jogador do Perelhal e daí foi expulso com 20 minutos para jogar, e o Perelhal continuava a ser superior, agora em superioridade numérica. Aos 80 minutos mais uma expulsão para um jogador da casa. Edgar num lance dividido, terá levado uma pancada no olho direito e ficou quase fechado, o jogador do Perelhal foi amoestado com cartão amarelo. O jogador da casa queria algo mais, talvez com palavras menos próprias chamou atenção do árbitro, e este expulsou-o do jogo. Com o Carapeços reduzido a 9 elementos, o Perelhal era dono e senhor do jogo, mas só a meio campo, pois não foram capazes de descobrir espaços na área para tentar chegar ao empate. Tiveram uma ocasião, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste direito do guardião Carapecense. 

Foi um jogo muito bem disputado. O Carapeços venceu e acabou por resolver o jogo com pequenos detalhes e o empate não escandalizaria ninguém, num jogo que apesar de muito intenso, não foram criadas muitas situações de golo eminente. O Carapeços com esta vitória continua na liderança. Com os mesmos pontos do Negreiros. O Perelhal caiu para 3º lugar com 7 pontos, um lugar que não daria a passagem à fase seguinte, pois os outros dois terceiros das séries B e C somam 9 e 10 pontos.   

 

Negreiros 3 (Nando 2, Lopes) -1Silva (João Paulo)

Em Negreiros jogava-se outro dos jogos onde passava a liderança. O Negreiros tinha os mesmos 7 pontos do Carapeços e Perelhal e com o jogo em Carapeços entre dois adversários diretos, o Negreiros até poderia sair isolado nesta jornada, em caso de empate entre ambos, se vencesse o seu jogo como viria acontecer com o Silva.  

O Negreiros precisou de 10 minutos para sair na frente do marcador, Lopes foi o autor do golo 1-0. Há passagem da meia hora o Silva restabeleceu o empate 1-1 por intermédio de João Paulo.

No início da 2ª parte Nando fez o 2-1, e o mesmo Nando viria a marcar o 3-1 bisando nesta partida.

 O Negreiros está no 2º lugar com os mesmos 10 pontos do Carapeços, apenas pela diferença de 2 golos entre marcados e sofridos. O Silva Somou a 2ª derrota e caiu para o 9º Lugar com 4 pontos.   

Sequeade 2 (Marco e Bruno Ferreira) -1 Leocadenses (Moura de GP)

Em Sequeade jogava-se outro jogo grande com a equipa da casa a receber a equipa do Leocadenses que ainda não tinha perdido no campeonato.

O Sequeade adiantou-se no marcador com Marco a fazer o 1-0. O Leocadenses empataria pouco tempo depois através de uma grande penalidade, sendo seu marcador Moura 1-1. Resultado com que se chegou ao intervalo. Foi já na etapa complementar que o Sequeade carimbou por intermédio de Bruno Ferreira a sua 2ª vitória desta época, e o fez subir ao 4º lugar na classificação com os mesmos pontos do Perelhal. O Leocadenses é um dos cabeças de série que está a cair na classificação, encontra-se no 6º lugar com os mesmos 5 pontos do Paradela que está um lugar acima. A diferença para o apuramento cifra-se em 4 pontos.     

Cambeses 1 (Picó) -2 Bastuço (Pato e Lopes)

Em Cambeses jogava-se um derby dado que estas duas formações encontram-se muito próximas uma da outra.

Não temos detalhes desta partida e apenas lembramos que o Cambeses continua sem vencer e apontou o seu 1º golo deste campeonato por intermédio de Picó. Estando por isso no penúltimo lugar com 1 ponto, tantos como a Santa Eugénia. O Bastuço São João com esta vitória subiu ao 8º Lugar, com os mesmos 5 pontos do 5º classificado.

 

Paradela 2 (Vítor e Nani) -2 Santa Eugénia (Davide e Queirós)

Foi um empate algo inesperado, face aos resultados de uma e outra equipa até aqui chegarem. O Santa Eugénia somou mesmo o seu 1º ponto, e logo na casa do adversário. , lembramos que o Paradela desperdiçou uma grande oportunidade de se chegar aos lugares do pódio desta série A. Ao ter empatado foi ultrapassado pelo Sequeade e caiu para o 5º lugar, mas tem com os mesmos pontos o Leocadenses, Bastuço e Aborim. 

  Jogo de sentido único na primeira parte: Aos 20 minutos o Paradela já tinha várias oportunidades de golo desperdiçadas quer por pontaria a mais (Brayan rematou ao poste, Lopes pouco tempo depois de fora da área acertou em cheio na barra), quer por mérito do GR da equipa visitante (defendeu remate de Fabio que surgiu isolado, o de Lopes que num belo cruzamento da direita lhe apareceu na pequena área e cabeceou contra o corpo do GR, o de Vitor que desviou para ainda embater na trave, quer ainda por falta de pontaria dos jogadores da equipa da casa que, em posição preveligiada, não acertavam na baliza. O Santa Eugenia pouco incomodou a baliza da equipa da casa durante toda a primeira parte, apenas um remate para fora, por recuperação de bola em zona avançada.
Na segunda parte, jogo diferente, em que o Santa Eugenia marcou na primeira vez oportunidade que teve, na sequência de um canto.
O Paradela respondeu também na sequência de um canto e Vitor cabececou com sucesso. Pouco tempo depois Lopes bate um livre à entrada da área e Nani desvia para dentro da baliza e estava assim consomada a reviravolta no marcador.
Quando o Paradela tinha tudo para controlar o jogo, o Santa Eugenia, mais uma vez de bola parada, depois de varios ressaltos no interior da área, fez a igualdade.
Depois disso o Paradela ainda desperdiçou 2 grandes oportunidades de golo, mas que falhou na decisão porque já se jogava mais a emoção do que com critério.

Creixomil 0-0 Aborim

Neste jogo que acabou a zero só temos a desenvolver os pontos positivos e negativos destas duas equipas. O Creixomil em casa não sofre golos! Fora perdeu duas vezes 3-0. O Aborim marcou todos os seus golos na sua única vitória por 5-4 com o Sequeade e ainda tem saldo negativo porque sofreu 6 no total. O empate castigou ambas as equipas, pois atrasaram-se mais na tabela. O Creixomil é 10º com 4 pontos ganhos nos jogos em casa, e o Aborim somou o seu 1º ponto fora, e soma 5 pontos, tendo como única derrota em Carapeços 2-0