Arrancou este fim-de-semana Sábado 16 e Domingo 17 a 1ª Jornada da prova do Popular de Barcelos, agora com novo formato em 3 séries.

Começamos por abordar os jogos em que intervieram os cabeças de série distribuídos aos pares em cada uma delas.

Começando pela série A o Carapeços venceu de forma fácil o Silva por 5-0 na posição de visitante, mas no mesmo recinto de jogo onde é a casa do Carapeços. À passagem da meia hora já o Carapeços vencia por 3-0, o 4-0 surgiu pouco antes do intervalo, e o 5-0 final chegou aos 85 minutos. O Carapeços é um dos líderes com 3 pontos. Destaque para Samuel marcador de 2 golos. Azevedo, Jorge Gomes e Marco Silva fizeram os restantes 3.

Também líder com 3 pontos é o Sequeade fruto da vitória por 1-3 na casa da Santa Eugénia, destaque para Gatão marcador de 2 golos, Berto completou a conta. Pelo Santa Eugénia marcou Queirós.

A completar o trio da liderança desta série A, está o Paradela fruto da vitória em casa perante o Creixomil por 3-0.Kadete Adérito e Nani marcaram os golos.  

O Leocadenses foi o cabeça de série que deixou escapar os 3 pontos, somou apenas 1 resultante do empate 2-2 em casa (Vilar do Monte) perante o Perelhal. O Leocadenses adiantou-se no marcador logo no 1º minuto, o Perelhal viria a empatar antes do intervalo. Na 2ª parte o Leocadenses chega novamente à vantagem 2-1, mas sobre os 90 o Perelhal voltou a empatar a partida 2-2. Já nos descontos o Leocadenses teve uma soberana oportunidade para empatar, através da marcação de uma grande penalidade apontada por César que Lázaro defendeu, e na recarga Ricardo atirou para as nuvens. Marcaram pelo Leocadenses Hulk e Rui. Pelo Perelhal, marcaram Quintas e Rafael Marques. 

Bastuço S. João e Negreiros empataram 0-0 em Sequeade, o mesmo resultado aconteceu entre o Aborim e Cambeses. Estes 4 clubes ocupam um lugar intermédio na tabela classificativa com 1 ponto.

Estes são os principais destaques da serie A  

Na série B os cabeças de série tiveram muitas dificuldades nos seus jogos.

O Carvalhal perdeu de forma categórica por 3-1 na casa do Macieira. O Macieira passa a ser um dos líderes desta série com 3 pontos. Marcaram pelo Macieira Bruno Miranda, Saises e Nuno Novais. Pelo Carvalhal marcou João Torres.

 Os Leões da Serra a jogar em Rio Covo Santa Eulália (campo do Águas Santas) em casa emprestada, tiveram muitas dificuldades em conseguir levar de vencido o Fonte Coberta. A equipa forasteira adiantou-se no marcador na 1ª parte por intermédio de Hélder Araújo  e levou esta magra vantagem até ao intervalo.

Decorria os 75 minutos quando um autogolo deu a igualdade aos Leões da Serra. O Golo da vitória para a equipa de Airó surgiu no minuto 90 sendo seu autor Ricardo Gomes Júnior (Barrega), ao fazer o resultado final 2-1. Leões da Serra é um dos líderes nesta série.

Fragoso venceu fora o Águias do Neiva por 2-0 e também faz arte do quinteto da liderança. Os golos do Fragoso foram da Autoria de João e Pena.

O Águas Santas arrancou uma vitória pela margem mínima (0-1) em Cristelo e junta-se ao quinteto da liderança. O golo que valeu os 3 pontos foi de autoria de Hélder Ribeiro.

O Lijó quem diria, clube que esteve na iminência de não participar neste popular por falta de direção, arrancou fora uma vitória por 2-1 na casa de Os Estrelas de Sº Pedro e juntou-se também a este quinteto. Pelo Lijó marcaram Nets e Márcio. Pelo Estrelas marcou Gregory.  

Pedra Furada 1-1 Milhazes dividiram os pontos no único empate desta série. Pelo Milhazes marcou Tiago Mosca. Pelo Pedra Furada marcou Pica.

Na Serie C a exemplo do que sucedeu na série B tem um quinteto na liderança.

O Pereira sendo um cabeça de série venceu sem grandes dificuldades o Cossourado por 3-1, e está no grupo da liderança. Marcaram pelo Pereira Russo, Huguinho e Isac. Pelo Cossourado AG.

O Remelhe ao ser cabeça de série, e ao deixar dois pontos em Palme, resultante do empate 0-0, é uma meia surpresa com todo o respeito pelo Palme que jogava em casa.

 O Várzea equipa que está de regresso o Popular, venceu em casa por 4-0 o Baluganense, e continua na onda dos bons resultados, depois de na semana passada se ter apurado para a fase seguinte da taça de Barcelos. Várzea que vai ter que sair de casa para o jogo da 2ª Jornada e tentar segurar o seu lugar no pelotão da frente. Destaque para o goleador Hugo Vilaça que foi autor de um hat trick e segue a par de Lucas do Oliveira outro jogador a cometer a mesma proeza do hat trick. O  golo do Várzea que completou o poker teve o carimbo de Cris.

O Oliveira não sendo cabeça de série é um dos clubes do Popular a ter em conta, além dos dois primeiros classificados passarem à fase seguinte, há ainda que repescar dois melhores terceiros lugares, e este Oliveira já começou bem na defesa de um dos lugares do pódio ao ir vencer no Carvalhas por 1-4. A equipa da casa ainda se adiantou o marcador por intermédio de Diogo, mas Lucas imparável deu a volta ao resultado ao fazer 3 dos 4 golos com que a sua equipa venceu este jogo, Taxas apontando um dos golos, também mexeu na reviravolta. 

O São Martinho foi outra das equipas a vencer nesta 1ª jornada. Venceu em casa o Silveiros por 4-0 e tal como estava na paragem forçada devido à pandemia em 2020 está na frente da classificação desta vez no Grupo C. Destaque para Balizas marcador de 2 golos, os outros dois tiveram carimbo de Luís e Pisco.

 Por fim a vitória caseira do Feitos em Vila Cova (casa emprestada) por 3-1 perante o Águias de São Mamede. Feitos que faz parte do quinteto que lidera este grupo com 3 pontos. Marcaram pelo Feitos Ruca, Nixa, e Gera. O golo de honra do Sº Mamede foi apontado por Marquinho.    

OBS: Foi uma análise breve a esta 1ª Jornada dentro daquilo que tivemos conhecimento. Qualquer lapso de memória que possa ter surgido nesta análise, não pode ser levada de má-fé.

Fonte da Imagem: Leões da Serra.