ARCV, Associação Recreativa e Cultural da Várzea, volta a escrever a sua história com o início da sua atividade. Uma associação com 44 anos de existência, mas que se apresentava inativa há consideráveis anos, terminou a presença no campeonato popular com equipa sénior em 2008, sobrevivendo até 2015 com equipas de formação. Decorridos, assim, meia dúzia de anos esta associação da terra devota de S. Bento regressa para a comunidade, com nova direção, novos rostos das mais diversas áreas e filosofias.  Pedro Silva, o principal impulsionador está flanqueado por mais 22 jovens adultos associados, e em conjunto prometem um regresso digno, inovador, honrando sempre o passado, respeitando os estatutos, mas de olhos no futuro.

Sem bagagem financeira assegurada, esta nova associação iniciou os trabalhos de campo, pelas suas próprias mãos, com restruturação de balneários degradados pelo tempo e melhoramento do recinto desportivo, cedido gentilmente pela Junta de Freguesia da Várzea. Desta forma, a ARCV preparou-se para receber os novos atletas para a prática desportiva principal, o futebol, para admitir novamente os sócios antigos, os novos e todos simpatizantes desta modalidade e desta organização.

Marca presença no campeonato popular, onde pretende passar uma mensagem positiva de respeito pela equipa adversária e de arbitragem e jogar com fair-play. Mas, também trazer a adrenalina do golo ao domingo de manhã que tanto apaixonava os adeptos fevrosos da ARCV.

O dia 2 de outubro foi o dia escolhido para apresentação oficial da equipa sénior, uma equipa jovem e igualmente experiente, formada com muitos jogadores residentes e/ou naturais da Várzea, não menosprezando a qualidade dos demais. Foi uma apresentação fascinante á qual não faltaram os sócios, simpatizantes, familiares e também os menos experientes, mas mais travessos atletas formação da ARC VÀRZEA.

A Formação será, igualmente, uma grande aposta desta nova associação. Iniciou o modo de captações em junho. Contabiliza já 4 dezenas de pequenos atletas para enquadrarem 3 escalões: petizes (nascidos em 2015/2016/2017), traquinas (nascidos em 2013/2014) e benjamins (nascidos em 2011/2012). Compromete-se com uma formação diferente e de valores. Uma formação que irá além do ensinamento de regras, bases, táticas e técnicas desportivas. Pretende formar jovens adultos com valores vincados, humildes, mas ambiciosos e lutadores. Irá trabalhar no respeito pelo adversário e na igualdade de oportunidades e na aceitação de todos.

Esta associação não esquecerá também a parte cultural e recreativa, fazendo justiça ao nome com atividades para toda a população e de diferentes faixas etárias. Caminhadas, atividades como a dança, jogos tradicionais são parte de um conjunto de ideias que tornarão a ARCV uma associação dinâmica e presente em e para toda a comunidade.

A diversão será uma constante e fará parte da forma de estar deste grupo de associados que estarão acompanhados pela mascote do clube, o Várzeas que veste a camisola 77 em homenagem ao ano de origem desta associação.

A ARCV está presente a nível das redes sociais Facebook e Instagram, onde  já marcam a diferença com publicações ricas em paixão pelo trabalho e pelo projeto. Em breve surgirá a revista digital, em princípio com edições mensais, onde constarão notícias, entrevistas e outras histórias relacionadas com a ARCV e onde todos os patrocinadores que se juntarem a esta associação terão a sua visibilidade.

ARCV assume-se, assim,  como uma associação de todos para todos, com a máxima “O teu futuro, o nosso presente!”, um lema rico em esperança de estar presente no futuro de todos os que por lá passem.

OBS. Este texto foi elaborado e enviado pela responsável da comunicação  Vânia Lima  do Várzea. Que publicamos em copy paste.