O Popular de Barcelos 2021-2022 deu o seu pontapé de saída no passado Domingoasdez com os jogos da pré eliminatória da taça. Alegria do futebol e das bifanas regressaram 19 meses depois do interregno forçado devido à pandemia do Covid 19.

 Houve quem esperasse mais! 13 Anos foi o tempo estimado para o regresso do Várzea ao Popular de Barcelos, e o regresso não podia ter corrido melhor já que começou com uma vitória no jogo da pré eliminatória da taça, jogo realizado em casa em que venceu por 2-0 o Creixomil. Várzea que vai ter que se deslocar a Pereira em jogo da 1ª Eliminatória. Uma vitória que não foi surpresa perante um Creixomil que ainda está longe de ombrear com os candidatos ao título.

O Cambeses foi vencer a Silveiros por 2-1 e foi uma meia surpresa. A imagem que estes dois clubes tinha dado na altura da suspensão da atividade eram de último e penúltimo na classificação da 2ª Divisão. Esperava-se uma resposta cabal do Silveiros a jogar em casa e com novo treinador, mas o tempo foi curto para meter esta equipa a jogar com as suas ideias. O Cambeses não tem uma viagem longa na próxima eliminatória já que Sequeade é logo ao virar da esquina e vai ter que defrontar o Sequeade, uma equipa com maior estaleca.

O Águias do Neiva também foi surpreendido em casa pelo Santa Eugénia ao perder pela diferença mínima. Um golo de Diogo Salvador chegou para o Santa Eugénia levar de vencido o Águias do Neiva , equipa que ainda anda à procura da sua identidade depois de 3 décadas fora do Popular de Barcelos em Seniores. O Santa Eugénia terá que deslocar a Cossourado em jogo da próxima eliminatória.

Por fim vamos à vitória do Carvalhas em Pedra Furada. A equipa da casa ainda se adiantou no marcador, mas na etapa complementar o Carvalhas restabeleceu a igualdade 1-1. Com este resultado foram para o prolongamento. O empate persistiu e tiveram que decidir na marcação das grandes penalidades. Aqui o Carvalhas foi 100% eficaz apontando todos os primeiros  3 penaltis. O Pedra Furada  apenas apontou 1 em 4 possíveis e ficou pelo caminho. O Carvalhas agora treinado por Cimar Silva , segue em frente na taça e vai receber o Fonte Coberta no jogo da próxima eliminatória.