Como Jogador: Fiz quase toda a formação no ADC Balasar, ainda júnior fiz uma época na equipa sénior do ADC Remelhe na AF Braga que entretanto saí para terminar nos Juniores do Varzim SC, como sénior, passagens pelo AD Gondifelos, ADC Balasar, GD Macieira e FC Negreiros.

Como diretor tenho o prazer de pertencer à estrutura do FCN.

Pessoalmente vivo em Balasar (Póvoa de Varzim), tenho empresa em Macieira de Rates e sou orgulhosamente natural de Negreiros.

Começando pelo início, formação em Negreiros  ? Haverá ? Quando ?

Formação, é um dos principais objetivos desta direção. Não há ainda, devido às condições do n/ campo. Na n/ zona existe muita oferta de futebol de formação com condições muito superiores aquelas que podemos oferecer e naturalmente os miúdos preferem um sintético ao pelado.

Em Negreiros contamos com mais de 30 atletas federados, nos escalões de formação do Varzim SC, Rio Ave, Cavalões, Nine, Louro e ADC Balasar, etc... a ideia é nos próximos anos criar condições para camadas jovens no clube.

Sabemos que o Negreiros durante muitos anos só inscrevia jogadores da terra. Ainda mantêm essa politica?

Sim, é a nossa visão e continuará a ser, no FCN apenas natural ou morador em Negreiros, o clube existe para servir os Negreirenses.

Acha que vai conseguir segurar todo o plantel da época anterior?

Sabe, quem está no Negreiros, está por orgulho, não está por prémios, ajudas de custo no combustível, etc… está porque sente orgulho e tem prazer em vestir a nossa camisola… desta forma respondo à sua questão.

Em termos de reforços, vão ter muitas caras novas ?

Sim, teremos reforços e já foram divulgados por vocês JD10, são sobretudo jovens que completaram a formação.

Sendo o sr. uma pessoa experiente no futebol, como vê a juventude de hoje em dia em relação ao que era antigamente no futebol?

Na verdade não me considero assim experiente, os tempos vão mudando e os clubes tem que se ir adaptando, acho que o que difere nos tempos de hoje é o compromisso e a entrega dos atletas aos clubes… falo com diretores de outros clubes e de uma forma geral partilham desta opinião.   

Negreiros tem muitos adeptos? Como os descreve? 

Sim, tem muitos e sobretudo bons adeptos. É do conhecimento geral, vocês JD10 já o constataram, é normal ter 300/400 adeptos nos n/ jogos em casa… mas não é isso que os torna especiais, são vigorosos, personificam um pouco aquilo que é o povo em Negreiros, são humildes, trabalhadores e resilientes e acho que passam isso para os atletas o que torna o ambiente espetacular.

Para quando um relvado em negreiros ?

Aí está o nosso grande objetivo nos próximos 4 anos. Estamos a trabalhar com a junta de freguesia a melhor opção de o fazer. Nos próximos 4 anos teremos um relvado sintético em Negreiros a Junta de Freguesia tenho a certeza que nos irá apoiar assim como todos os Negreirenses.

Pensa recandidatar-se nas próximas eleições?

Não é um preocupação, acho que dentro do que é o amadorismo, estamos bem organizados e eu enquanto presidente sou apenas mais uma figura naquilo que é a nossa estrutura, todos temos a nossa função, por isso o FCN não é um eu, é um nós, e enquanto estiverem reunidas as condições não vejo por que não continuarmos.

Quais são os objetivos do clube para esta época ?

Nos próximos 4 anos o objetivo do clube será angariar verbas para um relvado sintético, para dessa forma servir ainda melhor os atletas e a freguesia.

Desportivamente;

Objetivo Principal: terminar na primeira metade da tabela.

Objetivo Premium: terminar no top 5.

Como avalia a posição da AFPB face ao covid?

Acho que estão a proceder bem, sugeria mais comunicação com os clubes apenas.

Em termos de apoios, estão à espera de uma quebra?

Sim, estamos e teremos de contornar a situação, procurar outras fontes de receita, principalmente agora.

Negreiros x Macieira um derbi. Como descreve estes jogos e a atmosfera que proporcionam ? 

Antes de tudo tenho um respeito muito grande pelo GD Macieira enquanto clube e pelas pessoas. Vejo o dérbi de forma aguerrida, o ambiente é sempre intenso, campos cheios, alguns arrufos próprios da intensidade, no dia seguinte tudo amigos novamente.  

Consegue conjugar a vida pessoal com o futebol, sendo empresário e tendo uma vida familiar ativa? 

É um problema, é cruel, a verdade é que é tempo retirado à família, é a realidade, por muito floreado que coloques no assunto esta é a realidade.

Quem são para si o melhor guarda redes, o melhor defesa, o melhor médio e o melhor avançado do popular de Barcelos? 

Sem falsas modéstias, teria que enumerar todos os jogadores do FC Negreiros, mas nós valemos como um todo.

A verdade é que o popular de Barcelos tem grandes jogadores, que poderiam facilmente andar nas principais divisões da AF Braga e Nacionais, sem problema. Tem jogadores muito bons por todas as equipas de uma forma geral mas não vou enumerar.

Sugiro a AFPB todos os anos organizar a seleção do concelho, por exemplo a norte e sul do rio e fazer uma jogo, ajudava no convívio entre atletas.

Mensagem aos sócios, adeptos e jogadores:

Muito bem, quero referir que na estrutura do FCN todos assumem a sua função, a figura de Presidente, como é o meu caso, é apenas mais uma função naquilo que é a nossa estrutura, aliás de todos serei provavelmente dos que menos faço em termos de tarefas e atividades do dia a dia do clube.

Os próximos tempos serão de muita exigência pela pandemia que vivemos e porque temos pela frente o n/ maior desafio até ao momento (Relvado sintético), contem connosco assim como nós direção FCN, contamos com o apoio de todos os Negreirenses e da Junta de Freguesia.

PS - Palavra de agradecimento ao Manuel Silva (Serra) que tem gerido as redes sociais do clube e feito uma excelente divulgação da nossa atividade.