Com as mais recentes noticias dos últimos dias, dadas pelas altas figuras de estado em aliviar alguns confinamentos devido à pandemia provocada pelo COVID-19, das quais, já ouvimos rumores que o Campeonato profissional será retomado e poderá ser concluído em junho e julho, e como o Popular de Barcelos é autónomo não sendo abrangido pelas obrigações da FPF, tudo indica que o Popular de Barcelos também possa ser retomado e concluído nos meses de junho e Julho e meados de Agosto. O campeonato foi interrompido à 23ª Jornada em 08-03-2020 e caso seja retomado a 7 de Junho deverá terminar com a realização da final da taça de Barcelos a 2 ou 9 de Agosto, caso não seja possível jogar as duas mãos das meias-finais da taça de Barcelos ao meio da semana.

Muitas opiniões haveria, desde o campeonato não ser retomado, sem haver campeões nem descidas, nem subidas, ou daqueles que não se importariam que fosse atribuído o título de campeão, assim como as descidas e subidas na forma com estava definida a classificação no momento da paragem. Esta forma beneficiaria o Remelhe mas prejudicaria o Leões e Carapeços que ainda estão na luta, e da mesma forma prejudicaria  os três últimos classificados. Casos do Lijó, Aborim e Fragoso que não dão como perdida a oportunidade de se manter no escalão maior.

 Tirando estes 6 clubes os restantes 12 muito provavelmente votaria a favor de não ser retomado o campeonato, aqueles que estão na eminencia de cair em zonas de despromoção e aqueles que já não podem aspirar em vencer o campeonato.

 Na 2ª divisão além de Sº Martinho, Águias Santas e GDR Campo estarem nas posições de subida, tem ainda pelo menos mais 7 clubes (sendo eles o Bastuço, Silva, Pedra Furada, Estrelas S. Mamede, Cossourado e Feitos), com possibilidade de atingir os lugares de promoção à 1ª divisão.

Não atribuir títulos seria também malévolo para alguns clubes que apostaram muito nesta época em curso ao ter feito um grande esforço para reforçar os seus planteis.

OBS. Isto é apena sum artigo de opinião as decisões serão tomadas pela AFPB muito em breve.