Esta 23 ª jornada não veio trazer nada de novo aos lugares de maior relevo na classificação geral. Se na frente os três candidatos continuam a vencer, seja com goleada como sucedeu com o Carapeços ao Fonte Coberta por 9-0, ou pela margem mínima a forma como os Leões da Serra venceram o Oliveira por 1-0, passando pelos 3-1 da vitória do Remelhe sobre o Palme, o que contou foi a soma dos 3 pontos, e desta forma estes adiam para a próxima jornada algum percalço que possa surgir para um deles, de forma a ganhar alguma vantagem que para já é mínima onde todos dependem apenas de si. O Remelhe aguenta a liderança pela 2ª semana consecutiva, com 59 pontos, os Leões seguem no 2º lugar apenas a 1 ponto (58) e o Carapeços segue a 3 pontos da liderança (56).

No fundo da tabela também nada de novo. Lijó e Fragoso empataram-se um ao outro empatando 2-2, um resultado que não agradou a nenhum dos clubes já que se encontram em zona de despromoção. O Lijó continua último com apenas 11 pontos. O Fragoso é antepenúltimo com 19 pontos, este bem mais perto da linha de água ocupado pelo Fonte Coberta e Sequeade ambos com 22 pontos. O Aborim ao perder em casa com a equipa do Carvalhal por 2-1, também continua em penúltimo lugar com 14 pontos, e a par do Lijó este dois clubes estão com maiores dificuldades de se safar da descida de divisão.

 O Palme derrotado em Remelhe, o Paradela com o empate em Pereira e o Negreiros com o empate consentido em casa com o Sequeade, começam a ficar mais próximos dos clubes que lutam pela descida que propriamente dos clubes que estão em zona mais tranquila, casos de Milhazes, Perelhal e Macieira. Mais próximo dos candidatos e já mais longe do 5º Oliveira continua o Leocadenses em 4º lugar com 46 pontos depois de vencer o Milhazes por 3-1, depois de aos 89 o resultado estar em 1-0 1-1 aos 90 e 3-1 como resultado final. Destaque ainda para o resultado algo desnivelado da vitória do Perelhal sobre o Macieira por 4-0. Uma Macieira que já não perdia à 6 jornadas, acabou por sofrer uma derrota pesada.

Marcaram-se 39 golos nesta jornada, para isso contribuiu o Carapeços com a maior goleada do campeonato (9-0) ao Fonte Coberta. O Carapeços cimentou o melhor ataque da prova com 76 golos. E o Paradela continua a ser o detentor da pior defesa com 63 golos! Destaque ainda para os Hat-Trick de Wilson do Carapeços e de Adérito do Paradela. Bisaram ainda nesta jornada, Jorge Gomes e Postiga do Carapeços, e Vilas do Remelhe.

Na lista dos melhores marcadores Luís (com mais um golo) continua líder com 26 golos, bem longe do 2º lugar ocupado por Papagaio do Oliveira com 17. Vilas do Remelhe apanhou David Santos do Fonte Coberta no 4º lugar com 15 golos, e nota-se a entrada de Jorge Gomes e Postiga do Carapeços no TOP, 10 ambos somam 12 golos, os mesmos de Cadete do Paradela. Balizas do Aborim e João Pedro do Remelhe também somaram golos neste top 10.

Carapeços 9 (Wilson 3, Jorge Gomes 2, Postiga 2, Marco, e Paula) - 0 Fonte Coberta.

Foi um jogo para esquecer para a turma do Fonte Coberta que saiu goleado de Carapeços por 9 golos sem resposta. Ao que conseguimos apurar esta equipa teve muitas dificuldades durante a semana para reunir os seus recursos humanos para treinar, e apresentou-se para este jogo com poucas soluções, daí não se estranhar as dificuldades sentidas neste jogo. A goleada começou a desenhar-se logo aos 2 minutos com Jorge Gomes a inaugurar o marcador 1-0. Postiga aumentou para 2-0 aos 8 minutos. Seguiu-se depois o Hat-Trick proporcionado pelo jogador Wilson aos 24,32 e 37 minutos, a elevar para 5-0, resultado com que se atingiu o intervalo. Na etapa complementar Paula elevou para 6-0, o 7-0 foi de autoria de Postiga a bisar aos 63 minutos. Jorge Gomes bisou também ao fazer o 8-0 aos 66 minutos e Marco Silva fechou a contagem aos 75 minutos fazendo o 9-0 Final. O Carapeços somou a 11ª vitória em casa, fazendo o pleno. Passou a somar 76 golos, está a 20 golos dos totais alcançados a época passada. Soma 56 pontos no 3º Lugar, menos 3 pontos dos que somava na época passada na mesma jornada. O Fonte Coberta está no 15º lugar com 22 pontos, fora da linha de água.  

Remelhe 3 (Vilas 2, João Pedro) -1 Palme (Jota)

O Líder Remelhe somou a sua 7ª vitória consecutiva depois de vencer o Palme 3-1 com 1-0 ao intervalo, golo apontado por Vilas aos 43 minutos. Na 2ª parte aos 50 minutos o mesmo Vilas elevou para 2-0. O Palme reduziu aos 85 minutos por intermédio de Jota 2-1, e aos 90 minutos João Pedro fixou o resultado final em 3-1. O Remelhe matem a liderança pela 2ª semana consecutiva, soma 59 pontos. Mais 1 ponto que Leões que seguem no 2º Lugar e do Carapeços que segue em 3º com menos 3 pontos. O Palme que teve um bom período de bons resultados, somou a 5ª derrota consecutiva e está a descer na tabela, estando agora no 10º lugar com 28 pontos.  

Leões da Serra 1 (Luís) -0 Oliveira

Os Leões mesmo jogando em casa era o candidato que tinha o adversário mais difícil de roer. E foi com um golo apontado por Luís aos 20 minutos que venceu o Oliveira por 1-0. Os Leões que lideraram o campeonato durante as primeiras 21 jornadas, seguem o Remelhe que lidera com um ponto de avanço.  O Oliveira (em 6º Lugar)com esta derrota fica mais difícil lutar pelo 5º lugar agora ocupado pelo Leocadenses com uma vantagem de 7 pontos.  

 Leocadenses 3 (Pisco, Hugo, Vitor ) -1 Milhazes (Daniel Cruz)

O Leocadenses sem pressão, venceu o Milhazes por 3-1 e continua a perseguir os três candidatos ao título. Este resultado é algo enganador, dado que o Leocadenses teve mais dificuldades em levar de vencido este Milhazes do que se possa imaginar.

O Leocadenses adiantou-se no marcador aos 26 minutos através de Pisco. 1-0 era o resultado ao intervalo. Esta magra vantagem permaneceu até aos 89 minutos altura em que Dé empatou a partida 1-1 para o Milhazes. Quando que pensava que o resultado estava feito, o Leocadenses com dois golos em dois minutos acabou com o sonho do Milhazes em pontuar. Vítor e Hugo foram os marcadores dos golos. Aos 91 e 92 minutos.

O Leocadenses está no 4º lugar com 46 pontos,menos 13 que o Líder, e menos 10 que o 3º Carapeços, e mais 7 pontos que o Oliveira 5º classificado. 

O Milhazes acaba por ser a equipa sensação deste campeonato sendo uma das equipas que subiu de divisão, estando no 8º lugar com 28 pontos.

Pereira 4 (Nuno Campinho) Joel, Xanana, Filipe Campinho ) -4 Paradela( Adérito 3, Eskilo)
Este foi um jogo em que surpreendeu pela marcha do marcador! Ambos os clubes estão a jogar sobre relva sintética. O Paradela desde a época passada o Pereira bem mais recente. E não tenhamos dúvidas que os jogos em relva sintética tem proporcionado maior número de golos!

O Pereira começou bem ao inaugurar o marcador aos 25 minutos por intermédio de Nuno Campinho, resultado de 1-0 que se registava ao intervalo.

 Na 2ª parte o Paradela deu a volta a resultado e que reviravolta! Pensamos ter sido Adérito que aos 50, 65 e 75 minutos colocou o resultado em 1-3! Joel fez o 2-3 para o Pereira. Esquilo fez o 2-4 para o Paradela. Xanana e Filipe Campinho evitaram a derrota nos descontos ao empataram o resultado em 4-4! Com este resultado o Pereira manteve o 6º lugar com 34 pontos. O Paradela também manteve o seu 12º Lugar com 26 pontos.

Perelhal 4 (Pedro Miranda Huguinho, Nelson Branco, Quintas) - 0 Macieira.

O Perelhal voltou às vitórias em casa, coisa que já não acontecia desde a 11ª Jornada! Venceram o Macieira que vinha de 6 jogos consecutivos sem perder e à 3 jornadas consecutivas sem sofrer golos. Daí este resultado acabar por ser surpreendente, depois de todos estes fatores que acabamos de referir. Ao intervalo o Perelhal já vencia por 2-0, com golos de Pedro Miranda aos 24 minutos e de Huguinho aos 28 minutos.

Na 2ª parte Nelson Branco dilatou para 3-0 aos 64 minutos, e Quintas restabeleceu o resultado final em 4-0 aos 73 minutos. O Perelhal com esta vitória subiu ao 9º lugar ao passar a somar 29 pontos. O Macieira apesar da derrota manteve o seu 7º lugar na tabela com 31 pontos.

Passamos agora aos jogos dos aflitos.

Sequeade 1 (Dani) -1 Negreiros (Lipinho)

Este jogo foi para o intervalo 0-0. Na 2ª parte o Sequeade adiantou-se no marcador aos 65 minutos por intermédio de Daniel, 1-0. Pouco depois aos 75 minutos Lipinho empatou a partida 1-1. Este empate foi melhor para o Negreiros que passa a somar 28 pontos no 11º lugar: Pior está o Sequeade com 22 pontos no 14º lugar, só mais 3 pontos que o Fragoso que segue em lugar de despromoção.
 

Aborim 1 (Balizas) -2 Carvalhal (Freitas e Carlos)


Vitória importante do Carvalhal em Aborim. O Carvalhal com esta vitória passou a respirar um pouco melhor no 13º lugar com 25 pontos. O Aborim se estava mal no penúltimo lugar com 14 pontos , fica cada vez mais condenado a descer de divisão , já que são 8 pontos a separa-los do Fonte Coberta que segue acima da linha de água.

Os golos aconteceram todos na 1ª parte. Aos 15 minutos o Carvalhal inaugurou o marcador por intermédio de Freitas 0-1. Aos 25 minutos Balizas restabeleceu o empate 1-1 para o Aborim. Aos 35 minutos foi Carlos Dionísio a fazer o 1-2 que acabaria par ser o resultado final. 

Lijó 2 (Xavi e Fábio )-2 Fragoso (Hugo e Ervilha)

Foi um empate que não agradou a nenhuma equipa. Uma vitória para o Lijó daria algumas esperanças em sonhar com a manutenção.No caso do Fragoso em caso de vitória ficava mais próximo dos lugares de manutenção. Assim sendo o Fragoso  vai tentar reocupar na próxima jornada. O Lijó dificilmente sairá do lugar de lanterna vermelhe com apenas 11 pontos,