Esta 19ª jornada não trouxe nada de novo, tanto no topo da tabela, com os três primeiros a vencer, e são os únicos candidatos ao título. Na cauda da tabela o empate do Lijó e Fragoso e a derrota do Aborim deu continuidade a ficaram os três na zona de despromoção.

Começando pelo Líder, estes venceram em casa o Palme por 2-0 sendo que Luís abriu o marcador aos 10 minutos e o mesmo fechou a contagem aos 90. Leões seguem firmes no comando com 50 Pontos e é o mais sério candidato ao título.

O Remelhe venceu no terreno difícil de Aborim por 2-0, também aqui foi marcado um golo em cada parte, sendo um de grande penalidade. João Pedro e Minhoca marcaram os golos. Remelhe segue no 2º lugar em igualdade pontual do Carapeços 47 pontos, e é um sério candidato ao título.

O Carapeços goleou o Paradela por 7-1 com 3-0 ao intervalo, com tanto golo, ninguém bisou neste jogo. O Carapeços mantem o 2º Lugar em igualdade pontual do Remelhe 47 pontos, e é um sério candidato a revalidar o titulo.

 O Oliveira para manter o 3º lugar teve um jogo difícil em Fragoso onde o resultado terminou 3-3 com 1-0 ao intervalo. O melhor deste jogo estava reservado para o fim onde foram marcados 5 golos dos 80 aos 90 minutos! Sendo que o Oliveira foi o último a marcar. Em destaque neste jogo estiveram Diogo Oliveira autor de três golos e Papagaio com 2! Oliveira em 4º a 14 pontos do Líder está a perder o comboio do título.

Em 5º Surge o Leocadenses com 34 pontos, menos 16 pontos que o líder, e disse praticamente o adeus ao titulo ao ser surpreendido em casa pelo Sequeade perdendo por 1-0, Boda sentenciou a partida com o golo que valeu os três pontos a ser apontado aos 20 minutos.  

Palme apesar de derrotado em Airó segurou o 6º lugar com 28 pontos.

Destaque nesta jornada para o Negreiros que foi vencer a Perelhal 1-0 golo de Miguel aos 10 minutos e ultrapassou o Pereira na classificação, Pereira que já não vence à 6 Jornadas e caiu para 8º Lugar com 26 pontos, desta vez foi derrotado pelo Carvalhal 3-1 no campo do Pedra Furada. Carvalhal com esta vitória cimentou o 14º Lugar apanhando o Paradela que soma os mesmos pontos no 13º Lugar.      

Passamos ao fundo da tabela onde vemos um Lijó permanentemente na cauda da tabela que não foi além de um empate caseiro com a equipa do Milhazes 1-1, e assim é difícil sair do último lugar com apenas 10 pontos. A linha de água está a 5 pontos ocupado pelo Fonte Coberta que não foi além de um empate caseiro 2-2 com a equipa do Macieira. O Fragoso está também na zona de despromoção com 14 pontos, não indo além de um empate 3-3 com o Oliveira. Por fim temos também a equipa do Aborim que soma 13 pontos na zona de descida, tendo estes perdido em casa com o Remelhe por 2-0.

Marcaram-se 30 golos nesta jornada, sendo que metade deles foram apontados em dois jogos. 8 Golos no Carapeços Paradela, e 6 no jogo Fragoso Oliveira! A zero nesta jornada ficaram Leocadenses, Perelhal e o Aborim.

O Carapeços cimentou o melhor ataque com 59 golos, deixando o 2º melhor ataque a 8 golos de distância. O Aborim é o detentor da pior defesa com 49 golos, mas tem a concorrência do Paradela com 48 e Fonte Coberta com 47 golos. Se as fichas da AFPB não nos surpreender, na atribuição dos golos destacamos o jogador Diogo Oliveira do Fragoso autor de um Hat-Trick. Bisaram ainda Luís do Leões da Serra, Papagaio do Oliveira, Carlos do Carvalhal e David Santos do Fonte Coberta.

A lista dos melhores marcadores está animada e em destaque até surgem 3 jogadores de equipas que lutam neste momento pela manutenção. É o caso de David Santos do Fonte Coberta que com mais dois golos mantém o 3º lugar com 13 golos. Os outros são Diogo Oliveira do Fragoso a surgir agora no 4º lugar com 11 golos os mesmos dos Balizas do Aborim.   No 1º lugar está Luís dos Leões da Serra com 20 golos, Papagaio persegue-o no 2º lugar com 16 golos. Ambos os jogadores bisaram nesta jornada.    

Leões da Serra 2 (Luís Sousa 2) -0 Palme

Os Leões da Serra recebeu o Palme adivinhando-se um jogo complicado para o líder do campeonato. E foi mesmo isso que aconteceu. Na primeira metade, o Palme teve 3 ocasiões flagrantes de golo desperdiçadas e dominava o jogo por completo. E como, quem não marca, sofre, os Leões adiantou se no marcador por intermédio de Luís aos 10 minutos num cruzamento-remate que traiu a defesa do Palme. Até ao intervalo pouco mais se registou, mas o Palme esteve sempre por cima faltando mesmo só o golo. Na segunda parte, o jogo não mudou de rumo e o Palme continuou a pressionar alto e a ter as melhores ocasiões de golo. Reclamou-se penalti duas vezes, não assinalados, Jonny foi expulso por acumulação de amarelos, e os Leões chegou ao segundo golo por Luís mais uma vez aos 90 minutos, aparentemente fora do jogo, não assinalado. Até ao final registou - se este resultado. Os Leões da Serra continua líder isolado do campeonato e o Palme mantém se no 6º lugar.

pontos. 

Aborim 0-2 Remelhe (João Pedro e Minhoca)

O Remelhe continua na senda das vitórias e desta vez foi vencer o Aborim por 2-0, um golo em cada parte. João Pedro de grande penalidade abriu marcador para o Remelhe 0-1 aos 33 minutos. Minhoca apontou o 0-2 aos 75 minutos. O Remelhe somou a sua 4ª Vitória consecutiva e está a 3 pontos do Líder com 47 pontos no 2º Lugar em igualdade pontual com o Carapeços. 


Leocadenses 0-1 Sequeade (Boda)

O Leocadenses está a perder o contacto com os três da frente, e ainda viu o Oliveira a somar mais um ponto em Fragoso e aumentar a diferença para estes em 2 pontos. Tudo isto acontece depois do Leocadenses ter saído derrotado no seu terreno em Abade do Neiva por 1-0. O golo que valeu os três pontos para a equipa do Sequeade foi apontado por Boda aos 20 minutos. O Leocadenses está a passar a pior fase na era Manike Palheiras, tendo somado 2 derrotas consecutivas. O Leocadenses soma 34 pontos no 5º Lugar o líder está a 16 pontos.

Quem aproveitou foi o Sequeade, pois com esta vitória dá um salto na tabela fugindo aos lugares de despromoção, passando a somar 20 pontos no 12º lugar.

 
Pereira 1 (Hélder Xanana) -3 Carvalhal (Correia, Carlos 2)

O Pereira é uma equipa á semelhança do Leocadenses nesta fase da prova, prometeu muito no início de época, ainda andou ali na luta pelo 3º e 4º lugar, mas está nesta fase a passar pela pior fase de resultados. Não vence à 6 jogos, a última vitória foi alcançada na 13 ª jornada frente aos Leões da Serra, desde aí somou 3 pontos resultantes de 3 empates-. Esta derrota em casa emprestada em Pedra Furada, perante o Carvalhal foi meia surpresa, se levar-nos em conta que o Carvalhal já não vencia há 5 jornadas, razão essa da dispensa do treinador João Sineiro.

O Carvalhal adiantou-se no marcador as 40 minutos por intermédio de Rui Correia. O Pereira empatou por intermédio de Hélder Xanana aos 45 minutos, resultado ao intervalo. Aos 70 minutos Carlos colocou de novo a equipa do Carvalhal em vantagem 1-2, e aos 80 o mesmo Carlos bisou na partida ao fixar o resultado final em 1-3. Face a este resultado O Carvalhal deu um grande passo na fuga aos lugares de despromoção ao passar a somar 19 pontos no 14º lugar. O Pereira desceu ao 8º Lugar com os seus 26 pontos.     


Perelhal 0-1 Negreiros (Miguel) balneário

Aqui esta um resultado meia supressa, depois de este Perelhal ter ido vencer na jornada anterior a Carvalhal. Cada jogo tem a sua história e este correu de feição ao Negreiros bastando o golo de Miguel aos 10 minutos para garantir a vitória e a soma de mais 3 pontos. Com esta vitória o Negreiros ultrapassou o Pereira na classificação e instalou-se no 7º lugar com 27 pontos. O Perelhal ainda goza de um lugar tranquilo na tabela, estando no 11º lugar com 23 pontos  

Lijó 1 (Mário Silva)-1 Milhazes (Costinha)

Ainda não foi desta que Káká alcançou a primeira vitória desde que assumiu o comando desta equipa do Lijó. Curiosamente o Lijó somava 2 vitórias à 4ª jornada, e desde ai nunca mais venceu! Se estava em maus lençóis á partida para esta jornada, pior ficou depois de consentir mais um empate caseiro com o Milhazes equipa do seu campeonato! Apesar do empate foi um ponto ganho já que o Milhazes adiantou-se no marcador aos 10 minutos por intermédio de Costinha e este resultado permaneceu até aos 85 minutos, o momento em que o Lijó conseguiu a igualdade 1-1 por intermédio de Mário Silva. O Lijó começa a ficar cada vez mais só no último lugar com 10 pontos e tem a linha de água a 5 pontos. O Milhazes está num 9º  lugar tranquilo na tabela com 24 pontos.


Carapeços 7 (Marco, Né, Jorge Gomes, Romeu, Samuel, Wilson, Paula) -1 Paradela (Kadete)

O Carapeços voltou às vitórias, depois do empate comprometedor em Milhazes que o fez estremecer na tabela classificativa ao deixar escapar os Leões da Serra. O resultado parece não suscitar dúvidas quanto ao justo vencedor. Logo aos 3 minutos o Carapeços abriu o marcador por intermédio de Marco Silva 1-0. Aos 30 foi a vez de Né Dantas aumentar para 2-0. O 3-0 surgiu aos 36 minutos, foi seu autor Jorge Gomes. Com este resultado as equipas recolheram aos balneários.

Na etapa complementar Romeu elevou para 4-0 aos 60 minutos. O Paradela reduziu para 4-1 aos 63. Aos 74 minutos Samuel aumentava para 5-1. Aos 79  foi a vez de Wilson elevar para 6-1, e aos 80 minutos Paula fechou a contagem em 7-1. Foi uma derrota pesada para o Paradela. Já o Carapeços demostrou o porquê de ter o melhor ataque da prova passando a somar 59 golos, deixando o 2 melhor ataque a uma distância de 8 golos. Apesar da goleada o Carapeços só somou 3 pontos, e continua a ser igual a si próprio em relação à época passada em que foi campeão, somando os mesmos 47 pontos à 19ª Jornada. Está no 2º lugar em igualdade pontual com o Remelhe. Já o Paradela ocupa o 13º lugar com 19 pontos, apenas mais 5 dos clubes que ocupam o lugar de despromoção.      
 

Fonte Coberta 2 (David Santos 2) -2 Macieira (Bruno Barros e Rick)

Há coisas que custa acreditar, e neste caso referimo-nos a esta equipa do Fonte Coberta que por incrível que pareça ainda não venceu em casa esta época! Em 9 jogos realizados no seu terreno apenas empatou 3 vezes e perdeu 6! As 3 vitórias do Fonte Coberta foram todas alcançadas fora de casa! Este jogo chegou ao intervalo 0-0. Na 2ª parte o Fonte Coberta adiantou-se no marcador por intermédio de David Santos aos 50 minutos. E o jogo até parecia ficar por aqui, até que aos 80 minutos voltaram os golos com o Macieira a empatar por intermédio de Barros, e aos 83 minutos o Macieira deu a reviravolta no marcador ao chegar ao 1-2 por intermédio de Rick. Mas 2 minutos volvidos o Fonte Coberta evitou a derrota ao fazer o 2-2 com bis de David Santos. Com este empate o Fonte Coberta está na corda da bamba ao somar 15 pontos no 15º lugar só mais 1 ponto que o Fragoso que está abaixo da linha de água com 14 pontos. O Macieira está no 10º lugar com 24 pontos.


Fragosos 3 (Diogo Oliveira 3) -3 Oliveira (Lopes e Papagaio2)

Neste jogo estiveram em foco dois dos mais terríveis goleadores deste popular de Barcelos. De um lado Papagaio e do outro lado Diogo Oliveira que depois da curta passagem por Airó, voltou ao Fragoso e marca que se farta. Este é já o seu 2º Hat-Trick depois do seu regresso!

Com goleadores desta tarimba em campo, logicamente teriam que haver golos e foram 6, que a juntar aos 8 do Carapeços e Paradela conseguiram marcar metade dos golos desta jornada!

Apesar dos 6 golos que teve este jogo, só aos 39 minutos Diogo Oliveira iniciou o seu shou ao apontar o golo que dava vantagem ao Fragoso e com este resultado de 1-0 para a equipa da casa se chegou ao intervalo. Na 2ª parte Lopes restabelecia a igualdade para o Oliveira aos 66 minutos. Diogo Oliveira com dois golos de rajada aos 80 e 83 minutos fazia 3-1 para o Fragoso e parecia ter dado a estocada final nas ambições do Oliveira. Mas O Papagaio ainda estava para aparecer e aos 88 e 90 minutos conseguiu restabelecer a igualdade 3-3. O Oliveira continua a desmontar ser uma equipa muito forte ofensivamente, está com todo o mérito no 4º lugar com 36 pontos no 4º lugar. É uma equipa que vence finais de taça de Barcelos, mas ainda lhe falta estofo para lutar pelo título. Neste momento tem 14 pontos de atraso em relação ao Líder Leões da Serra e dificilmente entra na luta pelo título que ao que parece está destinada a três!

O Fragoso passada que está a epidemia da gripe que os fez perder 3 pontos na secretaria, voltou forte e teve quase a somar 3 pontos, e que jeito lhe faziam para sair da zona de despromoção 16º lugar com 14 pontos.