António Barbosa (Toni) é um homem de trabalho e de família. A sua formação foi toda no clube da cidade, o Gil Vicente. Saindo do Gil Vicente no primeiro ano de sénior esteve uma época no Antas e outra no Vila Chã, seguiu-se o Viatodos clube em que jogou 17 épocas não de forma continua. Jogou também no Alvelos e duas épocas no Bastuço São João ainda na regional acabando a carreira no Fonte Coberta, fazendo lá meia época.

JD: Começando pelo início, escalões de formação no clube? Haverá? Quando?

AB: Sim, haverá formação no São João. Já temos tudo definido, a partir da próxima época iremos ter de certeza formação!

JD:Quer fazer uma pequena apresentação do clube ? 2 ou 3 linhas a descrever a mística..

AB: O nosso clube foi fundado em 22-05-1979 portanto 41 anos, temos história escrita nos campeonatos da AF Braga, fomos campeões de formação de iniciados 2010-2011 e juvenis 2011-2012, tendo tirado partido desses jogadores, podendo dizer-lhe que 80% do nosso plantel é composto por jogadores que começaram as suas carreiras neste clube. Quando souberam que iríamos reatar o São João, prontificaram-se a vestir a nossa camisola, assim sendo temos uma mística muito forte que acompanha estes miúdos/homens à muitos anos!

JD: Acha que vai conseguir segurar todo o plantel da época anterior ?

AB: Relativamente a segurar todo o plantel da época anterior, posso afirmar-lhe que já está feito, ou seja quem queríamos que renovasse connosco já o fez!

JD: Em termos de reforços, vão ter muitas caras novas ?

AB: Não vamos ter muitas caras novas, só contratações cirúrgicas, já apresentamos dois reforços na nossa página de facebook,  que nos vem acrescer qualidade e também estão garantidos mais dois jogadores que têm provas dadas no popular de barcelos que oportunamente irão ser apresentados na página de facebook do nosso clube, entendemos que o nosso plantel nos dá muitas garantias por isso só a concretização de jogadores que nos ajudem no nosso objetivo.

JD: Sendo o Sr. uma pessoa experiente, como vê a juventude de hoje em dia em relação ao que era antigamente o futebol?

AB: São tempos diferentes no qual no nosso tempo havia mais compromisso, também haviam menos clubes onde jogar, hoje a realidade é bem diferente, quase todas as freguesias tem clube ou na distrital ou popular, os jovens hoje em dia tem mais espaços de divertimento e gostam muito de jogos virtuais.

JD: O clube tem muitos adeptos ? Como os descreve ?

AB: Relativamente aos nosso adeptos são digamos o nosso pilar, a nossa motivação, a nossa fonte de inspiração, para tentarmos fazer cada vez mais e melhor e descrevo-os como os melhores sem sombra de dúvida, basta ver ao domingo que as bancadas do nossa campo ficam cheias, os nossos jogadores ao lerem esta entrevista sabem do que falo e eles mais que ninguém sentem o carinho e o amor dos nossos adeptos em relação ao nosso clube.

JD: Para quando um relvado no clube ?

AB: Neste momento como vocês sabem, e também já fizeram referência a isso estamos a fazer a remodelação do nosso campo desportivo, para que estejam reunidas as condições para colocar um sintético que posso afirmar-lhe estar encaminhado para um curto prazo.

JD: Pensa recandidatar-se nas próximas eleições ?

AB: Temos eleições marcadas para o dia 11 de Dezembro de 2020, mas respondendo a sua pergunta, sim vou recandidatar-me.

JD: Quais são os objetivos do clube para esta época ?

AB: Os objetivos do nosso clube são sempre os mesmos, ganhar todos os jogos em que estamos inseridos, sendo que nem sempre é possível, mas a nossa ambição é sempre essa, ganhar!
Também temos o objetivo de nos consolidarmos ainda mais com os nossos adeptos, sabendo que umas vez mais eles são a nossa força.

JD: Como avalia a posição da AFPB face ao covid ?

AB: Relativamente a decisão da AFPBarcelos à pandemia covid 19 concordo com a posição, mas também tenho que deixar aqui um alerta que poderá empobrecer o popular em termos futuros, a regional segundo sei vai haver campeonato, e têm sondado os melhores jogadores do popular, não falo só da minha equipa mas no geral, claro que os jogadores querem é jogar e assim é difícil de os manter. Por isso apelo a criatividade da direção do popular de Barcelos para que possam lutar até as últimas para manter o nosso futebol.

JD: Em termos de apoios, estão a espera de um quebra?

AB: Sim, claro que estamos, não somos diferentes a ninguém e iremos ter quebras de apoios!

JD: Por normas as juntas de freguesia são o alicerce de muitos clubes. No caso do vosso clube, a junta de freguesia é uma entidade ativa nas actividades e apoio ao clube?

AB: Sim, podemos dizer que a junta de freguesia tem sido inexcedível connosco, tendo dando o apoio que nos proporcionem umas melhores condições, tanto para os nossos jogadores, como para quem vem ver os nossos jogos

JD: Consegue conjugar a vida pessoal com a vida familiar?

AB: Por vezes não é muito fácil, pois como presidente tenho que estar sempre com os meus jogadores para lhes mostrar que estou com eles e que eles têm o apoio não só de mim como de toda a estrutura do nosso clube, e que tudo o que precisarem eu estou lá para lhes dar o merecido apoio!
Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa, e eu ainda estou no início de uma longa caminhada!

JD: Quem são para si o melhor Guarda redes, o melhor Defesa, o melhor Médio e o melhor Avançado do Popular de Barcelos?

AB: Essa pergunta é muito pertinente, mas vou responder.

Melhor Guarda Redes: Bastuço São João

Melhor Defesa: Bastuço São João

Melhor Médio: Bastuço São João

Melhor Avançado: Bastuço São João

JD: Mensagem aos sócios, adeptos e jogadores:

AB: "Que nos continuem a apoiar como até agora, sem dúvida que somos muito mais fortes juntos e já agora dizer que somos uma das equipas do popular que mais adeptos levamos aos nossos jogos, sendo em casa ou fora, só isso diz tudo da grandeza dos nossos adeptos.
Também dizer-lhes que tudo iremos fazer para o São João continue a dar-lhes alegrias como tem feito agora."

Obs. Já agora o muito obrigado da nossa associação ao Jornal DomingoasDez por me/nos dar esta oportunidade de divulgar um bocado do historial do nosso clube e que continuem a fazer o excelente trabalho como têm feito até agora em prol do Popular de Barcelos.