Começa a ser mais evidente, que a luta pelo título será decidido a 3! Leões da Serra, 44 pontos, Carapeços 43, e Remelhe 40! Isto porque o Oliveira no 4º lugar quando dava mostras de se intrometer na luta, depois de ter somado 4 vitórias consecutivas à partida para esta jornada, foi derrotado em Macieira por 3-1,e caiu para 5º lugar e fez aumentar a diferença do líder para o Leocadenses que recuperou o 3º Lugar, depois de golear o Aborim por 4-0, em 10 pontos!

 O Carapeços passa agora a ser o detentor da melhor série de vitórias (4).

As maiores dificuldades neste trio da frente encontrou-as o Carapeços em Palme, onde venceu 3-2 com o golo da vitória a ser apontado aos 90 minutos quando estava já reduzido a 10 unidades desde os 60 minutos com o resultado 1-1. Os Leões da Serra foi o que há partida venceu sem grandes dificuldades em Carvalhal por 5-2. O Remelhe também não vacilou em casa ao vencer o Pereira por 3-1, estando em vantagem por 3-0 até ao último minuto dos descontos.    

Depois dos destaques no topo da tabela, vamos abordar o que mais de relevo se passou no fundo da tabela.

 O Lijó agora orientado por Káká foi arrancar um empate ao Negreiros 2-2 , mas 1 ponto ganho  não evita de estar muito aquém da recuperação desejada para deixar o lugar de lanterna vermelha. O joker saiu ao Fonte Coberta, pois foi vencer a Milhazes por 4-2 e deixou a zona de despromoção, ficando agora fora da linha de água. O Fragoso venceu pela primeira vez fora de casa (em Paradela) 4-1, mas não se livrou ainda dos lugares de despromoção. O Aborim que esteve uma semana a respirar fora da linha de água voltou a emergir depois da derrota por 4-0 com o Leocadenses. Desilusão continua a ser o Carvalhal que somou a 9ª derrota, (5ª em casa) e está numa zona bastante cinzenta da classificação, a 3 pontos da zona de despromoção.

Foi das melhores jornadas em obtenção de golos. Foram 41, sendo que só o Perelhal e Aborim ficaram a zero. A melhor ataque (51) e melhor defesa (13) pertence ao Carapeços. O Pior ataque (12) pertence ao Lijó. A pior defesa (43) pertence ao Fonte Coberta.

 Nesta jornada destaque para Diogo Oliveira autor de um Hat-Trick.  Bisaram Flávio dos Leões da Serra e David Santos do Fonte Coberta.

No topo da lista dos melhores houve muita atividade com muitos jogadores a marcar. O Luís do Leões  na frente  com 17 golos manteve a distância para Papagaio (ambos marcaram 1 golo) que soma 12 no 2º posto. David Santos (atenção a este nome) do Fonte Coberta bisou e soma 11 golos no 3º lugar ! Coutada do Leocadenses e Vilas do Remelhe (ambos marcaram 1 golo) e são 4º e 5º com 10 golos. João Pedro do Remelhe soma 9 golos.   

Carvalhal 2 (Piloto, Zezinho) -5 Leões da Serra (Flávio 2. Luís e Guéu)

Os Leões da Serra não tiveram dificuldade em vencer em Carvalhal. Logo aos 6 minutos Steven inaugurou o marcador. Aos 10 já Flávio aumentava para 0-2. Aos 34 foi Guéu a fazer o 3-0. Este golo foi muito contestado pelos jogadores da casa e foram até molestados com cartões amarelos, mas a lei é clara, a bola tabelou no árbitro e assistiu Guéu para o 3-0! Dai o golo deveria ter sido anulado e recomeçar com bola ao solo! Resultado o intervalo 0-3.

Na 2ª Parte Piloto aos 60 reduziu para 1-3. Aos 71 Foi a vez de o Luís aumentar para 1-4. Aos 80 o Carvalhal reduziu para 2-4  por intermédio de Zezinho. Mas o jogo não terminaria sem que Flávio bisasse na partida ao apontar o 5-2 final aos 85 minutos. Este resultado vem provar o bom e o mau momento das equipas em confronto. Os Leões continuam focados no título e lideram com uma vantagem escassa de 1 ponto (44). O Carvalhal somou a 9ª derrota esta época (5ª dentro de portas). Tem uma das defesas mais batidas do campeonato (30 golos) e está em apuros no 14º Lugar com 16 pontos, mais 3 que Fragoso e Aborim que estão na zona de descida.

Palme 2 (Paulo César e Jota)-3 Carapeços (Ruizinho,Postiga, Pedro Silva)

" O Palme recebeu o Carapeços na última jornada da primeira volta, naquele que foi um jogo em que o Carapeços sentiu mais dificuldades do que estava certamente à espera . O jogo começou bastante equilibrado e com poucas oportunidades junto das áreas, com o Carapeços a chegar com perigo por duas vezes à baliza de Paulinho. Do lado contrário, Paulo César enviou a bola a trave e Jota esteve a centímetros do golo numa grande intervenção de Luís. Ao minuto 45, Postiga numa arrancada espetacular rematou de fora da área, defesa incompleta de Paulinho que Ruizinho aproveitou para encostar para o 0-1 para o Carapeços. Ao intervalo verificava-se a vantagem dos visitantes. No início da segunda parte, o Palme não baixou os braços e fez o 1-1, num canto cobrado por Jonny e numa jogada estudada com Jota à mistura, resultando no golo de Paulo César. Pouco depois aos 60 minutos, o central Marco Matos do Carapeços foi expulso por entrada dura sobre Jonny quando este se isolava e Trik enviou a bola à barra na cobrança do livre.

Do lado contrário, o Carapeços teve mais algumas chances de golo, com Paulinho a proporcionar boas defesas, mas o golo do Carapeços surgiu mesmo por autoria de Postiga numa desatenção da defesa do Palme. O jogo continuou mais perto da baliza do Carapeços que tinha menos um elemento em campo e o Palme restabeleceu a igualdade por Jota, num remate cruzado sem hipótese para o guardião Luís. Até ao final tudo indicava que o empate se mantinha, contudo, ao minuto 93 Azevedo, num lançamento longo assistiu Pedro para este fazer o 2-3 para o Carapeços e ditou o resultado final. De um modo geral, pode-se dizer que foi um jogo bem disputado com as duas equipas a quererem ganhar e que o resultado acabou por ser injusto para o Palme, mas o futebol é mesmo assim. O Carapeços venceu, mantém o segundo lugar no campeonato e o Palme termina a primeira volta na sétima posição."

Remelhe 3(Mimas,João Pedro,Vilas)-1 Pereira (Adriano)

O Remelhe voltou aos resultados que demostram o estofo para ser campeão. Recuperado do murro no estomago da derrota caseira com os Leões na 15ª Jornada, venceram sem grande dificuldade o Pereira por 3-1. A resistência da equipa forasteira só durou 26 minutos, momento em que o Remelhe inaugurou o marcador por intermédio de Mimas: Aos 37 foi a vez de João Pedro aumentar para 2-0 e levar o jogo para o intervalo. O marcador só voltou a funcionar aos 81 minutos com o 3-0 a ser apontado por Vilas. O tento de honra do Pereira foi alcançado por Adriano ao minuto 100. O Remelhe continua focado no 1º lugar, mas ainda não passa de 3º somando 41.O Pereira fora da corrida, joga para um lugar tranquilo na tabela, e soma 25 pontos no 6º lugar.       

Leocadenses 4 (Fábio Rodrigues, Raúl,Coutada, Carlos Macedo  ) -0 Aborim

O Leocadenses venceu pela 1ª vez depois da saída do Mister Manuel Pombo. Venceram o Aborim por 4-0 com 2-0 ao intervalo.

 As redes da baliza do recinto desportivo de Abade do Neiva começaram a balançar aos 18 minutos, momento em que Fábio inaugurou o marcador. Aos 30 foi a vez de Raúl aumentar para 2-0 e levou o jogo para o intervalo.

Na etapa complementar se não estamos em erro aos 55 minutos,  um  jogador  do Aborim é expulso por cometer uma grande penalidade, expulsão que os visitantes contestaram dado que além da grande penalidade, o Clube foi ainda penalizado com a expulsão que segundo os entendidos não deveria acontecer segundo as regras! O penalty não foi contestado porque existiu, e Coutada na conversão fez o 3-0 para a equipa da casa. Aos 80 minutos foi Carlos Macedo a carimbar o que seria o 4-0 e o resultado final. Com esta vitória o Leocadenses faz renascer o sonho do título, recuperou o 4º lugar ao passar a somar 34 pontos, mas ainda está a 10 do Líder Leões da Serra. O Aborim depois de ter saído da zona de despromoção na semana passada votou afundar, e está no 17º lugar com 13 pontos, mas não está condenado.    

Macieira 3 (Saises Dani e Nuno Novais) -1 Oliveira (Papagaio)

Passamos ao jogo que mesmo sem tirar o mérito ao Macieira, o Oliveira caiu com estrondo ao perder por 3-1. Mesmo sabendo que era difícil para a equipa forasteira, uma equipa como o Oliveira que vinha de uma série de 4 vitórias consecutivas, esperávamos um maior equilíbrio na marcha do marcador. Mas o jogo só deu Macieira a constatar pela marcha do marcador.  

Saises abriu o marcador aos 25 minutos. Aos 40 minutos foi Dani a aumentar para 2-0. Aos 44 minutos   foi Nuno Novais a fazer o 3-0 e no minuto seguinte de grande Penalidade Papagaio reduziu para 3-1. Resultado ao intervalo e final.. Com esta vitória depois de 4 derrotas consecutivas! O Macieira subiu ao 10º Lugar com 20 pontos. O Oliveira foi ultrapassado pelo Leocadenses e desceu ao 5º Lugar.

Milhazes 2 (Fábio e Hugo) -4 Fonte Coberta ( David Santos 2, João Loureiro ,Marquinhos)

Este é dos jogos que causam surpresas. Por um lado o Milhazes vem de duas vitórias fora de casa e volta a perder em casa pela 2ª vez consecutiva. Do lado do Fonte Coberta estes vinham de uma série de 9 jogos sem vencer! E vencem de forma categórica fora o Milhazes.

O Milhazes até começou bem por inaugurar o marcador aos 5 minutos por intermédio de Fábio: Mas aos 28 minutos começou a reviravolta no marcador com David Santos a restabelecer a igualdade 1-1. Aos 33 o mesmo David Santos bisa e coloca o Fonte Coberta na frente do marcador 1-2.  Aos 40 João Louereiro  Fonte Coberta aumenta para 1-3. Hugo ainda reduz para 2-3 ao minuto 45, e relança o jogo para a 2ª parte. Na etapa complementar aos 65 minutos foi Marquinho a dar a machadada final nas aspirações do Milhazes ao apontar o 2-4 com que terminaria a partida.

Esta vitória foi água benta para a Fonte já que veio à tona e respira fora da linha de água com 14 pontos! O Milhazes com as armas que tem, está a fazer um campeonato tranquilo e encontra-se no meio da tabela (9ºLugar) com 22 pontos.   

Negreiros 2 ( Lopes , Nando) -2 Lijó (Barbosa, José Carvalho)

Este ponto conquistado pelo Lijó em Negreiros é ótimo, para as contas da manutenção. Mas demasiado curto para quem está isolado no fundo da tabela com 9 pontos, mas ainda está a 5 pontos das equipas que estão fora da linha de água. O objetivo era a vitória e Francisco Barbosa deu o mote ao inaugurar o marcador para o Lijó logo aos 8 minutos. O Negreiros restabeleceu o empate 1-1 aos 20 minutos, foi autor do golo Lopes. Resultado ao intervalo. Na etapa complementar o jogo caminhava para o final quando o Lijó aos 82 minutos, passou novamente para a frente do marcador com José Carvalho a fazer o 1-2. Mas aos 92 minutos o Negreiros evitou a derrota ao restabelecer a igualdade 2-2 por intermédio de Nando.  O Negreiros está no 8º Lugar com 24 pontos.       

Paradela 1 (Fábio Lima)- 4 Fragoso (Diogo Oliveira 3, Ervilha)

O Fragoso venceu pala 1ª vez fora de casa, depois do triunfo em Paradela por 4-1. Com o atacante Diogo Oliveira a surgir ao seu estilo de matador ao apontar 3 golos!

Com o resultado 0-0 aos 37 minutos, foi a vez de Diogo Oliveira começar o seu shou ao inaugurar o marcador 0-1 para a equipa visitante. E com este resultado se chegou ao intervalo.

Na 2ª parte o Paradela tinha que arriscar e levou o 0-2 aos 60 minutos, outra vez pelo Diogo Oliveira. No minuto seguinte (61) Fábio Lima reduziu para o Paradela 1-2. Apos 79 minutos foi a vez de Ervilha (o tal jogador que se tinha despedido dos amigos) aumentar para 1-3. Aos 85 minutos Diogo Oliveira fez o Hat-Trick ao fazer o 1-4 final.  O Fragoso apesar desta importante vitória não se livrou dos lugares de despromoção contabilizando 13 pontos no 17º lugar. O Paradela está no 12º Lugar com 16 pontos e fica apenas a 3 pontos dos lugares de descida!   

Sequeade 2 (AG, e Ricardo Fernandes) -0 Perelhal

O Sequeade voltou a pontuar em casa vencendo o Perelhal por 2-0 resultado feito nos primeiros 45 minutos.

Aos 20 minutos chegou à vantagem com um autogolo, e aos 30 minutos foi Ricardo Fernandes a  fazer o 2-0 que resultaria no resultado final.  O Sequeade com esta importante vitória, escapou aos lugares de despromoção estando agora no 13º lugar com 16 pontos. O Perelhal mais bem tranquilo encontra.se no 11º lugar com 20 pontos.