Os Leões da Serra continuam a liderar a classificação depois da vitória difícil em Negreiros por 2-1, marcaram Luís e Guéu e aumentaram de 1 para 3 pontos a vantagem para os seus perseguidores. O Carapeços não foi além de um empate 1-1 no terreno do Milhazes, e foi apanhado no 2º Lugar pelo Remelhe que venceu o Leocadenses por 2-0, golos de João Fernandes (Mimas). Os Leões lideram com 47 pontos o Remelhe e o Carapeços seguem a par no 2º e 3º lugar com 44 pontos. Pelo 4º Lugar existe a luta entre o Oliveira e o Leocadenses. Nesta jornada foi a vez de o Oliveira recuperar o 3º lugar passando a somar 35 pontos depois de ter goleado ao Aborim por 5-3. O Leocadenses perdeu na casa do Remelhe e desceu ao 4º Lugar com os seus 34 pontos.

 No 6º Lugar surge agora o sensacional Palme com 28 pontos, depois de vencer o último classificado o Lijó por 5-2. Quem desceu ao 7º lugar com 26 pontos foi o Pereira depois do empate cedido na casa do Sequeade 0-0. A equipa do Macieira apesar de vencer 3-0 na secretaria o Fragoso devido à falta de comparência da equipa visitante não saiu do 10º Lugar com 23 pontos. Sobre este caso inédito no Popular de Barcelos e já lá vão 25 Edições! Já demos conhecimento que um surto de gripe afetou 60% dos jogadores do Fragoso e não tinham disponíveis sequer 7 jogadores para se apresentar para este mesmo jogo. O Fragoso está na zona de despromoção com 13 pontos.

 Por falar no fundo da trabela, os últimos 5 classificados perderam todos! O último Lijó com 9 pontos perdeu em Palme. O Aborim penúltimo com 13 pontos perdeu em Oliveira. O Fragoso antepenúltimo com 13 pontos perdeu na secretaria. O Fonte Coberta 15º com 14 pontos acima da linha de água perdeu em Paradela. E o Carvalhal 14º Classificado com 16 pontos perdeu em casa com o Perelhal por 3-4.Perelhal, Macieira e Milhazes estão em lugares tranquilos no meio da tabela com 10 e mais pontos a separá-los da linha de água.

Marcaram 34 golos nesta 18ª jornada. Bisaram pelas suas equipas, Bruno e Papagaio do Oliveira, João Fernandes (Mimas) do Remelhe, Balizas do Aborim, e Huguinho do Perelhal.

Na lista dos melhores marcadores. Luís continua na liderança com 18 Golos. Papagaio está no 2º lugar com 14 golos Flávio balizas do Aborim igualou David Santos do Fonte Coberta no 3º e 4º lugar com 11 golos. No top 10 não houve mais alterações significativas.

Negreiros 1 (Diogo Sá) -2 Leões da Serra (Luís e Guéu)

Iniciamos a nossa análise com o jogo que opunha o líder na casa do Negreiros. Sem mais incidências desta partida limitamo-nos a relatar que o jogo foi para o intervalo 0-0. Na etapa complementar estava decorrido o primeiro quarto de hora (60 minutos) quando Luís colocou os Leões em vantagem 1-0. Aos 65 minutos Guéu elevou para 2-0. Aos 75 minutos Diogo Sá  marcou para o Negreiros e reduziu para 1-2, e o resultado não sofreu mais alteração até final. Vitória importantíssima para os Leões, que ao somar mais 3 pontos, viram o seu adversário direto empatar em Milhazes, e desta forma aumentaram a diferença que os separa do Carapeços e Remelhe em 3 pontos.     

Remelhe 2 (Mimas 2)  -0 Leocadenses

O Remelhe apesar e ter algumas baixas para este jogo, acabou por vencer o difícil Leocadenses por 2-0, resultado feito nos primeiros 45 minutos.

João Fernandes (Mimas em grande forma) foi o carrasco do Leocadenses ao bisar na partida. O 1-0 surgiu aos 20 minutos. O 2-0 surgiu aos 45 minutos. Um destes golos já tivemos a oportunidade de o ver nas redes sociais e podemos adiantar que foi um golaço! Quer nos parecer que foi na marcação de um cando do lado direito do ataque do Remelhe, em que Mimas ataca a bola de pé direto sem preparação a meia altura e a bola entrou como um míssil na baliza do Leocadenses. Com esta vitória o Remelhe apanhou o Carapeços, e ambos ocupam o 2º e 3º lugar com 44 pontos, menos 3 que o líder Leões com 47 pontos. O Leocadenses com esta derrota, a primeira na era Manike Palheiras, desceu ao 5º lugar com 34 pontos, sendo sido ultrapassado pelo Oliveira , e o titulo está mais difícil dada a desvantagem para o líder estar cifrada em 13 pontos.     

 Milhazes 1(César )-1 Carapeços (Né)

O Carapeços deixou 2 pontos em Milhazes e viu o líder Leões aumentar a vantagem e foi apanhado pelo Remelhe que passou a somar os mesmos 44 pontos no 2º lugar. Este Carapeços apesar de ser o detentor do melhor ataque da prova, os chamados avançados de raiz (Jorge Gomes e Paula) já não marcam golos aos 6 jogos consecutivos e tem sido as alas e os médios a fazer a diferença ao marcar os golos do Carapeços. Ruizinho que vinha a marcar à 4 jogos consecutivos foi uma baixa notada neste jogo devido a lesão. .  Não assistimos ao jogo, mas sabemos que o Carapeços não esteve ao seu nível. Com mérito para o Milhazes que soube defender este empate com unhas e dentes. O Carapeços foi para o intervalo a vencer por 1-0, golo apontado pelo Médio defensivo Né aos 17 minutos no seguimento de um pontapé de canto. Na 2ª parte o empate surgiu aos 52 minutos através de César 1-1 para a equipa da casa, numa desatenção de um defesa da equipa forasteira, onde o Guarda-redes da mesma equipa poderia ter feito melhor, e o resultado não mais se alterou até final. O Milhazes somou mais um ponto para a manutenção ao passar a somar 23 pontos no 9º Lugar.

O Carapeços está ao nível da época passada. Soma os mesmos 44 pontos à 18ª jornada. A diferença é que liderava na época anterior com 3 pontos de avanço sobre o 2º classificado, e atualmente tem 3 pontos de desvantagem para o 1º classificad0.

Aborim 3 (Jorge Jaques e Balizas 2 ) -5 Oliveira Papagaio 2, Bruno 2, e Marco)

Os jogos com o Aborim proporcionam muitos golos, e desta vez não fugiu à regra: Este Aborim joga sempre de olhos nos olhos pouco dado a sistemas táticos defensivos, ao arriscar sofrem muitos golos e fazem desta equipa a que mais golos sofreu no campeonato, 47 golos sofridos em 18 jornadas. Do outro Lado o Oliveira é uma das equipas que marca muitos golos (41) e passou a ter o 3º melhor ataque só superado pelo Carapeços (52) e Leões da Serra (49).

O Oliveira com esta vitória subiu ao 4º Lugar ultrapassando o Leocadenses e passou a somar 35 pontos. O Aborim é penúltimo na zona de despromoção com os mesmos 13 pontos do antepenúltimo Fragoso.  

A marcha do marcador: Aos 28 minutos Papagaio fez o 0-1 de penalti. O mesmo Papagaio bisou ao fazer o 0-2 aos 30 minutos. O 0-3 foi apontado por Bruno aos 40 minutos e o jogo foi para o intervalo. Na segunda Parte o Aborim reduziu para 2-3 Provavelmente por Balizas  que bisou na partida. O Oliveira aumentou a vantagem aos 55 minutos para 2-4 o 2-5 foi apontado por Bruno. E o Aborim fez o 3-5 final através de  Jorge Jaques)  

 

  Carvalhal 3 (João, Diane, Rui Coreia) -2 Perelhal (Huguinho 2, Diogo Carvalho e Luís Dias)

Com mérito para o Perelhal que venceu este encontro. Este Carvalhal não tem nada a ver com o Carvalhal das duas épocas anteriores, onde foi campeão e venceu a Taça de Barcelos.

 O Carvalhal perdeu pala 6ª vez em casa em 10 jogos realizados no seu terreno, e dos 34 golos sofridos 21 foram em casa! O Carvalhal encontra-se no 14º lugar com 16 pontos, só mais 3 que os clubes que estão na zona de despromoção. O Perelhal somou a 6ª vitória, a 3ª fora de casa e não saiu do 11º lugar, embora os seus 23 pontos dão-lhe para já alguma tranquilidade, tendo a zona de despromoção à distância de 10 pontos.

Vamos à marcha do marcador.

 Tudo parecia bem encaminhado para equipa do Carvalhal depois de Joãozinho ter inaugurado o marcador aos 3 minutos, e Yaya Diane ter feito o 2-0 aos 22 minutos.

 Entretanto Huguinho colocou água na fervura ao reduzir para 2-1 aos 27 minutos. Rui Correia fez o 3-1 aos 32 minutos, e o Carvalhal parecia determinado em vencer esta partida. Mas ainda antes do intervalo aos 40 minutos Diogo Carvalho reduziu para o Perelhal 3-2, e a vantagem mínima para a equipa da casa não os deixou muito tranquilos.

Foi já na segunda parte que o Perelhal deu a reviravolta total ao resultado. Huguinho continuou a fazer das suas ao bisar e colocar o resultado em 3-3 aos 60 minutos, e mesmo no cair do pano aos 90 minutos o balde de água fria foi proporcionado através de Luís Dias ao fazer o 3-4 final!           

Sequeade 0-0 Pereira

O Pereira arrancou um empate no terreno do Sequeade sem golos. Não temos incidências desta partida e vamos fazer apenas algumas notas da prestação de uma e outra equipa nesta fase do campeonato. A equipa do Pereira somou o 5º jogo sem vencer, e desceu um lugar na classificação, foi ultrapassado pelo Palme, e passou a ocupar o 7º Lugar com 26 pontos, e longe dos lugares do pódio. Já o Sequeade somou um ponto muito importante para a manutenção, pois o seu 13º Lugar com 17 pontos não os deixa muito tranquilos, já que 4 pontos os separa das equipas que estão em zona de despromoção.    

 

Palme 5 (Saquetes, Júlio César, João Sá, Jonny e Paulo César-2 Lijó (Diogo Loureiro e Teixeira)

O Palme recebeu o Lijó na 18ª jornada, relembrando que tinha perdido na primeira jornada em Lijó. Desta feita venceu por 5-2. A vitória não começou por ser avistada da melhor forma, uma vez que nos primeiros minutos o Palme falhou uma grande penalidade por intermédio de Saquetes e o Lijó adiantou-se no marcador também através de um penalti convertido por Diogo. Desde aí, praticamente só se viu Palme. Chegou o empate por Saquetes que se redimiu do penalti falhado e pouco depois o 2-1 chegou por Júlio César numa bola parada. Ainda antes do intervalo João Sá fez o 3-1 num bom remate fora da área. Ao intervalo registava-se o 3-1 para a equipa da casa. No reatar da partida, o Lijó não baixou os braços e reduziu para 3-2 numa bola parada por Teixeira, ainda em busca de pontos neste encontro. Sonho esse que acabou logo a seguir com o golo de Jonny após uma assistência perfeita de Paulo César, culminando no 4-2. Ainda antes do final, Paulo César ditou o resultado final num espetacular remate sem hipótese para São Bento. O Palme venceu e encontra-se no 6º lugar do campeonato, o Lijó continua na zona de despromoção.

Paradela 2 (Tiago Costa e Paulinho,) -0 Fonte Coberta

O Paradela conseguiu voltar às vitórias depois de ter amealhado duas derrotas nas duas jornadas anteriores. Já o Fonte Coberta voltou a perder depois da vitória na jornada anterior em Milhazes.  O Paradela com esta vitória passou a respirar melhor já que passou a somar 19 pontos no 12º lugar com 19 pontos, mais 6 pontos que as equipas que estão na zona de despromoção. O Fonte Coberta com esta derrota fica com a vida difícil, pois soma 14 pontos está fora da linha de água com apenas mais um ponto da zona de despromoção. O Paradela vencia ao intervalo com o golo apontado por Tiago Costa aos 30 minutos. O 2-0 surgiu na 2ª parte aos 68 minutos foi seu autor Paulinho, um reforço consumado nos últimos dias do mercado de transferências.       

Macieira 3-0 Fragoso (falta de comparência do Fragoso)

Este foi o jogo em que o Macieira venceu na secretaria por falta de comparência da equipa do Fragoso devido ao surto de gripe que afetou 60% por cento dos jogadores do plantel. Apesar do pedido do dirigente da equipa do Fragoso na intenção de adiar o jogo, os dirigentes do Macieira foram irreversíveis, e face aos regulamentos não eram obrigados adiar o jogo. Pedia-se o bom senso que não chegou acontecer. O Macieira aproveitou este infortúnio da equipa adversária para somar mais 3 pontos e está no 10º Lugar com 23 pontos. O Fragoso continua na zona de despromoção com 13 pontos.