Arrancou este fim-de-semana mais um campeonato Popular da 2ª divisão. Desconhecemos qual será a edição, mas apontamos que seria no ano 2000 a 1ª. Se for dentro da nossa premonição, estaremos a falar da 19ª Edição (na primeira vamos na 26ª edição).
- Baluganense 1-4 Águias de S. Mamede
Os resultados foram em regra muito equilibrados, com a exceção do jogo em Balugães em que o Águias de S. Mamede foi vencer no passado Sábado em jogo antecipado, o Baluganense por 4-1, com 3-1 ao intervalo. Mais curioso ainda é que aos 22 minutos o resultado estava 1-3, tendo como matador neste jogo Jorge Sá, um jogador que se estreou no Popular de Barcelos com um Hat-Trick nos primeiros 22 minutos. Jorge Sá inaugurou o marcador aos 2 minutos 0-1, o mesmo Jorge elevou para 0-2 aos 12 minutos. Respondeu o Baluganense por intermédio de André Gonçalves a reduzir aos 20 minutos para 1-2 , mas no minuto seguinte (21) Jorge Sá voltou a carimbar, ao fazer o 1-3 com que se atingiu o intervalo. O Jogo na segunda parte abrandou provavelmente com o S. Mamede a gerir a vantagem, mas sobre os 90 minutos Gonçalo Barbosa fixou o resultado em 1-4. Este resultado não merece contestação, e não deixa de ser algo surpreendente, já que o Baluganense acabou de descer de divisão, o S. Mamede classificou-se nos lugares cimeiros da época passada. O S. Mamede foi a única equipa a vencer fora de casa, e ganha o estatuto de ser líder na 1ª jornada.
- S. Martinho 3-0 Águas Santas.
O S. Martinho mesmo jogando em casa emprestada (em Alvelos) devido à requalificação do seu retângulo de jogo na colocação de relva sintética, não teve dificuldades para vencer o Águas Santas por 3-0 com 0-0 ao intervalo. O reforço ex Núcleo da Silva André Rego inaugurou o marcador aos 65 minutos. Aos 76 o S . Martinho elevou para 2-0, desta vez a beneficiar de um autogolo. O S. Martinho elevou para 3-0, desta vez foi Luís Gonçalves a marcar. Resultado que não sofreria alteração até final.
S. Martinho segue assim o S. Mamede no 2º lugar em virtude dos 3 golos marcados e 0 sofridos.
3- Feitos 3-2 Pedra Furada
Passamos agora aos jogos mais equilibrados e destacamos o Feitos x Pedra furada.
O Pedra Furada inaugurou o marcador por intermédio de Bruno Miranda aos 2 minutos, 0-1. Respondeu o Feitos com o golo do empate 1-1 por intermédio de André aos 8 minutos. E com este resultado se chegou ao intervalo. Na etapa complementar foi preciso esperar até aos 65 minutos para o Feitos dar a volta ao resultado para 2-1, foi Lecas o seu marcador. Aos 88 minutos Messi dilatou a vantagem para 3-1, e aos 90 minutos, o Pedra Furada por intermédio de Alexandre Silva fixou o resultado em 3-2.
- Campo 1-0 Cambeses
Foi com um golo solitário apontado por Mike aos 55 minutos ,com que o Campo venceu o Cambeses por 1-0 .
- S. Eugénia 1-1 Cristelo
O S. Eugénia conseguiu um empate perante o Cristelo no seu jogo estreia do Popular de Barcelos. Os visitantes foram os primeiros a marcar por intermédio de Barroso aos 20 minutos. Levaram esta vantagem para o intervalo, mas na etapa complementar Rafa restabeleceu a igualdade 1-1.
- Chorente 2-0 Silveiros
Não foi fácil ao Chorente vencer o Silveiros dado que só aos 63 minutos a equipa da casa inaugurou o marcador por intermédio de Huguinho, o 2-0 foi apontado por intermedio de Marquinho, desconhecemos o minuto.
- Carvalhas 2-1 Silva
Este foi um resultado meia surpresa dado que o Carvalhas andou na época passada longe de lutar pela subida de divisão, e o Silva desceu de divisão no final da época. O Carvalhas inaugurou o marcador aos 15 minutos por intermédio de Dani. E com este resultado se chegou ao intervalo. Na etapa complementar, Diogo Ferreira aumentou para 2-0 , e aos 90 minutos Adélio reduziu para 2-1.
- Estrelas 2-1 Bastuço
O Bastuço conseguiu inaugurar o marcador aos 15 minutos por Pedro Pato. Respondeu os Estrelas por intermédio de Alberto Esteves a restabelecer o empate 1-1 aos 25 minutos. Com este resultado se chegou ao intervalo. Na etapa complementar Mário Lopes deu a reviravolta ao marcador, ao marcou o golo do triunfo 2-1 do Estrelas aos 65 minutos.
- Creixomil 0-0 Cossourado
Este foi o único resultado sem golos na 2ª divisão. Sem incidências desta partida, limitamo-nos a dizer que se trata de 2 clubes com muitos anos de 1ª Divisão, sendo o Creixomil um clube histórico, mas que passa por uma fase de reconstrução, nomeadamente pelo seus diretores, para tentar trazer este clube de novo para as luzes da Rivalta.