O Carapeços é o novo campeão do Popular de Barcelos, depois de alcançar uma goleada histórica em Airó, perante os Leões da Serra por 7-0 com 2-0 ao intervalo.

O Carapeços foi a equipa mais regular e os números falam por si.

Arrancou na frente e liderou até à 4 jornada, onde a perdeu para o Carvalhal que esteve na frente apenas 2 jornadas a 4ª e a 5ª: Á 6ª jornada foi o Leocadenses a provar o sabor da liderança, mas à 7ª já o Carapeços voltava à liderança, e desde aí foi cimentando às vezes o lugar de líder, outras houve em que o 2 º classificado Remelhe se aproximou. Com o campeonato aproximar-se do final, festejou o título de campeão a duas jornadas do final.

O Carapeços somou o maior número de vitórias (27) somou o menor número de derrotas (3) somou o menor números de empates (2) tem o melhor ataque (90 golos) e a melhor defesa 20 golos.

O Carapeços teve adversários de peso neste campeonato, nomeadamente o Remelhe nesta 2ª volta, equipa que somou apenas menos 2 pontos que o Carapeços. Remelhe (equipa que está apurada para a final da taça pela 2ª vez consecutiva) que já tinha assegurado o 2º lugar, venceu nesta jornada o Carvalhal por 3-0 e soma 76 pontos.

O Leocadenses apesar do empate em Lijó 1-1, cimentou o 3º lugar, soma 63 pontos.

O Carvalhal perdeu em Remelhe, tem o 4º lugar garantido com 61 pontos, mas ainda pode lutar com o Leocadenses pelo 3º lugar.

O Oliveira venceu o Fonte Coberta por 4-0 e aproveitou o empate do Sequeade em Perelhal para igualar estes no 5º lugar, ambos somam 52 pontos.

Passamos ao fundo da tabela onde ainda nada está decidido quanto a despromoções, sendo que é certo que das 4 equipas que se encontram no fundo da tabela 3 vão descer com toda a certeza, dado que o Fonte Coberta apesar de derrotado garantiu a manutenção.

O GDR Campo venceu em Negreiros 3-1, e passou a ser a equipa mais perto do Lijó que não foi além de um empate 1-1 com o Leocadenses.

O Lijó soma 26 pontos acima da linha de água. O Campo soma 25 pontos, Silva e Baluganense também somaram empates 1-1 com o Palme, e com o Fragoso, e somam ambos 23 pontos, equipas que em caso de derrotas na próxima jornada podem ficar automaticamente despromovidas, tudo depende dos resultados do Campo e do Lijó.

Esta 32ª Jornada tem um dado curioso, que foi haver 5 empates em 9 jogos! E todos com o mesmo resultado de 1-1! Só o Campeão (Carapeços), o Oliveira, Remelhe e o GDR Campo venceram e contribuíram com mais de metade (17) dos 28 golos apontados nesta jornada.

Golos.

Outro dado curioso é que nas 4 vitórias desta jornada houveram jogadores a bisarem, foram eles Jorge Gomes, Fábio Torres e  Ní todos do Carapeços, Marco do Oliveira, Fábio do GDR Campo e Minhoca do Remelhe.

Destaque ainda para o goleador líder do campeonato “Diogo Oliveira” do Fragoso, que apontou mais um golo nesta jornada, e passou a somar 23 golos. Mais 6 que Vilas do Remelhe que segue em 2º lugar. Em 3º4º e 5 lugares, surgem com 16 golos Fábio Torres e Jorge Gomes do Carapeços e Lipinho do Negreiros.  

Leões da Serra 0-7 Carapeços (Jorge Gomes 9, e 57 m, Fábio 12 e 51 m, Ní 83 e 88m, Samuel 90m)

O Carapeços motivado pela ansia de arrumar com a questão do título, entrou a matar em Airó. A resistência dos Leões apenas durou 12 minutos, tempo para que Jorge Gomes abrisse o marcador aos 9 minutos, a finalizar uma boa jogada rápida pela esquerda, com cruzamento para o bico da pequena área do lado direito, com este a rematar forte junto do poste esquerdo do Guarda-redes dos Leões. O Carapeços estava forte no meio campo, abriu o jogo em passe longo, desta vez para o flanco direito, o cruzamento a sair para junto do poste contrário, onde Fábio aparece a encostar para o 2-0 aos 12 minutos.

A partir daqui os Leões conseguiram acertar posições na retaguarda, equilibraram o jogo, mas nesse período não houve lances de perigo junto das balizas das duas formações. E com 0-2 se chegou ao intervalo:

No reatamento da partida o Carapeços veio com a intenção de marcar um golo o mais depressa possível para matar o jogo, e em vez de conseguir marcar um, marcou mais dois golos no espaço de 6 minutos! Fábio aos 51minutos finaliza em zona frontal uma jogada individual ao fazer o 3-0. E Jorge Gomes em pontapé de Bicicleta também em zona frontal fez o 4-0 aos 57 minutos: A partir daqui o Mister Miguel Sá Pereira com o título na mão começou a lançar no jogo os suplentes, e estes com a equipa dos Leões desmotivados e rendidos à força motivadora dos recentemente jogadores que haviam entrado, permitiram de forma fácil que Ní bisasse na partida (a exemplo de Jorge e Fábio) aos 83 e 88 minutos, a elevar para 6-0. Samuel um jogador dos mais veteranos da equipa, mas que atravessa um grande momento, ainda entrou no jogo para fechar o resultado em 7-0. O Carapeços somou o 8º título, um terço dos 25 dos campeonatos até agora realizados do popular de Barcelos! Se o Carapeços é um justo campeão, isso fica ao critério de cada um, depois de consultar os números que transcrevemos na introdução desta crónica. Aos Leões da Serra com a permanência garantida, desejamos-lhes que na próxima época voltem ao topo como o fizeram nas três épocas transatas, o Popular precisa dos Leões da Serra fortes.

Palavras do Mister Miguel Sá Pereira

"Conquistamos o campeonato mais difícil da história do Futebol Popular. Sobretudo pelo atual nível competitivo, e da qualidade dos nossos adversários."

"As grandes histórias escrevem-se com o valor de grandes homens, e este título tem muito do profissionalismo e carácter dos meus jogadores, e de uma estrutura diretiva coesa e competente."

"Uma palavra de apreço para os nossos principais rivais, que estiveram à altura de um grande campeonato."

Remelhe 3 (Minhoca 59 e 60 m, Roberto 88m) -0 Carvalhal

O Remelhe está ao nível do Carapeços, e neste jogo não deixou de acreditar, mesmo sabendo a par e passo que em Airó o Carapeços foi com uma vantagem de 2-0 para o intervalo, e na ansia que os Leões ainda pudessem dar a volta, desfizeram o nulo com que se tinha atingido o intervalo no seu jogo com o Carvalhal.

Minhoca no espaço de 2 minutos colocou o Remelhe a vencer por 2-0, aos 59 e 60 minutos. O 3-0 foi conseguido aos 88 minutos, foi seu marcador Roberto.

O Carvalhal mesmo com um lugar no pódio em vista, não soube aproveitar o empate do Leocadenses em Lijó, e viu estes aumentarem a vantagem de 1 para 2 pontos no 3º lugar. O Carvalhal tem agora uma possibilidade de lutar pela taça, com esta mesma equipa do Remelhe. O Remelhe que fez uma 2ª volta muito forte, onde apenas teve um empate (em casa com o Lijó) e uma derrota (em Sequeade), só superado pelo Carapeços que apenas perdeu 3 pontos na derrota em Sequeade. O Remelhe soma 76 pontos no 2º lugar, mais 2 pontos com que o seu adversário deste jogo se tornou campeão na época passada, e ainda tem a possibilidade de somar mais 6, nos dois jogos que falta realizar, mas insuficientes para alcançar os 83 pontos alcançados pelo Carapeços.     

 Lijó 1 (Teixeira 50 m)-1 Leocadenses (Hugo Pombo 52 m)

O Lijó desperdiçou uma grande oportunidade de ficar mais próximo da permanência, mas não foi mal de todo 1 ponto somado neste jogo, se levar-nos em conta que levou com a equipa do Leocadenses que luta pelo último lugar do pódio (3ºlugar).

O jogo foi para o intervalo sem golos. Mas no reatamento Teixeira aos 51 minutos fazia renascer a esperança num possível trinfo neste jogo, quando inaugurou o marcador. Mas nem tempo tiveram para os festejos, já que Hugo Pombo colocou de novo o resultado num empate de 1-1 no minuto seguinte (52). E com este resultado se chegou ao final da partida.

O Leocadenses somou mais 1 ponto, e ainda aumentou a vantagem sobre o 4º Classificado o Carvalhal, (que perdeu em Remelhe) de 1 para 2 pontos, soma 63 pontos. Já o Lijó anda à longo período de calculadora na mão para tentar safar-se da descida de divisão. Teve a sorte de ver Baluganense e Silva terem o mesmo resultado de 1-1 nesta jornada, mas viu o GDR Campo vencer em Negreiros e aproximar-se, e fica apenas com um ponto de vantagem. O Lijó soma 26 pontos em zona de manutenção. Campo soma 25, Silva e Baluganense somam ambos 24. O Lijó depende apenas de si, mas tem o pior adversário possível que é deslocar-se a Sequeade, um clube que derrotou nada mais nada menos que o Carapeços e Remelhe nos dois últimos jogos nem casa. O Lijó não vence à 5 jornadas consecutivas! Será que vai criar surpresa? Quem sabe!    

Perelhal 1 (Pedro Miranda 52 m) -1 Sequeade (Dani 23 m)

O Perelhal equipa que fez uma 2ª volta em grande queria intrometer-se na luta pelo 5º lugar, e teve como adversário uma equipa que ocupava precisamente esse posto!

O Sequeade está a passar pelo melhor momento da época e queria manter o 5º lugar. E começou da melhor forma ao inaugurar o marcador aos 23 minutos por intermédio de Dani que se estreou a marcar pela sua equipa colocando a sua equipa em vantagem 0-1. E com este resultado se chegou ao intervalo.

No reatamento o Perelhal só precisou de 7 minutos para restabelecer o empate, sendo Pedro Miranda a fazer o 1-1. Sem incidências desta partida limitamo-nos a dizer que foi o resultado final. O Sequeade com este empate viu-se apanhado pelo Oliveira no 5º lugar onde ambos somam  52 pontos.

O Perelhal manteve o seu 8ª Lugar com 45 pontos.

Negreiros 1 (Luís 67 m) -3 Campo (Fábio 55 m, Fábio 65 m, AG 90 m)

Este jogo era de estrema importância para o GDR Campo, para manter ainda a possibilidade de se manter na 1ª Divisão. O jogo foi para o intervalo sem golos,

Mas no reatamento o GDR campo passou para a frente do marcador com a obtenção do 1-0 acontecer aos 55 minutos por intermédio de Fábio. Fábio que bisou no minuto 65, ao colocar a sua equipa a vencer 0-2. Respondeu o Negreiros com Luís a reduzir aos 67 minutos para 1-2. O Golo da tranquilidade só surgiu ao minuto 90 através de um autogolo, e deu a 3ª vitória ao GDR campo nas últimas 4 jornadas realizadas.

O GDR Campo é agora o clube mais próximo do Lijó, equipa que ocupa o último lugar que garante a permanência. Soma 25 pontos. O Lijó soma 26.

O GDR Campo vai receber o Oliveira na próxima jornada e o Campo não tem sido muito feliz em casa esta época: O Negreiros com este empate manteve o seu 13º lugar com 33 pontos.     

Macieira 1 (Paulinho) -1 Pereira (André Pereira 90 m)

Um empate ente duas boas equipas que nunca estiveram na luta pelo título esta época, mas também nunca estiveram em dificuldades no fundo da tabela. Um empate que penaliza mais a equipa do Pereira, que o fez perder o lugar na classificação para a equipa do Oliveira. O Pereira passou a ser o 7º classificado. O Macieira manteve o 9º lugar com 42 pontos. O Macieira esteve em vantagem até ao último minuto da partida fruto do golo apontado por Paulinho (desconhecemos o minuto). O Golo do empate foi apontado por André Pereira.

 Fragoso 1 (Diogo Oliveira 65 m)-1 Baluganense (André Gonçalves 60 M)

Aqui assistimos a um derby entre duas equipas que são banhadas pelas margens do Rio Neiva!

Na primeira parte foi tempo de pegar nas canas e lançar o isco, mas nenhum peixe foi no engodo e tiveram que fazer uma pausa.

Na 2ª parte da competição André Gonçalves armado em pescador aproveitou a corrente e foi o primeiro a pescar com o golo inaugural acontecer aos 60 minutos, 0-1 e o Baluganense via aqui uma esperança de surgir à tona da água. Mas Diogo Oliveira pesca em qualquer tipo de águas, e apontou o 1-1 aos 65 minutos, e fez mergulhar de novo a equipa do Baluganense, ainda que nem perdesse nem ganhasse pontos em relação ao Lijó equipa que está no último lugar da zona de manutenção, mas só faltam duas jornadas para acontecer um milagre. Baluganense soma 23 pontos. O Lijó soma 26 pontos. O Fragoso está num tranquilo 10º lugar com 40 pontos, e tem um objetivo, ver no Diogo Oliveira o rei dos marcadores da 1ª divisão, e com duas jornadas para o final tem 6 golos de vantagem. Um título que já não deve fugir.     

Oliveira 4 (Marco 33 e 75 m, Lucas 70 m, Bruno Faria 90 m) -0 F. Coberta

Em jogo antecipado o Oliveira venceu a equipa do Fonte Coberta por 4-0.

A resistência da Fonte só durou 33 minutos altura em que sofre o 1º Abalo com Marco a inaugurar o marcador 1-0, e foi com esta escassa vantagem que se chegou ao intervalo.

Na etapa complementar Lucas aumentou para 2-0 aos 70 minutos. Marco bisou ao apontar o 3-0 aos 75 minutos, e a fechar o resultado em 4-0 surgiu Bruno Faria aos 90 minutos. Com esta vitória o Oliveira apanhou o Sequeade no 5º lugar passando ambos a somarem 52 pontos.

O Fonte Coberta assegurou em definitivo a permanência na 1ª divisão. Tem 6 pontos de vantagem sobre o GDR Campo, mas tem vantagem no confronto direto nos resultados entre si.  

Silva 1 (César 80 m) -1 Palme (Rui Ferreira 45 M)

Ainda não foi desta que o Silva teve estofo para dar um safanão o espectro da descida.

Aguentou 45 minutos com o resultado sem golos, mas Rui Ferreira chegou à vantagem antes do regresso aos balneários para o descanso, colocando o Palme a vencer 0-1.

O Silva só aos 80 minutos conseguiu restabelecer a igualdade por intermedio de César ao fazer o 1-1 , mas insuficiente para aumentar as esperanças de se manter  na 1ª divisão. O Silva leva 3 jogos sem vencer, tem 23 pontos, e está à distância de 3 pontos da linha da salvação. Matematicamente ainda é possível a permanência, mas está muito difícil. Tem apesar disso um calendário teoricamente mais fácil, desloca-se a Fonte Coberta na próxima jornada, e na última recene o GDR Campo, um confronto direto que vai ter influência direta ou indiretamente na decisão de quem desce. O Palme manteve o seu 11º lugar na classificação com 38 pontos.