Nesta última jornada só havia dois jogos que interessavam para as contas da subida, forma eles o Pedra Furada x Milhazes e o Os Estrelas Cristelo, para decidir quem subiria de Divisão para fazer companhia ao Paradela e ao Aborim que a tempo e horas consumaram a subida.

O Milhazes tinha vantagem sobre o Cristelo onde o empate serviria para garantir a subida, e foi com um empate 2-2 no terreno do Pedra Furada que o Milhazes carimbou à tangente a subida à 1 ª Divisão.

Já o Cristelo precisava de vencer e esperar que o Pedra Furada vencesse o Milhazes.

O Cristelo venceu 3-0 na casa dos Estrelas, e teve ainda por  escassos  minutos com o pé na 1ª divisão, precisamente quando o Pedra Furada esteve em vantagem sobre o Milhazes 2-1.

O Milhazes foi a equipa que menos esperou para estar de regresso à 1ª divisão. Tinha sido despromovido na época 2014-2015, regressa 4 anos depois.

O Paradela já teve que esperar 8 longos anos para regressar à 1ª divisão, depois de ter sido despromovido na época 2010-2011.

O Aborim foi a equipa que mais  tempo esteve longe dos palcos da 1ª Divisão, se não estamos em erro esta equipa desistiu (na 1º divisão) na época 2004-2005 das provas da AFPB.

Depois destas subidas, o Sul do Cávado vai ficar a ser representada por 10 equipas.

Remelhe, Sequeade, Pereira, Carvalhal, Paradela, Milhazes, Macieira, Negreiros, Leões da Serra  e Fonte Coberta.

As 8 equipas a Norte do Cávado são o Carapeços, Leocadenses, Lijó, Palme, Perelhal, Aborim, Fragoso e Oliveira.

Por fim uma análise da prestação das equipas.

O Feitos foi a equipa que mais surpreendeu no início da época ao somar 8 vitórias consecutivas. Tudo parecia indicar que seria uma das equipas com mais possibilidades de subir de divisão, mas com o virar da 1ª para a 2ª volta, os resultados não foram os melhores e o Feitos defraudou os seus adeptos, não conseguindo o regresso à  1ª divisão, depois de ter descido na época anterior.

A equipa do Paradela foi a equipa mais regular durante o campeonato, mas foi precisamente com a chegada do Novo mister Carlos Gaiteiro que o Paradela assumiu a liderança para nunca mais a perder até consumar a subida e sagrar-se campeão.

A equipa do Milhazes, não foi das que melhor arrancou, mas foi na 2ª volta que mais pontos conquistou para consumar a subida.

O Aborim também foi a exemplo do Paradela uma equipa regular arrancar no pelotão da frente, e chegou ao virar da 1ª para a 2ª volta a estar a na liderança, e a partir daqui nunca perdeu de vista o líder, e foi sempre a equipa mais próxima do Paradela até consumar a subida de divisão.

Se o Feitos ainda se intrometeu na luta para o regresso à 1ª divisão. Já o Pedra Furada e o Cossourado, equipas que também tinham, sidos despromovidas, nunca tiveram estofo para se meter na luta pelo regresso à  1ª divisão, daí , esperávamos mais destas duas equipas.

A equipa do Cristelo fez uma excelente 2ª volta e chegou a lutar pelo título na última jornada.

As equipas do Lama, Águas Santas e Águias de S. Mamede ainda chegaram a andar no topo ,  e até o Chorente, mas caíram na reta final do campeonato.

Equipa sensação acabou por ser o Bastuço S. João, dado que se estreou no campeonato popular, e terminou num honroso 7º lugar na tabela.

No fundo Creixomil, Silveiros e Cambeses fizeram um campeonato abaixo do seu estatuto, Silveiros apenas venceu uma vez . Cambeses e Creixomil venceram apenas por duas ocasiões.

Silveiros e Creixomil começaram do zero, e está muito difícil de serem equipas de referência com já o foram. O Creixomil já foi campeão por duas vezes. Fazemos votos para que estas equipas voltem bem mais reforçadas para serem mais competitivas na próxima época.

No fundo da tabela com as novas regras. Creixomil, Silveiros, Cambeses, Carvalhas, Pedra Furada e Os Estrelas, ficaram condenados a jogar a pré eliminatória da Taça de Barcelos.    

     34ª Jornada 2ª Divisão Resultados Finais e marcadores
Águas Santas 3 (Vitinha 2, Paulinho)-3 Bastuço (Pedro Pato, Filipe Pereira 2)
Lama 3 (Vita 9 e 21 m, André Gomes 68 m) -2 Chorente ( Serginho e Araújo)
S. Martinho 3(Serginho,Sareco,Gonçãlo)-4 Aborim (Balizas 2, Steven e Xavi)
Silveiros 2 (??)-2 Águias de S.Mamede ( Bruno Sá 5 m, Duarte Alves 46 m)
Estrelas 0-3 Cristelo ( Pinto 2, Paulo Miranda)
Paradela 3 (Rui Gomes 9 m, Filipe Amorim 38 m, Ricardo Campos 60 m) -4 Carvalhas (Nuno Fernandes 3, Pedro Jesus)
Cossourado 2(Vitor Hugo e Rui)-2 Feitos (Sineiro e cris)
Pedra Furada 2 (Pica e Sousa)-2 Milhazes ( Zé carvalho e Zé P.Costinha)
Creixomil 1(Paulinho) -2 Cambeses (Filipe Silva (Pikolin) e Diogo)