O Paradela está de regresso à 1 ª Divisão 7 anos depois (desceu de divisão na época 2010-2011) em 2018-2019 volta à divisão principal e para isso contribuiu o Homem do leme de nome Carlos Gaiteiro, residente  na Póvoa de Varzim,  mas é  Natural das Caxinas, terra de pescadores e sente  orgulho de lá ter nascido.

Ficamos a conhecer o abonatório curriculum do mesmo, e por isso não espanta o carrocel de bons resultados que levou o Moinhos de Paralela ao título de Campeão da 2ª Divisão 2018-2019.

Carlos Gaiteiro é treinador credenciado de Nivél ll da UEFA . Começou a treinar aos 36 anos, nas equipas do Popular da Póvoa de Varzim e venceu 17 títulos,  todos ao como treinador do Estela. Passando ainda pelo Bougadense da Ass. Futebol do Porto.

Carlos Gaiteiro assumiu o comando na semana que antecedeu o jogo da 10ª Jornada em S. Pedro, no qual defrontou “ Os Estrelas” resultando a sua primeira vitória por 2-0.

Recordamos que o Paradela iniciou a época com o Mister Camané , e à  7 ª Jornada foi dispensado depois do empate 3-3 com a equipa do CD Lama.

 Na 8ª e 9ª jornada Rui Filipe Gomes assumiu funções de treinador interino, tendo com adjunto Miguel Campos, este último transitou com adjunto de Carlos Gaiteiro.

 Passamos às perguntas.

 

DD: Sendo um treinador desconhecido do Popular de Barcelos, como surgiu o convite para vir treinar um clube que apostava muito forte na subida de Divisão?

CG: Surgiu através de um amigo em comum, que achou que eu seria o treinador certo para os objectivos do clube.

GG: O Mister prometeu a subida ou só prometeu lutar jogo a jogo e logo se via? Dado que herdou um clube que ocupava o 5º Lugar na tabela a 7 pontos do Líder!

CG: A mim foi -me pedido a subida de divisão, mesmo sem ter o conhecimento daquilo que a equipa seria capaz de fazer. A equipa teve uma boa evolução e lá conseguimos.

 

DD: O Paradela assumiu o comado da classificação à 24 Jornada (a 8 do final do campeonato) foi aí que pensou que o mais difícil estava feito?

CG: Aí foi o atingir do objetivo pretendido inicialmente, depois fomos em busca dos novos desafios.

DD: O Paradela face às obras de requalificação do seu recinto desportivo, jogou grande parte dos seus jogos na posição de visitado em campo emprestado, esperava-se dificultadas acrescidas devido a esse fator, curiosamente, essas dificuldades não se fizeram notar! Como consegui passar este obstáculo!

CG: Quando temos uma equipa focada nos objetivos coletivos, todas as dificuldades que se nos apresentaram foi tornando-nos mais fortes. É claro que seria melhor não ter que andar de um lado para o outro.

DD: A nível competitivo que diferenças encontra do Popular de Barcelos para o Popular da Póvoa de Varzim?

CG: O popular de Barcelos é mais físico e de futebol direto. Na Povoa é mais técnico.

DD: Que plantel encontrou à sua chegada, e se o mesmo lhe deu a garantias de poder aspirar à subida de divisão, ou ainda reforçou o plantel dentro dos prazos previstos?

CG: Encontrei um plantel curto, mas ciente de que era capaz de alcançar a subida. Na reabertura de mercado, tivemos a hipótese de nos reforçarmos e assim aconteceu o que nos deu mais garantias para o que mais adiante viria.

DD: Vemos no Paradela a equipa com o melhor ataque 90 golos! Mas em golos sofridos 36 achamos algo demasiado para um campeão! O Paradela tem a 2ª defesa menos batida do campeonato , o que dá a entender que não é caso único! Como justifica as equipas de topo sofrerem tantos golos? Será pela competividade , ou será mais filosofia de jogo que não interessa sofrer golos desde que a sua equipa marca mais um que o adversário?

CG: A minha filosofia é marcar sempre mais um golo que o adversário, independentemente de quantos sofra. É claro que as equipas de topo não deveriam sofrer tantos golos. Mas a competitividade é grande e se queres vencer tens que arriscar mais defensivamente.

DD: O êxito da subida de divisão tem outros nomes ou estrutura que merecem ser por si referenciados? Quais?

CG: O êxito é de todos, pois é preciso a dedicação de todos os intervenientes na equipa para que tudo dê certo.

DD: O seu futuro passa pela continuidade de treinador do Paradela na próxima época?

CG: Sim, já estamos a preparar a próxima época para que quando comecem os treinos, já tudo esteja a funcionar nas melhores condições.

DD: Com classifica a organização do Popular de Barcelos, e o que na sua opinião poderia melhorar?

CG: Tenho pouco tempo de popular de Barcelos e não seria correto da minha parte tecer qualquer tipo de comentário, devido ao meu pouco conhecimento. Talvez no futuro já possa deixar alguma sugestão.

DD: Deixe uma mensagem aos aficionados em geral do Popular, nomeadamente ao elenco diretivo e adeptos do Paradela , e a quem de direito o mereça.

CG: Aos adeptos do Paradela o meu agradecimento por todo o apoio e dedicação ao clube. Aos adeptos em geral, faço apenas um pedido, quando forem para qualquer campo ver a vossa equipa do coração, apoiem apenas a vossa equipa, sem insultos para o adversário. Vamos tornar o Popular bem melhor como adeptos.