Nesta 33ª jornada as atenções estavam todas concentradas nos jogos em que eram intervenientes os 4 clubes do fundo da tabela. Lijó, GDR Campo, Baluganense e Silva.

O Lijó era o clube que dependia apenas de si, dado que tinha vantagem pontual para todos os seus mais diretos adversários na luta pela permanência. O Lijó venceu em Sequeade 1-0, e beneficiou das derrotas do GDR Campo em casa com a equipa do Oliveira 0-2, do empate caseiro do Baluganense 2-2 com a equipa do Negreiros, e ainda da derrota do Núcleo da Silva no Fonte Coberta por 4-3, neste último jogo o Silva foi para o intervalo a vencer 2-0 e ainda chegou ao 3-0 no início da 2ª parte, o pior veio depois onde sofreu 4 golos e a derrota atirou-o em definitivo para a 2ª Divisão. Para estas vagas Paradela e Aborim já tem lugar na 1ª divisão, falta ainda apurar o 3º Clube que vai ser disputado entre Cristelo e Milhazes, sendo que ao Milhazes basta um empate, para assegurar a subida.

No topo ficou tudo decidido com o Carapeços já Campeão a vencer o 2º Remelhe 3-2,soma 86 pontos, Remelhe soma 76, uma diferença pontual exagerada de 10 pontos a não condizer com o valor das duas equipas. Em 3º ficou o Leocadenses com 66 pontos depois da vitória alcançada 2-1 sobre a equipa do Macieira. Em 4º ficou o Carvalhal com 62 pontos, tendo estes cedido um empate 2-2 com a turma do Perelhal, em 5º vai ficar o Oliveira com 55 pontos, depois de vencer o GDR Campo fora por 2-0. O 6º lugar vai ficar decidido entre Pereira e Sequeade na última jornada, sendo que ao Sequeade basta o empate para ficar com o lugar.

Foram apontados 29 golos nesta jornada e só um jogador conseguiu o Hat-Trick. Foi David do Fonte Coberta, que por sinal acabou por ser decisivo na vitória da sua equipa, marcando os 3 golos em 5 minutos! Empurrando em definitivo o Silva para a 2ª Divisão. Só um jogador bisou nesta jornada, foi Dário do Oliveira que marcou os dois golos com que a sua equipa derrotou o Campo.  

A lista dos melhores só não mexeu no topo, onde Diogo Oliveira prepara-se para ser o melhor marcador da 1ª divisão. Não marcou, mas os 23 golos dão-lhe uma vantagem de 6 golos para a dupla que segue em 2º lugar, David do Fonte Coberta com 3 golos passou a fazer companhia ao Vilas do Remelhe, ambos somam 17 golos. Hugo Vilaça dos Leões da Serra juntou-se nesta jornada ao Lipinho do Negreiros, Jorge Gomes e Fábio Torres do Carapeços, passando todos a somar 16 golos do 4º ao 7º lugar.

Nesta crónica jogo a jogo limitamo-nos a dar a marcha do marcador.   

Carapeços 3 (Marco Silva 38,m,Azevêdo 46 m, AG 80 m) -2 Remelhe (Jorge Miguel 30 m, Minhoca 60 m)

O Carapeços recebeu e venceu o Vice- Campeão Remelhe por 3-2. Com o resultado de 1-1 ao intervalo.

O Mister Miguel Sá Pereira depois do campeonato ganho fez muitas alterações na equipa, nomeadamente na linha intermédia e ataque.   

Assistiu-se a uma grande partida de futebol, com jogo aberto sem pressão de nenhum dos lados, e a justificarem que estávamos perante as melhores equipas do campeonato 2018-2019.

 A equipa do Remelhe foi a primeira equipa a marcar por intermédio de Jorge Miguel aos 30 minutos. Respondeu o Carapeços a restabelecer a igualdade de grande penalidade, sendo Marco Silva o marcador do 1-1 igual aos 38 minutos. O intervalo chegou e no início da 2ª parte, Azevedo colocou pela 1ª Vez o Carapeços na frente do marcador 2-1, estava apenas decorrido o 1º minuto (46) da 2ª Parte. 

Aos 60 minutos foi Minhoca a restabelecer a igualdade para equipa do Remelhe 2-2.

O 3-2 para o Carapeços surgiu aos 80 minutos de autogolo, mas Jorge estava prestes a empurrar, quando surgiu o corte infortuno do jogador forasteiro. O Carapeços saiu vencedor, mas o empate era o resultado mais justo, face ao espetáculo criado por ambas as formações. O Carapeços recebeu as faixas, medalhas e o troféu no final do jogo, a premiar o justo campeão 2018-2019.  O Remelhe equipa apurada para a final da taça tem uma grande oportunidade de se redimir e vencer o troféu perante a equipa do Carvalhal.

Leões da Serra 1 (Vilaça 3 m)-1 Palme (Pimenta 20 m)

Com as suas posições tranquilas na tabela e praticamente definidas, Leões da Serra e Perelhal empataram 1-1. O resultado foi feito na 1ª parte, sendo Hugo Vilaça a colocar os Leões em vantagem aos 3 minutos. O empate para a equipa do Palme teve autoria do jogador Pimenta, este e Hugo, dois jogadores muito referenciadas esta época, devido à performance veia goleadora, sendo os melhores marcadores das suas equipas. 

Carvalhal 2 (Joquinha 13 m João Bruno 66 m) - 2 Perelhal (Quintas 3 m,Meireles 83 m)

O Perelhal fez uma excelente 2º volta, e foi arrancar um empate no terreno do Carvalhal. E foram os primeiros a marcar por intermédio de Quintas, aos 3 minutos 0-1. Joquinha restabeleceu a igualdade de 1-1 aos 13 minutos. E jogo foi para intervalo.

Na etapa complementar o Carvalhal deu a volta ao resultado e adiantou-se no marcador 2-1 por intermédio de João Bruno aos 66 minutos. Mas o Perelhal não se deu por vencido e restabeleceu a igualdade 2-2 aos 83 minutos, foi seu marcador Meireles.    

Sequeade 0-1Lijó (Diogo Loureiro 9 m)

Este era um dos jogos mais importantes da jornada, mais para equipa do Lijó que sabia que em caso de Vitória poderia garantir a manutenção na 1ª divisão, e conseguiu esse feito com ajudas de terceiros. Venceu com o golo solitário de Diogo Loureiro aos 9 minutos e fez a festa da permanência.

Leocadenses 2 (Hugo, e David) - 1 Macieira (Paulinho) 

O Leocadenses garantiu o último lugar do pódio depois de vencer o Macieira 2-1 , beneficiando do empate do 4º Carvalhal com o Perelhal.

O Leocadenses foi para o intervalo a vencer 1-0 .  Procedido de autogolo (versão dos Visitantes em que dizem que o cruzamento é feito por André e a bola bate no defesa da equipa visitante e entra na baliza. Da parte do Leocadenses dizem ter sido Hugo a desviar para a baliza, as dúvidas só se podem dissipar na ficha do árbitro que ainda não tivemos acesso.

Na 2ª parte o Macieira restabelece a igualdade por volta do 60 minutos sendo seu marcador Sáises  1-1 , e 10 minutos depois foi David de cabeça a fazer o 2-1, para equipa da casa, e que seria o resultado final.

Pereira 0-1 Fragoso (Zé Carlos 77m)

O Pereira poderá ter comprometido o 6º lugar, depois de ter sido derrotado pela equipa do Fragoso. O golo que valeu os 3 pontos para equipa do Fragoso foi apontado aos 77 minutos por intermédio de Zé Carlos.

Baluganense 2 (Zé Carlos 42 m,AG 90 m) -2 Negreiros (Lopes 76 m,Gigio 88 m)

O Baluganense jogava a última cartada na esperança de  se manter na 1ª divisão, mas acabou por não ser feliz neste jogo ao ter conseguido apenas 1 ponto. Mas face ao resultado do Lijó em Sequeade, nem com a vitória evitava a descida nesta penúltima jornada. Zé Carlos ainda colocou a equipa do Baluganense a vencer 1-0 aos 42 minutos. Na 2ª parte o Negreiros deu a reviravolta com Lopes a fazer o 1-1 aos 76 minutos, e Gigio a fazer o 1-2 aos 88 minutos. A equipa da casa ainda chegou de novo à igualdade 2-2 aos 90 minutos de autogolo, mas sem motivo para festejos.

Campo 0-2 Oliveira (Dário 2)

O GDR Campo era das equipas da zona de despromoção que tinha algumas chances de levar a decisão da descida para a última jornada. O jogo chegou ao intervalo 0-0. Mas na 2ª parte Dário acabou por acabar com as esperanças ao GDR Campo ao apontar os dois golos que ditaram a derrota do Campo e a consequência descida de divisão.

Fonte Coberta 4 (David 52, 54, 57 m AG 79 m) -3 Silva (Chiquinho 36 m, Adélio 39 m, João Paulo 50 m)

Esta Fonte precisa de afinação, ou mete água a sofrer golpes do adversário, ora  recupera o folgo e vota água com fartura ! Este jogo começou bem para a equipa do Silva que começou por inaugurar o marcador aos 36 minutos por intermédio de Chiquinho. Adélio elevou para 0-2 e as equipas regressaram ao balneário. O Silva ainda chegou ao 0-3 por intermédio de João Paulo aos 50 minutos. Como se ainda não bastasse, estavam em vantagem numérica de 11 para 10 jogadores devido a expulsão de um jogador da equipa da casa. Mas o que custou tanto a construir em 50 minutos, foi perdido em 7 minutos, tendo David (jogador do Fonte Coberta) marcado 3 golos, aos 52, 54 e 57 minutos. E 3-3 assim de repente! O golo da vitória da equipa da casa surgiu aos 79 minutos de autogolo, terminando um resultado em 4-3. E o Silva levou sentença da descida, já algum tempo anunciada.