A sete jornadas do final, o topo e o fundo da tabela começa a ganhar forma.

O Carapeços tem 7 pontos de vantagem sobre o 2º Remelhe, e apesar da perseguição feroz da turma de Miguel Campos, dificilmente os pupilos de Miguel Sá Pereira vão deixar escapar o título. O jogo em Pereira era um teste à resistência do Carapeços, e a sorte acabou por premiar a equipa que mais oportunidades criou ao longo dos 90 minutos, tendo o Carapeços vencido o Pereira com um golo apontado aos 83 minutos, um pouco semelhante ao que esta equipa do Pereira havia feito no jogo em que eliminou o Carapeços (na sua própria casa) da taça no dia de Carnaval. Daqui em diante o que for difícil para o Carapeços, também o será para o Remelhe, já que o calendário é o mesmo, com a exceção da última jornada. Carapeços que bateu o seu próprio recorde de vitórias consecutivas! Somou a 11ª.Na 1ª série tinha conseguido 10! O Remelhe vai na 7ª Vitória consecutiva, número que igualou, da sua 1ª série! O Remelhe 2 º Classificado espreitava com uma vantagem de 4-1 em S. Salvador  a esperança de encurtar a distância a de 7 pontos que os separava do 1º Classificado.

Esta luta vai continuar na próxima jornada, com o Carapeços a receber o 3º classificado (Leocadenses), que ultrapassou nesta jornada o Carvalhal, fruto da vitória caseira por 2-0 perante esta mesma equipa. O Sequeade que era 7º aproveitou as derrotas do Pereira e do Oliveira para chegar ao 5º lugar. O Sequeade venceu em Palme 1-0, o Oliveira perdeu em casa com o Macieira 2-0. O fundo da tabela, se algumas dúvidas haviam, elas ficaram a nu, nomeadamente para o GDR Campo, Baluganense e Silva que perderam todas no seu terreno, e a descida está cada vez mais eminente. O Silva perdeu uma grande oportunidade de saltar para fora da linha de água, mas ao perder, afundou-se ainda mais ao ficar a 6 pontos do Lijó. Tudo somado tudo indica que 3 equipas do lado norte do Cávado vão descer. Aborim e Feitos bem classificadas na 2ª divisão, podendo subir,  poderão (ou não) compensar as vagas das equipas que descem, mas a luta da subida está longe de estar definida.

Pereira 0-1 Carapeços (Azevedo 83 M)

As atenções desta jornada estavam focadas neste jogo, com o Carapeços a deslocar-se ao Pereira para tentar manter a diferença pontual sobre o 2º classificado. A tarefa era difícil, pois este Pereira atravessa a sua melhor forma desta época. Vinha de 7 jogos sem perder, e tinha eliminado o Carapeços da taça em Carapeços. Este jogo servia de tira teimas, e o Carapeços queria vingar o afastamento da taça.

O jogo foi sempre equilibrado do 1º ao último minuto.

 Na primeira parte, o Carapeços criou duas ou três oportunidades que Grilo guarda-redes da casa respondeu com excelentes defesas, a bola ainda chegou a entra na baliza do Pereira, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Na 2ª parte o equilíbrio manteve-se com muita luta a meio campo, mas os guarda-redes a não terem muito trabalho. Até ao golo do Carapeços o guardião Rafa não tinha feito nenhuma defesa apertada. Só depois do golo do Carapeços Rafa foi chamado a intervir, quando o Pereira deu tudo por tudo para chegar ao empate. O Carapeços sai de Pereira com a 23ª vitória esta época, e soma 71 pontos! E ainda não foi desta que ficou a zero esta época 2018-2019, somando 30 jogos sucessivos a marcar! O Pereira desceu ao 6º lugar.  

Campo 1 Rui Pereira 60 m) - 4 Remelhe (Vilas 22 m, Jardel 40 m, Gonçalo 46 m, Ferreira 87 m)

O Remelhe sabia das dificuldades do líder em Pereira, e tratou de tornar o jogo fácil com o primeiro golo da partida a ser apontado por Vilas logo  aos 22 minutos a fazer o 1-0. Jardel marcou o golo da tranquilidade (2-0) aos 40 minutos com que se atingiu o intervalo.

No reatamento Gonçalo elevava para 3-0 aos 46 minutos. O GDR Campo conseguiu reduzir aos 60 minutos para 1-3, mas Ferreira fechou a contagem aos 87 minutos fazendo o 4-1 final.

O Remelhe somou a 2ª série de 7 vitórias consecutivas, tem agora a possibilidade de bater essa marca, dado que vai receber o Baluganense na próxima jornada. O título matematicamente é possível, mas terá que ver o Carapeços a ceder pontos, coisa que ainda não aconteceu nesta 2ª volta. A diferença está em 7 pontos, e há ainda um confronto em Carapeços que pode decidir ou não o campeão desta época. A equipa adversária deste jogo o GDR Campo ficou a 8 pontos dos lugares de manutenção e fica mais difícil livrar-se da descida.

 Leocadenses 2 (David 43 m e Hugo 60 m) -0 Carvalhal

O Leocadenses bateu o Carvalhal por 2-0, com 1-0 ao intervalo. O Carvalhal ainda equilibrou a partida sem golos até aos 43 minutos, altura em que David inaugurou o marcador. Na 2ª parte o 2-0 foi apontado por Hugo aos 60 minutos. O Carvalhal já está fora da luta pelo título, e ainda perdeu o 3º lugar para o Leocadenses, somou a 2ª derrota consecutiva e nos últimos 4 jogos só venceu uma só vez. Soma 54 pontos no 4º lugar. O Leocadenses está a passar por uma boa fase onde já não perde à sete jornadas, soma 56 pontos no 3º lugar. Leocadenses que foi o único clube a vencer em casa, os restantes 8 jogos, os visitados saíram derrotados.

Palme 0-1 Sequeade (Gatão aos 20 m)

O Sequeade recuperou o 5º lugar ultrapassando o Pereira e Oliveira fruto da vitória em Palme por 1-0. O golo que valeu os 3 pontos foi apontado por Gatão aos 20 minutos. O Sequeade vinha de uma derrota caseira. Passou a somar 44 pontos no 5º lugar. O Palme vinha de uma vitória no terreno do Fragoso, mas é em casa onde tem sentido mais dificuldades, pois leva 4 jogos consecutivos sem vencer, mas fora leva 5 vitórias consecutivas! O Palme ocupa o 9º lugar com 36 pontos

Silva 0-3 Lijó (Diogo Loureiro 35 m, Mário Silva 52 m,Marco Costa 92 m)

Este era o jogo mais importante da jornada a par do Pereira x Carapeços, este último estava em causa o título, no Silva x Lijó estava em jogo a manutenção. O Lijó deu um passo de gigante rumo à manutenção ao vencer por 3-0. Diogo Loureiro inaugurou o marcador aos 35 minutos 0-1, e com este resultado se atingiu o intervalo. Na 2ª Parte Mário Silva elevou para 0-2 aos 52 minutos, e Marco Costa sentenciou a partida nos descontos ao fazer o 0-3 final. Enquanto o Silva tinha aqui uma das poucas oportunidades de se salvar da descida ao defrontar um adversário direto na luta da manutenção. O Silva ficou com os seus 18 pontos. Alcançados até à 19 ª Jornada, e leva já 8 derrotas consecutivas, estando numa situação muito difícil. O Lijó conseguiu uma das vitórias mais importantes neste jogo, pois aumentou de 3 para 6 pontos a diferença para a linha de água passando a somar 24 pontos. 


Baluganense 2 (César Amorim 10 e 33 m) -3 Leões da Serra (Hélder 30 m, Hugo Vilaça 38 e 67 m)

O Baluganense também desperdiçou a vantagem que chegou a ter neste jogo para tentar sair da zona de despromoção. César Amorim aos 10 minutos colocou o Baluganense em vantagem 1-0.l  Mas Hélder à passagem da meia hora restabeleceu o empate para os Leões 1-1. O mesmo César Amorim bisou ao fazer o 2-1 aos 33 minutos, mas foi sol de pouca dura, já que Hugo Vilaça aos 38 minutos restabeleceu de novo a igualdade em 2-2. O Golo da vitória viria acontecer aos 67 minutos de novo por Hugo Vilaça, que bisou nesta partida, selando uma vitória que os fez manter no 10 º lugar com 35 pontos. O Baluganense somou a 7ª derrota consecutiva, e vê cada vez mais difícil a possibilidade de se manter na 1ª divisão. Soma 18 pontos, menos 6 que Lijó que segue fora da linha de água.
 

Fonte Coberta 0-2 Perelhal (Rafa 70 m, Bruno Ferreira 87 m)

O Fonte Coberta está em decadência, leva 5 derrotas consecutivas e já não vence aos 8 jogos. Desta vez foi o Perelhal a vencer no seu terreno por 2-0, golos apontados na 2ª parte. Rafa inaugurou o marcador aos 70 minutos, Bruno Ferreira elevou para 2-0 aos 87 minutos. O Perelhal somou a 2ª vitória consecutiva e ganhou uma posição na tabela era 9º e passou a ocupar o 8º lugar ultrapassando o Palme na classificação e soma 37 pontos. O Fonte Coberta soma 26 pontos no 14º Lugar. 8 Pontos separam esta equipa da zona de descida.  

Oliveira 0-2 Macieira (Luís 38 m e Daniel Cruz (DÊ) 79 m)

 Foi um tanto surpreendente esta derrota do Oliveira no seu recinto, onde por norma costuma ser muito forte. O Macieira passou para a frente do marcador aos 38 minutos por intermédio de Luís, resultado ao intervalo. Na etapa complementar foi Daniel Cruz a aumentar para 2-0, selando a 10 ª vitória para o Macieira que o fez manter a 11ª posição na tabela com 35 pontos. O Oliveira com esta derrota desceu uma posição e passou a ocupar o 7º lugar com 41 pontos.


Negreiros 0-1 Fragoso (Luís Queirós 31 m)

O Negreiros depois de estar em franca recuperação, pois vinha de uma vitória motivadora fora no Macieira na jornada anterior. Enquanto o Fragoso vinha de uma derrota caseira com a equipa do Palme. Neste jogo tudo virou naquilo que ambas as equipas vinho fazendo nas últimas jornadas, e o Fragoso acabou por sair com os 3 pontos de Negreiros, com um golo apontado por Luís Queirós aos 31 minutos. O Negreiros fica no 13º lugar com 26 pontos, com 8 pontos de vantagem sobre a zona da despromoção. O Fragoso também se mante no 12º Lugar com 34 pontos.