O Lijó acabou por protagonizar a surpresa da jornada, ao ir empatar  a duas bolas no terreno do 2º Classificado “ O Remelhe”. Quem aproveitou foi o Carapeços que ao vencer em casa o Fragoso por 3-1,dilatou a vantagem para o Remelhe 2º Classificado para  7 pontos. 50-43. O Carvalhal 3º também venceu em casa o Negreiros 4-3, e aproximou-se do 2º classificado passando a somar 41 pontos. Com os 4 primeiros classificados a jogarem em casa, o Leocadenses também cilindrou o Núcleo da Silva por 5-1, e mantem-se no 4º lugar com 39 pontos. Mais distantes com hipóteses cada vez mais remotas de lutar pelo título, surge o Sequeade no 5º lugar com 33 pontos, fruto da sua vitória caseira sobre o Oliveira 2-1, que ao beneficiar do confronto direto, fez o Oliveira descer ao 6º Lugar com 32 pontos. O Pereira ao somar um ponto perante o Fonte Coberta 2-2 descolou do Macieira que perdeu com os Leões da Serra 1-0, passou a somar 29 pontos no 7º lugar. O Macieira soma 28 no 8º lugar. Numa jornada onde apenas o Palme venceu fora no terreno do Perelhal 3-1. Vamos abordar o fundo da tabela, onde o GDR Campo ao ser derrotado no Baluganense por  3-0, está cada vez mais  a ficar isolado no último lugar com 12 pontos,  e já vê a linha de água a 7 pontos! O Baluganense ganhou novo folego e igualou o Silva que foi derrotado pelo Leocadenses, ambos somam  18 pontos e estão na zona de descida. Mas tem o Negreiros fora da linha de água apenas a 1 ponto ,  que soma 19. Lijó soma 20, e Perelhal 21 pontos! Estes são para já os 6 clubes com maiores dificuldades. Leões e Palme ambos com 23 pontos não se podem descuidar!

Nesta jornada marcaram-se 36 golos. Destaque para os jogadores Hugo e Luís ambos do Leocadenses, Piloto do Carvalhal, e Wilson do Carapeços que bisaram nesta jornada. O Líder dos melhores marcadores é o Diogo Oliveira do Fragoso com 14 golos.

Remelhe 2( Jardel e Minhoca) -2 Lijó (José Carvalho e José Gomes)

 O Lijó protagonizou a surpresa da jornada ao conseguir empatar no terreno do candidato Remelhe 2-2 . O desenrolar do jogo ainda causou mais surpresa, já que o Lijó adiantou-se mesmo no marcador aos 67 minutos por intermédio de José Carvalho. O Remelhe que em 75 minutos não tinha marcado qualquer golo, conseguiu dois no espaço de 3 minutos. Aos 76 Jardel restabeleceu a igualdade, 1-1, e Minhoca apontou o 2-1 aos 79 minutos . O Lijó não se deu por vencido e criou ainda mais surpresa ao restabelecer o empate aos 89 minutos por intermédio de José Gomes. As aspirações do Remelhe ficaram intactas, mas viu o Carapeços aumentar a vantagem na liderança de 5 para 7 pontos. E o  Carapeços ainda tem a vantagem de receber o Remelhe no jogo da 2ª volta. André Silva treinador do Lijó disse que a sua equipa tinha que melhorar na 2ª Volta e não há dúvidas que depois da vitória com os Leões na semana passada , voltou a bater o pé a uma  equipa com vários nomes sonantes .A goleada em Carapeços foi apenas um acidente no percurso. O Lijó amealhou um ponto e descolou do Negreiros . Está agora isolado no 14º lugar com 20 pontos, mais 2 que a zona de descida. 

Carapeços 3 (Wilson 2,Jorge Gomes) Fragoso-1(Pena)

À cautela o Carapeços não foi sôfrego em querer arriscar tudo no inicio, porque sabe, e os resultados falam por si,  que este Fragoso  entra sempre muito forte nos jogos , e depois acaba por ceder com o decorrer da partida.  O Carapeços tinha a missão bem estudada e tratou de travar as investidas do jogadores de Fragoso, no entanto não ponderam evitar  que estes  tivessem a melhor oportunidade para inaugurar o marcador.  O Fragoso desperdiçou, mas o Carapeços não, e Wilson na primeira oportunidade inaugurou o marcador, depois de Fábio Torres, adivinhar a falha do defensor contrário e   fazer uma assistência de morte para Wilson desviar  ao  primeiro poste para a baliza aos 35 minutos. O Jogo foi para o intervalo , e no recomeço Wilson aumentou a vantagem aos 48 minutos, desta vez aproveitar um ressalto de uma confusão na área adversária. Estava feito o 2-0 , e o Carapeços tratou de jogar como sabe fazer, depois de uma vantagem de 2 golos. As mexidas começaram no Carapeços e Jorge Gomes saltou do banco para assinar o 3-0 aos 69 minutos. O Golo do Fragoso foi aos 90 minutos com Carlos Pena a finalizar uma sua jogada individual, com muita habilidade. Este Carapeços leva já 4 vitórias consecutivas depois do desaire em Remelhe, joga tranquilo sem pressão, e constrói os resultados em tempo útil, não tem marcado os golos dos pontos nos minutos 90 , nem de penálti, nem é capaz de ter que virar  resultados! Ainda não conseguiu virar nenhum! Está com 50 pontos, e tem  7 pontos de avanço do 2º Remelhe.   O Fragoso depois de começar bem o campeonato, está no meio da tabela com  26 pontos no 9º Lugar.  

Carvalhal 4 (Lieson, Rui Dias, Piloto 2,)- 3 Negreiros(Serra, Nando, Jason)

O Carvalhal continua na senda dos triunfos  e somou a 5ª vitória consecutiva, deste vez derrotou o Negreiros 4-3.  Num jogo como se pode verificar com muitos golos. E foi o Negreiros a inaugurar o marcador  por intermédio do mais recente reforço  Serra aos 5 minutos 1-0. Liedson restabeleceu o empate  aos 15 minutos 1-1. Jorge Cunha colocou o Carvalhal pela primeira vez na frente ao apontar o 2-1 aos 37 minutos . O Negreiros voltou a empatar o jogo por intermédio de Jason aos 44 minutos com que se atingiu o intervalo. Na 2ª parte Piloto colocou de novo o Carvalhal na frente ao apontar o 3-2 aos 62 minutos, O mesmo Piloto Bisou aos 69 minutos desta vez de grande penalidade ao fazer o 4-2. O Negreiros ainda reduziu para 4-3 aos 88 minutos por intermédio de Nando. O Carvalhal está igual à época passada ( onde se tornou Campeão) com os mesmos 41 pontos, exatamente no mesmo 3º Lugar, a única diferença é que a diferença para o líder era de 6 pontos, agora é de 9 pontos! O Negreiros está a passar por um ciclo negro tendo somado a 5º derrota consecutiva, e está em zona perigosa com 19 pontos acima da linha da água com mais um ponto.  

Leocadenses 5 (Luis 2, Hugo 2, César)-1 Silva (Paulo Sousa)

 O Leocadenses voltou às vitórias depois da derrota da semana passada em Oliveira. Foi uma vitória fácil que começou logo a ser construída aos 7 minutos por intermédio de Luís Azevedo, o reforço vindo de S. Martinho. O 2-0 surgiu aos 11 minutos, desta vez por intermédio de César. Resultado com que se atingiu o intervalo. Aos 55 minutos Hugo dilatou a vantagem para 3-0, o mesmo Hugo bisou ao apontar o 4-0 aos 75 minutos. Luís Azevedo bisou também ao apontar o 5-0 aos 78 minutos. O tento de honra do Silva foi apontado por Paulo Sousa aos 90 minutos. Com este resultado o Leocadenses ganhou pontos ao 2º classificado Remelhe. Mas viu o Líder Carapeços  e Carvalhal 3º a não ceder, e fica pelo 4º lugar com 39 pontos, O Silva que  vinha de uma vitória caseira perante o Pereira na jornada anterior, marcou passo e ainda viu o Baluganense somar os mesmos 18 pontos na tabela, e fica na zona de despromoção na companhia de GDR Campo e Baluganense.    

Sequeade 2(Gatão e Nuno Dias)-1 Oliveira(Sono)

O Sequeade depois de passar por um ciclo menos bom, somou a sua 3ª Vitória consecutiva, ao vencer a turma de Oliveira por 2-1.  Gatão apontou o 1-0 no decorrer da 1ª parte. Não temos a certeza se foi o Sequeade a chegar ao 2-0 ou o Oliveira ao 1-1, sabemos sim que os marcadores foram o Sono para o Oliveira e Nuno Dias para a equipa do Sequeade. O Sequeade com esta vitória ultrapassou o seu adversário direto neste jogo “o Oliveira” na classificação, e passou a ocupar o 5º lugar com 33 pontos. O Oliveira fica no 6º lugar com 32 pontos.    


Baluganense 3 (Gil,Tiago,Luís Sousa) - 0 Campo

O Baluganense conseguiu a1ª vitória no seu terreno neste ano 2019! Venceu o último classificado GDR Campo 3-0, mas a vitória não foi tão fácil como os números fazem transparecer. Gilberto inaugurou o marcador logo aos 2 minutos, mas este resultado magro de 1-0 permaneceu até aos 89 minutos , momento do 2-0 apontado por Tiago Maciel , e o 3-0 aos 93 por intermédio de Luís Sousa. Numa semana onde o GDR Campo recebeu três reforços, mas que ainda precisam de tempo para mostrar serviço. O GDR Campo perdeu com um adversário direto pela manutenção, viu o Silva a perder no Leocadenses, mas todos ficaram na zona de despromoção depois desta jornada. GDR Campo. 12 pontos, Baluganense e Silva 18 pontos.      


Pereira 2(Teixeira e Pexilas)-2 Fonte Coberta (Minhoca e vasco)

Este jogo deu para comprovar o bom momento do Fonte Coberta, equipa que já não perde à 5 jornadas. Já o Pereira não está forte nos jogos em casa, não estando  ao nível das épocas anteriores. Os golos surgiram todos na 2ª parte .  O Fonte Coberta adiantou-se no marcador aos 69 minutos por intermédio de Minhoca 0-1.  Teixeira empatou 5 minutos depois 1-1. Vasco aos 85 minutos colocou de novo o Fonte Coberta na frente 1-2. Mas aos 92 Pexilas restabeleceu o empate 2-2, resultado final. Com este resultado o Pereira manteve o seu 7º Lugar na tabela com 29 pontos. O Fonte Coberta com este empate manteve o 10º lugar com 25 pontos.  


Leões da Serra 1( Filipe) - 0 Macieira

Vitória muito importante para a turma de Káká,  não para se relançar na luta pelo titulo, mas  sim  para sair da zona incómoda que se encontra na classificação! Há ciclos de clubes que     custa acreditar! Estes Leões depois de terem feito três épocas em grande,  onde venceu um campeonato e lutou pelos dois seguintes até à ultima jornada, pelo que sabemos não houve assim alterações no plantel que justificasse esta quebra .Canário (anterior treinador) deixou a equipa mal classificada , mas Káká também não tem feito o suficiente para dar um pontapé em definitivo na crise. O golo da vitória surgiu aos 75 minutos por intermédio de Filipe. Os Leões depois de duas derrotas consecutivas voltou às vitórias e subiu ao 12º Lugar com 23 pontos, mas os 5 pontos para a zona de descida não os deixa descansados. O Macieira vive um ciclo negro , somou a 3ª derrota consecutiva, não marcou qualquer golo, nestes jogos, foi ultrapassado na classificação pelo Sequeade , e apanhado pelo Pereira. Soma 28 pontos no 7º Lugar.  


Perelhal 1 (Joel)- 3 Palme (João Silva, Paulo César e Trick)

O Palme foi a única equipa a vencer forna nesta 19ª Jornada . João Silva inaugurou o marcador à passagem da meia hora de jogo. João Vale ainda conseguiu o empate. Mas Paulo César e Trick, restabeleceram o resultado final em 1-3. A vitória para o Palme foi de estrema importância , pois passou na classificação o Perelhal e apanhou  e acompanham os Leões no 11º Lugar com 23 pontos. Ainda há um longo caminho a percorrer para ambas as formações onde o funda da tabela não está muito longe. O Perelhal está a passar um ciclo de jogos negro, ao levar já 5 derrotas consecutivas. Ocupa o 13º Lugar com 21 pontos.