Vamos assistindo a um campeonato competitivo, a exemplo do  que vem sucedendo de à 3 épocas para cá . Cada vez chegam mais atletas do futebol federado ao popular, por sua vez outros bons do popular saem para dar lugar aos novos craques que chegam, e dividem-se pelas restantes equipas, dando mais qualidade a este  campeonato,  ao ponto dos clubes que lutam pelo título perderem cada vez menos pontos. O Carapeços perdeu 10 pontos, o Remelhe perdeu 17, o Carvalhal perdeu 19, o Leocadenses perdeu 21, quando vamos já na 22ª Jornada. Se olhar-nos para a classificação o líder tem apenas mais 3 pontos que o líder da época passada na mesma jornada, e os perseguidores tem uma diferença que não é difícil de encurtar , basta ver em que lugar estava o Carvalhal na época passada e se tornou campeão. Também pesquisamos que é a partir de agora que se vai verificar quem é o mais forte. A decisão final começa a partir da 27 ª jornada onde vão começar a surgir os confrontos entre os 4 primeiros classificados. Não nos podemos fiar naquele que dá mais goleadas, como sendo  o mais favorito , digamos que será aquele que tem vindo a demonstrar mais regularidade, e não esperar muitas vezes  pelo minuto 90 para garantir o 3 pontos. Neste capitulo o Líder Carapeços mesmo tendo o osso mais duro de roer (O Oliveira) nesta jornada, construiu o resultado até aos 55 minutos 2-1 . E no restante período não foram  criadas oportunidades claras de golo. O Leocadenses garantiu os 3 pontos na primeira parte com o 2-0 . O Remelhe ao intervalo vencia por 4-0 e deu para cabazada até aos 6 ! O Carvalhal marcou o 1º ao fechar a 1ª parte e 2º ao abrir a 2ª parte e também garantiu os 3 pontos confortavelmente 2-0 . Tudo somado não houve alterações na frente onde a diferença pontual se mantém, com destaque para a melhor série de vitórias (no ativo)  a pertencer ao Carvalhal com 7 e o Carapeços 6. No fundo da tabela com os três últimos. Silva, Baluganense, e GDR Campo a perder, ficaram em maus lençóis com 18 e 13  pontos, já que Negreiros conseguiu 1 ponto e passou a ter mais 2 pontos,  assim como o  Lijó  que soma 20.

De realçar nesta jornada o Hat-trick   de Vilas do Remelhe, sendo já o 2º melhor marcador com 12 golos, os bis de Nélson Branco do Perelhal, e Gil dos Leões da Serra. Diogo Oliveira somou o 5º jogo sem marcar mas ainda é líder com 14 golos. De realçar também que o Carapeços tem três jogadores no topo 10. Wilson e Jorge Gomes com 10, e Fábio Torres com 9.  O melhor ataque é do Carapeços com 57 golos. O Remelhe aproximou-se e tem o 2º com 54 golos.

Carapeços 2( Fábio e J. Gomes)-1 Oliveira ( Alenitchev)

O Carapeços tinha o osso mais duro de roer nesta jornada,  não fosse o Oliveira o detentor da taça e o 6º classificado.

O Carapeços entrou mandão no encontro insistindo  em ataques rápidos na tentativa de pressionar a defesa contrária e deu frutos aos 16m por intermédio de  Fábio, que à entrada da área disparou forte, fazendo o esférico parar no fundo da baliza.  O Carapeços ainda teve um lance com algum perigo, mas a partir deste lance o Oliveira equilibrou o encontro e chega ao golo do empate na marcação de um livre, a bola sofre um desvio na barreira, Rafa não consegue segurar e Alenitchev oportuno a repor  a igualdade. Após o golo assistiu-se a um Carapeços um pouco desconcentrado e o Oliveira podia mesmo ter chegado a vantagem não fosse tamanha cerimónia na decisão de remate permitindo que defesa do Carapeços resolvesse a situação.

A 2ª parte trouxe duas equipas muito equilibradas, e aos 55m num lance de insistência junto a linha, a bola é colocada na área onde Jorge Gomes apareceu de forma fulgurante ao 1º poste a desfazer o empate  de cabeça , dando assim vantagem a equipa da casa. A partir daqui assistiu-se a um jogo de muita luta e equilíbrio entre as duas equipas , onde as defesas foram sempre mais eficazes do que os dianteiros, o que originou não existirem oportunidades relevantes de parte a parte.

O Carapeços não gostou da atuação da equipa de arbitragem onde a dualidade de critérios foi por demais evidente em benefício da equipa visitante.  O jogo terminou com uma expulsão para cada lado, uma entrada um pouco ríspida da parte de um jogador do Carapeços , o jogador do Oliveira respondeu com uma agressão e foram ambos tomar banho poucos minutos antes do fim do encontro. 
 

Remelhe 6(Vilas 3,TuKa, Queirós, Jardel) -0 Fragoso

O Remelhe vingou a derrota da 1ª volta ao receber o Fragoso e golear por 6-0. Ao intervalo já vencia por 4-0 .  Vilas entrou com o pé quente e marcou os três primeiros golos aos 10,32 e 36 minutos. Tuka apontou o 4-0 com que se atingiu o intervalo. Na etapa complementar Queirós fez o 5-0 aos 50 minutos, e  Jardel fechou a contagem aos 75 minutos 6-0.  O Remelhe continua na perseguição ao líder, e mantem 7 pontos de desvantagem. O Fragoso não vence à 7 jogos  e  somou 6 derrota  nesse período. Está no 10º Lugar com 27 pontos. 

Leocadenses 2 ( Luís e André)-0 Campo

O Leocadenses venceu 2-0 o GDR Campo, mas teve que esperar pelo minuto 35 para inaugurar o marcador pelo suspeito do costume Luís. André apontou o 2-0 aos 40 minutos um resultado que não sofreria alteração até final. O Leocadenses mantem-se no 4 º lugar com 45 pontos, menos 12 que o Líder Carapeços. O GDR Campo é último com 13 pontos  e  começa a ser difícil sair desse lugar.  

Carvalhal 2( F. Carvalho, Joca Salgado)-0 Silva

O Carvalhal está a passar pela melhor fase desta época, e somou a 7 vitória consecutiva: O Silva a precisar de , montou o esquema de forma a enervar os da casa, e retardou o golo inaugural da partida que só vira acontecer já mesmo no final da 1ª parte por intermédio de F. Alexandre. No recomeço o que foi difícil na primeira parte tornou-se fácil na 2ª, pois apenas precisou de 5 minutos para aumentar para 2-0 por intermédio de Joca Salgado   aos 50 minutos. Com este resultado de 2-0 se chegou ao final da partida. O Carvalhal soma 47 pontos , mais 2 que na mesma jornada da época passada em que se tornou campeão! Por isso temos o Carvalhal muito forte e a reconquista apesar de  estarem a 9 pontos   do líder está completamente ao alcance desta formação! O Silva está a passar por uma época complicada e o espetro da descida  continua, já que se encontra no 16º Lugar com 18 pontos, menos 2 dos clubes que estão fora da linha de água

Leões da Serra 3(Gil 2,Cris)-3 Negreiros (Janson 2 Huguinho)

Este foi provavelmente o melhor jogo da jornada onde houve emoção até ao fim.

O Negreiros vinha já de 6 derrotas consecutivas , e queria virar o chip. Por outro lado os Leões da Serra  vinham de um empate em Fragoso e queria aproveitar o factor casa para vencer., e aos 25 minutos Cris inaugurou o marcador colocando a equipa de Airó na frente 1-0. Mas aos 38 minutos Janson empatou a partida 1-1 e chegou o intervalo. Na etapa complementar emoção aos rodos, com Janson a bisar na partida e a dar a cambalhota no marcador aos 63 minutos 1-2 para o Negreiros ! Foi sol de pouca dura, pois Gil empatou ao  fazer  o 2-2 aos 66 minutos. O Negreiros inconformado volta a carregar e chega ao 2-3 por intermédio de Huguinho aos 80 minutos! O jogo ainda não tinha terminado e Gil bisou na partida ao fazer o 3-3 final aos 85 minutos. No restante tempo os Leões  da Serra aina tiveram uma ou outra oportunidade para chegar ao 4-3. Este empate não deu muito conforto a ambas as equipas. O Negreiros somou um ponto, mas continua  com pouca margem para a zona de despromoção 2 pontos. E o Leões ada Serra fica no 13º lugar com 25 pontos.

 Pereira 2(Teixeira e Joel)-0 Baluganense

O Pereira voltou às vitórias depois de estar 4 jogos sem vencer. Recebeu o aflito Baluganense e venceu 2-0. Não temos incidências desta partida, apenas podemos assegurar que ao intervalo o Pereira estava em vantagem 1-0,  e ambos os golos foram apontados por Vítor Teixeira.  Com esta vitória o Pereira ultrapassou o Oliveira na classificação, e está no 6º Lugar com 33 pontos. O Baluganense mantem-se na zona de descida com 18 pontos.


Sequeade 1 (Shenay)-1 Fonte Coberta(David)


O Fonte Coberta depois de derrotado em casa na semana passada pelo Leocadenses, tentou voltar às vitórias fora de casa,  e esteve quase a conseguir depois de se colocar em vantagem em Sequeade aos 63 minutos por intermédio de David. O golo do empate para o Sequeade chegou por intermédio de Shenay  ao minuto 82. O Sequeade interrompe uma série de 4 vitórias consecutivas ao ceder um empate caseiro 1-1. Apesar do empate o Sequeade mantém confortável o 5º lugar com 37 pontos. O Fonte Coberta foi ultrapassado na classificação pelo Perelhal e caiu para 11º Lugar com 27 pontos os mesmos dos Leões da Serra.    

Perelhal 4(Nelsn branco 2,Meireles e Daniel) -2 Macieira ( Rick e Tiago)

O Perelhal somou a sua 2ª vitória consecutiva, voltado às vitórias no seu terreno. Desta vez venceu o Macieira por 4-2, ao intervalo o já vencia 3-2. Sem incidências da marcha do marcador. Limitamo-nos a dizer que o Perelhal com esta vitória subiu ao 11º Lugar co 27 pontos. Já o Macieira vive um mau período onde somou a 5ª derrota consecutiva . Foi ultrapassado pelo Palme na classificação, e desceu ao 9º Lugar com 28 pontos.

Lijó 0-4 Palme (Pimenta João Silva ,Duda e trick)

Este Lijó é do 8 ao 80! Há duas semanas atrás causou a maior surpresa da jornada ao ir empatar no terreno do Remelhe 2-2 , tem dois jogos em casa a seguir e amealha duas pesadas derrotas : Na semana passada encaixou 3 do Perelhal ,  e desta vez encaixou 4 do Palme sem resposta.  Trick  inaugurou o marcador aos 20 minutos.  Duda fez o 2-0 aos 42 minutos , resultado com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar Pimenta aumentou para 3-0 aos 60 minutos, e aos 68 , foi a vez de João Silva fechar a contagem em 4-0. O Lijó só não ficou com as calças na mão, porque os 3 últimos perderam e o Negreiros empatou , e ainda respira fora da linha de água com  20 pontos no 14º lugar com os mesmos pontos do Negreiros que segue  no 15º Lugar.  O Palme ultrapassou o Fragoso e Macieira na classificação e chegou ao 8º lugar.