Os Leões da Serra que tinha somado 10 vitórias consecutivas, nas primeiras 10 jornadas. Nas últimas 4 jornadas, venceram uma só vez, e foram apanhados no 1º lugar pelo Remelhe. Remelhe que venceu em Lijó por 2-0. Os Leões depois da derrota na jornada anterior com o Pereira, não foram além de um empate 2-2 em casa com a turma do Leocadenses. Jogo em que estiveram a perder por 2-0. O jogo foi para o intervalo 1-2 com Luís a reduzir de grande penalidade. O 2-2 chegou aos 85 minutos também de grande penalidade ao minuto 85, desta vez apontada por Luís Cardoso. Os Leões estão em 1º lugar em igualdade pontual com o Remelhe 35 pontos. Na época passada os campeões somavam 37 pontos há mesma 14ª Jornada.   

O Campeonato está muito equilibrado nesta fase da época, no topo estão 5 equipas com grandes possibilidades de chegar ao título. No fundo estão pelo menos 8 equipas a lutar pela manutenção, pelo que tudo é possível daqui até final. No 3º lugar está o Carapeços com 31 pontos mas menos um jogo. O Leocadenses é 4º com 30 pontos. No 5º lugar surge o Oliveira com 26 pontos depois da vitória nesta jornada por 3-0 perante o Palme. Em 6º lugar surge o Pereira equipa orientada por Miguel Sá Pereira com 23 pontos, equipa que não foi além do 0-0 no terreno do Perelhal. O Negreiros surge no 7º lugar com 20 pontos, depois da vitória por 1-0 no terreno do Fragoso. Outros dos destaque desta jornada foi a vitória (a 1ª fora de casa) do Milhazes no terreno da Macieira por 2-0, e subiu ao 9º lugar com 19 pontos. O maior destaque da jornada vai para a equipa do Aborim que venceu pela primeira vez neste campeonato, e logo fora de casa no terreno do Paradela, num jogo que esteve a perder por 2-0, e com isto deixou o último lugar da tabela.

Esta 14ª jornada foi a mais pobre na marcação de golos, apenas contabilizamos 17 golos. Para isso contribuíram 7 equipas que ficarem a zero, 4 delas em resultados entre si, O Fonte Coberta 0-0 Carvalhal, e o Perelhal 0-0 Pereira, contamos ainda com o jogo adiado entre o Carapeços e o Sequeade.

 Foi uma jornada onde nenhum jogador foi além de um golo marcado. A lista dos melhores marcadores é liderada por Luís dos Leões da Serra com 14 golos. Papagaio do Oliveira é 2º com 11 golos. David Santos do Fonte Coberta continua no 3º lugar com 9 golos. Nesta lista destaque ainda para João Pedro do Remelhe que surge com 8 golos, e Ruizinho do Aborim que surge com 7 golos.  

Leões da Serra 2 (Luís e Cardoso de GP) -2 Leocadenses (César e Coutada)

Começamos pelo jogo da jornada, partida realizada em Airó.

Os Leões vinham de um resultado negativo (derrota em Pereira) e queriam voltar às vitórias. Do outro lado estava a equipa do Leocadenses que via neste jogo uma grande chance de se relançar ainda mais pelo conquista do título em caso de vitória.

Motivados, os pupilos de Manuel Pombo entraram bem no jogo e inauguram o marcador aos 21 minutos por intermédio de César, no seguimento de uma bola parada (um pontapé  livre?) e com um pouco de sorte à mistura a bola acabou por ir aos pés de César que desviou quase por instinto para dentro a baliza de Espiga. No reatamento Roberto ainda introduz a bola dentro da baliza de Cardoso que daria o empate 1-1 , mas o lance foi anulado por   fora de jogo.  A tática dos forasteiros iam resultando, com a defesa a subir rápido e apanhar os jogadores de Airó muitas vezes fora de jogo. Aos 27 minutos Coutada em lance pleno de intenção à meia volta remata forte (ainda de fora da área) e faz o melhor golo do jogo, sem hipótese e para Espiga. Estava feito o 0-2 e a equipa do Vale do Tamel estava a controlar as operações.

Ao minuto 39, quando todos estavam à espera que o árbitro assinalasse uma falta a favor do Leocadenses nas imediações da área. Este assinala para a marca de grande penalidade, o que fez levar as mãos a cabeça dos jogadores Leocadenses! Assim relatou o locutor da rádio Barcelos a propósito desse lance. Luís chamado a cobrar reduziu para 1-2. 

Na etapa complementar o Leocadenses tentou e estava a conseguir gerir o resultado, e teve ainda uma boa oportunidade de poder chegar ao 3-1. Mas aos 85 minutos o empate (2-2) chegou também de grande penalidade, desta vez apontado por Luís Cardoso. O jogo teve muitas paragens e a partida só terminou às 12h00.

No final do jogo Manuel Pombo treinador do Leocadenses queixou-se através da rádio Barcelos, da equipa de arbitragem, chamando de penalti escandaloso o que deu o 1-2. Muito desapontado disse que que assim não dá gosto trabalhar durante a semana, porque segundo ele não os deixaram ganhar neste jogo.

Do outro lado Miguel Campos queixou-se do antijogo da equipa adversária, e que tiveram oportunidades para marcar golos suficientes para vencer a partida, e que já pensa no próximo jogo que é conquistar os 3 pontos.

Feitas as contas o Leocadenses ficou a 5 pontos dos Leões da Serra no 4º lugar com 30 pontos. Os Leões mantiveram o 1º lugar agora com a companhia do Remelhe 35. Na próxima jornada veremos quem leva a melhor no jogo Remelhe x Leões da Serra.  

Lijó 0-2 Remelhe (Minhoca e João Pedro)

De olhos postos em Airó o Remelhe espreitava a oportunidade de assaltar o 1º lugar. E a 5 minutos do final das partidas estava nessa posição! Para isso teve que fazer o seu trabalho de casa que era vencer o Lijó equipa que estava em transição do anterior para o novo técnico Káká hoje já confirmado. 

O Remelhe entrou muito forte na parida, e viria a inaugurar o marcador aos 25 minutos, bola metida nas costas da defesa do Lijó e Minhoca apareceu isolado para atirar a contar num remate cruzado a fazer o 0-1. 

Na segunda parte aos 64 minutos João Pedro na marcação de um livre direto colou de novo a bola nas redes à guarda de São Bento fazendo o 0-2 para a equipa de Serginho. Este resultado de 2-0 servia às mil maravilhas e ainda contava com uma desvantagem dos leões em Airó perante o Leocadenses, mas apenas não passou de um sonho, para isso (conquistar o 1º lugar de forma isolada) terá que vencer os Leões no próximo jogo em casa, em jogo da próxima jornada. Ambos somam 35 pontos no 1º lugar. O Lijó caiu para o lugar de lanterna vermelha com 7 pontos. Mas com a chegada do novo Mister, basta uma vitória para somar os pontos de uma equipa que está fora da linha de água.

Paradela 2 (Gino e Rui Faria) -3 Aborim (Passos AG, e Ruizinho)

Foi surpresa ou nem tanto esta vitória do Aborim no terreno do Paradela!

Surpresa só se for por ser a 1ª vitória desta temporada, porque já verificamos que esta equipa do Aborim marca regularmente muitos golos! Por exemplo, tem 21 golos marcados mais que o Pereira que ocupa o 6º lugar só com 15! Surpresa maior foi porque perdia por 2-0 aos 13 minutos! Gino inaugurou o marcador para o Paradela aos 11 minutos e ao 13 Rui Faria aumentava para 2-0. Resultado ao intervalo.  

No reatamento o Aborim reduziu para 2-1 aos 48 minutos por intermédio de Passos e no minuto seguinte através de um autogolo o Aborim chegou a 2-2! O golo da vitória para o Aborim chegou aos 80 minutos por intermedio de Ruizinho.

O verde do Campo do Paradela não tem trazido grandes festejos, onde apenas venceram uma só vez.  Esta foi a 5ª derrota em casa para a equipa de Carlos Gaiteiro. O Aborim saiu do último lugar, passou a somar 9 pontos, está apenas a 1 ponto da zona da manutenção. O Paradela encontra-se no 13º lugar com 13 pontos, um lugar algo perigoso com a linha de água apenas a 3 pontos!   

Macieira 0-2 Milhazes (Paulinho Gomes e AG)

A vitória do Milhazes em Macieira também foi uma das surpresas da jornada. O Milhazes nunca tinha vencido fora de casa, no total alcançou 6 vitórias!

O jogo foi para o intervalo 0-0. Mas no reatamento aos 52 minutos Paulo Gomes colocou a equipa do Milhazes na frente 0-1. O 0-2 surgiu aos 76 minutos de autogolo, e já não houve volta a dar para a equipa da casa.  O Milhazes subiu ao 9º Lugar com 19 pontos. O Macieira desceu para 10º lugar com 17 pontos.

Oliveira 3 (Russo, Papagaio e Rock)-0 Palme

Esta equipa do Oliveira voltou às vitórias no seu terreno ao vencer por 3-0 a equipa do Palme, uma equipa que vinha de uma série de bons resultados. O Palme ainda levou o 0-0 para o intervalo, mas na etapa complementar, o Oliveira construiu uma vitória robusta.

Russo inaugurou o marcador aos 65 minutos, Papagaio aumentou a vantagem para 2-0 aos 76 minutos, e Rock fechou a contagem 3-0 aos 90 minutos.

Esta equipa do Oliveira a par do Remelhe foi a equipa que mais beneficiou com o empate entre os Leões da Serra e o Leocadenses e aproveitou para recuperar terreno, passando agora a somar 26 pontos. A 9 da liderança. O Palme desceu um lugar e caiu para o 8º Lugar com 19 pontos.    

Perelhal 0-0 Pereira

O Pereira a única equipa que venceu os Leões da Serra, não foi além de um empate de 0-0 no terreno do Perelhal. Esta equipa vinha de 3 jogos consecutivos a marcar golos com regularidade, mas neste jogo voltou ao Pereira das primeiras jornadas em que nem marca nem sofre. E com este empate não soube aproveitar o empate do líder para se poder aproximar, pelos lugares do pódio. O Pereira ocupa o 6º lugar com 26 pontos, mas ainda distante do 1º lugar 11 pontos: O Perelhal é uma equipa que não tem grandes sonhos a não ser lutar para um lugar tranquilo na tabela, está no 11º lugar com 17 Pontos, uma margem de 7 pontos para os lugares de aflição.

Fragoso 0-1 Negreiros (Lopes

O Negreiros é uma equipa talhada para vencer fora de casa! Sim! Esta equipa com a vitória em Fragoso por 1-0 golo de Lopes aos 7 minutos, somou a 4ª vitória fora de casa! Em casa apenas venceu 2 vezes! O Negreiros passou a somar 20 pontos e ocupa um honroso 7º lugar.

O Fragoso ao somar duas derrotas consecutivas ficou com 10 pontos fora da linha de água.

Fonte Coberta 0-0 Carvalhal

Um resultado sem golos que não é normal acontecer nestas duas equipas, mais a equipa da casa que até marca muitos golos. Este resultado não foi muito bom, para ambas as equipas, 1 ponto é melhor que nenhum, no entanto o Carvalhal começa a estar num lugar mais bem tranquilo e passou a somar 15 pontos no 12º lugar. O Fonte Coberta está no 14º lugar com 11 pontos, só mais 1 ponto que um dos lugares de despromoção.
 

OBS. O Carapeços - vs- Sequeade    joga-se no próximo dia 5 de Janeiro dado que ambas as equipas estão fora da taça de Barcelos.