Se nas jornadas anteriores assistimos a uma luta alternada pelo 3º lugar, entre Feitos e Cossourado. Na liderança também está haver outra dança semelhante entre Sº Marinho e GDR Campo. O GDR Campo era o Líder à entrada para esta 13ª jornada, mas uma derrota no Silva por 5-2 afastou-os da liderança. Quem aproveitou esta escorregadela foi o Sº Martinho que ao vencer fora em Bastuço Sº João por 3-1 recuperou a liderança, passando a somar 33 pontos.

 O GDR Campo que vinha de 8 vitórias consecutivas e já não perdia desde a 2ª jornada abanou em Carapeços (casa emprestada do Silva), mas está ainda confortável no 2º lugar com 31 pontos.

Pelo último lugar do pódio que dá direito à subida de divisão o Cossourado segurou esse e lugar ao vencer em casa o Cambeses por 5-3. Um jogo onde a bola teve mel, 8 golos num só jogo não acontecem muitas vezes! Mas a distinção deste resultado vai para duas notas que sobressai! A primeira vai para o guarda-redes Ricardo Silva que colocou o Cossourado a vencer por 1-0, e depois um Poker de Rui Sousa, um jogador que aparece de vez enquanto inspirado que já tinha sido autor um Hat-Trick no jogo da 4ª jornada e agora sai-se com um poker! Notável este este Rui Sousa!

O Cossourado passou a somar 27 pontos, mais 1 que o Feitos que segue no 4º lugar a fazer pressão. Feitos que pisou o trilho da subida de divisão ao ir vencer a Silveiros por 2-4 com destaque para Nicha que bisou neste jogo.

O Águas Santas também deu um passo de gigante no trilho da subida de divisão, pois goleou o Pedra Furada por 6-0! Neste jogo houve prenda para todos, sendo que cada jogador um marcou o seu golo. O Águas Santas está bem lançado ao passar a somar 24 pontos no 5º lugar, o lugar de subida está ali apenas à distância de uma vitória.

Quem levou um rombo nas aspirações, foi o Fedra Furada que estranhou talvez a relva sintética de Rio Covo Santa Eulália ao perder com a equipa da casa o Águas Santas e viu-se mesmo ultrapassados por estes e caiu para a 6ª posição com 23 pontos, mas a distância de 4 pontos para o último lugar de subida está completamente ao alcance nas próximas jornadas.

O Carvalhas perdeu terreno nesta corrida louca que só termina em maio de 2020, sendo derrotado em Balugães pela diferença mínima 2-1, mas imagine-se ainda subiu um lugar da tabela, passando de 8º a ocupar o 7º lugar com 20 pontos.

Aqui são 7 pontos até aos três lugares do pódio, nada está perdido.

Em 8º Lugar surge o Silva depois da goleada imposta ao líder GDR Campo por 5-3. Esta equipa do Silva é algo irregular e se quiser sonhar com o regresso à subida de divisão terá que se impor também fora de casa. Soma os mesmos 20 pontos do Carvalhas e do Bastuço sº João.

Em 9º Lugar surge Os Estelas de Sº Pedro com 19 pontos depois da vitória por 3-0 perante o Creixomil.

 Daqui até aos lugares de subida são 8 pontos e ainda tudo é possível. Daqui para baixo torna-se difícil recuperar para os lugares do pódio, referimo-nos ao Águias de S. Mamede com 15 pontos, que perdeu em Cristelo por 1-0. Ao Chorente com 13 pontos, que empatou 3-3 com o Sº Eugénia com 12 pontos, Cristelo com 10, Baluganense e Creixomil com 8, e Silveiros com 2 pontos, equipa que ainda não venceu neste campeonato.   

Nesta 13ª Jornada muito provavelmente se bateu o record em golos marcados (42) e Pedra Furada, Creixomil e Águias de Sº Mamede ficaram a zero! Imaginem se marcassem!

Falta apurar os marcadores dos golos da Santa Eugénia (3),  e descobrir o nome verdadeiro  do Ovelha do Chorente.

Face a estes resultados destacamos o Poker alcançado por Rui Sousa, e Ricardo Redes ambos jogadores do Cossourado. Hat-Trick do Diogo Sousa do Silva, e dos bis de Nicha do Feitos, do Pedro Lopes do Estrelas, do Serginho do Chorente, e do Dário do Cambeses.

A lista dos melhores marcadores de forma provisória está assim ordenada: Luís Azevedo do Sº Martinho lidera com 16 golos. Rui Sousa do Cossourado segue em 2º lugar com 11 golos. Em 3º Lugar segue o Diogo Ferreira do Carvalhas com 8. Manhiça do Águas Santas e André Rego do S. Martinho entraram no leque dos jogadores que somam 7 golos,

 

   

       

Águas Santas 6 (Tiago, F.Hugo F.Diogo, Manhiça Pedro
Paulinho ) -0 Pedra Furada
Cossourado 5 (Ricardo e Rui Sousa 4) -3 Cambeses (Pedrinho 2,é Dário)
Cristelo 1(André)-0 Águias de S.Mamede
Silva 5 (Sousa 3, Diogo, e Sapinho)-2-Campo (??)
Bastuço 1(?)-3 S. Martinho (Serginho , Rego e Ventura)
Chorente 3(Ovelha e Serginho 2) -3 S. Eugénia (???)
Baluganense 2(Adélio e Ni) -1 Carvalhas (?)
Estrelas 3( Pedro Lopes 2, e Chinoca)-0 Creixomil
Silveiros 2(Tiaguinhio e Carriço) -4 (Nicha 2, Júnior e Sílvio)