O líder Leões da Serra perderam na sua deslocação ao Pereira, e o Carapeços vice-líder perdeu em casa do Remelhe. Com as derrotas do 1º e 2º classificado o Remelhe que era 3º tirou partido da sua vitória perante o seu adversário direto “Carapeços” e ascendeu de forma isolado ao 2º lugar da tabela classificativa, ficando apenas a 2 pontos dos Leões da Serra.
O Carapeços desceu ao 3º lugar ficando a 1 ponto do Remelhe e a 3 dos Leões da Serra. Estes 3 clubes dependem apenas de si para serem campeões. Mas o sonho do título ficou mais risonho para o Leocadenses, que ao vencer em casa o Lijó permaneceu no 4º lugar mas a 5 pontos da liderança. Oliveira e Pereira também tem uma palavra a dizer ao recuperarem pontos em relação aos primeiros, fruto das suas vitórias em Negreiros e Leões da Serra. Para estes dois a liderança está mais difícil de alcançar pois estão separados por 11 e 12 pontos. O Palme que teve um início de época desastrado, aparece agora no 7º lugar com 19 pontos. Estas foram as equipas que puseram os lugares de topo em alvoroço.
Com a derrota dos Leões da Serra já não há invictos no Popular de Barcelos, a zero (0) só mesmo o Aborim em Vitórias e faz dele o último classificado com 6 pontos. O Lijó é penúltimo com 7. O Fragoso caiu para o lugar de despromoção com 10 pontos, os mesmos do Fonte Coberta e Sequeade. Também aqui na cauda da tabela ninguém está condenado, basta duas vitórias consecutivas para os dois últimos, para poderem sair da zona de aflição, já que de 6 para 10 pontos são apenas 4 pontos.
Marcaram-se 31 golos nesta jornada, onde apena o Lijó ficou a zero. Bisaram nesta jornada João Pedro do Remelhe, Papagaio do Oliveira, Hugo do Leocadenses, e Pimenta do Palme.
Na lista dos melhores marcadores Luís dos Leões da Serra lidera com 13 golos. Papagaio encurtou distâncias, estando no 2º lugar com 10 golos. Davi Santos do Fonte Coberta é agora o 3º com 9 golos.
Pereira 3 (Nuno Campinho Ruben e Adriano)-2 Leões da Serra (Luís Sousa e Diogo)
Este era um dos jogos mais importante da jornada, o outro jogava-se em Remelhe e adivinhava-se equilíbrio em ambos, e foi o que veio acontecer, com se pode constatar na marcha do marcador.
O Pereira apresentava no banco pela 1ª vez a nova equipa técnica Miguel Sá Pereira e Nuno Martins, que depois de um curto interregno de funções no Carapeços, voltaram à atividade e logo com uma vitória. Em jeito de curiosidade Miguel Sá Pereira sai após a derrota com esta equipa dos Leões ao serviço do Carapeços em jogo da 1ª Eliminatória da taça, e volta à atividade com uma vitória ao serviço do Pereira perante a mesma equipa.
O jogo foi frenético com muitos golos, mas foi preciso esperar até aos 28 minutos para ver o líder do campeonato adiantar-se no marcador através de uma grande penalidade cobrada por intermédio de Luís, mas a turma de Miguel Sá Pereira conseguiu quase em cima do intervalo empatar a partida por intermédio de Nuno Campinho 1-1, também de grande penalidade.
No recomeço da 2ª parte o dedo do Mister fez-se sentir com a equipa da casa a fazer a reviravolta do marcador, sendo Ruben o seu autor aos 52 minutos ao fazer o 2-1. Mas a equipa de Miguel Campos reagiu de pronto e Diogo Oliveira empatou a partida 2-2 aos 54 minutos. O vendaval de golos continuava em curto espaço de tempo, pois logo de imediato Adriano colocou o Pereira a vencer por 3-2 aos 57 minutos! Com 3 golos apontados em 5 minutos pensava-se que não ia ficar por aqui, mas desde o minuto 57 até aos 90 minutos, assistimos a mais de 30 minutos sem golos.
O que dizer deste resultado! A resposta é simples, só nesta fase começaram os confrontos diretos com as equipas do topo. E vão continuar até final da 1ª volta! Na próxima jornada os Leões recebem o Leocadenses que é 4º classificado e na jornada seguinte os Leões deslocam-se ao Remelhe que é 2º classificado. São jogos importantes mas não decisivos, pois temos ainda uma difícil 2ª volta para todos. O Pereira marcou mais golos nas últimas 4 jornadas (9), de que em 9 jornadas anteriores (6). Os Leões da Serra sofreram pela 1ª vez 3 golos. Os Leões são líderes com 34 pontos. O Pereira manteve o 6º Lugar, agora com 22 pontos.
Remelhe 2 (João Pedro 2) -1 Carapeços (Marco Silva)
O Carapeços tinha à partida um jogo difícil, pois já na época passada tinha perdido em Remelhe 4-1. Este Remelhe está forte semelhante à época passada, e pelos relatos que nos foram chegando, tratou-se de um justo vencedor. O jogo passava da meia hora quando João Pedro aos 36 minutos de grande penalidade inaugurou o marcador para a equipa da casa. Aos 40 minutos o mesmo João Pedro dilatava a vantagem para 2-0. Aos 42 minutos Marco Silva de grande penalidade reduziu para 2-1 e o jogo foi para o intervalo. No reatamento o Carapeços entrou forte e teve duas boas oportunidades para empatar, mas logo de seguida o Remelhe com uma bola na trave da baliza de Eduardo também podia dilatar para 3-1. No confronto de duas boas equipas venceu a que teve mais eficácia, e o Remelhe passou o Carapeços na classificação passando a ocupar o 2º lugar ficando a 2 pontos dos Leões, se conseguir vencer na próxima jornada em Lijó, pode depois acertar contas com os Leões na jornada seguinte! O Carapeços desceu ao 3º lugar, mas fica a 3 pontos da liderança, e para quem tem esta diferença, depois de ter defrontado todas as equipas dos primeiros 6 classificados, pode daí tirar alguma vantagem para o que falta até final da 1ª volta, já que foge aos confrontos diretos até lá!
Leocadenses 4 ( Ní, André, Hugo 2, ) -0 Lijó
Continuamos pelos jogos da ordem dos clubes do topo, e analisámos agora o jogo entre o Leocadenses 4º e o Lijó último classificado.
Esta equipa do Lijó apresentou-se neste jogo já sem o seu anterior técnico Eduardo Mendes que foi dispensado face aos maus resultados, e neste jogo de forma interina Mário Fernandes e Miguel Bouças orientaram a equipa. Não se notou melhorias já que a equipa foi goleada por 4-0, mesmo com o Leocadenses reduzido a 10 unidades, face à expulsão do seu guarda-redes Igor numa falta cometida fora da grande área, que a malta do Leocadenses protestou muito esta decisão do árbitro.
O Leocadenses foi para o intervalo a vencer 1-0, golo apontado por Ní.
Na etapa complementar André elevou para 2-0. Depois do 2-0 surgiu uma boa surpresa para a turma Leocadenses com a nova contratação Hugo Pereira, que está no seu primeiro ano de Sénior, depois de ter feito formação no Marca. Já que foi o miúdo que marcou o 3-0 e 4-0, sendo que um deles foi um golaço! Uma estreia em grande deste miúdo que tem a responsabilidade de substituir o outro Hugo Pombo que saiu para representar o Esposende. Com esta vitória e face à derrota do líder no Pereira, o Leocadenses volta alimentar o sonho, já que encurtou de 8 para 5 a distância que os separam do 1º Lugar. O Lijó continua penúltimo com 6 pontos.
Negreiros 2 (Lopes?) -3 Oliveira (Papagaio 2, Toya)
O Oliveira foi vencer a Negreiros 2-3, mas foi a equipa da casa a primeira marcar logo aos 6 minutos através de Lopes 1-0. Aos 13 Minutos papagaio restabeleceu a igualdade 1-1. Aos 15 minutos Toya dilatou o resultado para a equipa do Oliveira 1-2. Aos 20 minutos Papagaio bisa na partida ao pontar o 1-3 de grande penalidade. Com este resultado de 1-3 se chegou ao intervalo. Já mesmo sobre o apito final da partida o Negreiros reduziu para 2-3. Com esta vitória o Oliveira manteve o 5º lugar com 23 pontos. O líder soma mais 11 pontos. O Negreiros com esta derrota desceu de 8º para 9º Lugar, somando 17 pontos, os mesmos do Macieira que segue um lugar acima.
Palme 2 (Pimenta 2) -1 Macieira (Diogo)
O Palme voltou às vitórias depois de dois empates consecutivos. O Palme adiantou-se no marcador através de Pimenta aos 30 minutos, 1-0 resultado ao intervalo. Na etapa complementar o Macieira restabeleceu o empate 1-1 aos 65 minutos através de Diogo. Mas aos 70 minutos Pimenta bisou na partida colocou de novo o Palme na frente do marcador 2-1. Resultado que não sofreria alteração ate final.
Com esta vitória o Palme galgou dois lugares na classificação passando o Negreiros e o Macieira e é o 7º classificado com 16 pontos. O Macieira é 8º com 17 pontos.
Carvalhal 2 (Abílio e Bruno) -1 Fragoso (Ervilha)
A equipa do Carvalhal meteu pela 1ª vez duas vitórias consecutivas, e deu um pequeno salto na tabela classificativa ao subir 12º lugar com 14 pontos, mais 4 que um dos últimos classificados que ocupa um dos lugares de despromoção. Mas não foi fácil este triunfo já que os forasteiros foram os primeiros a marcar aos 60 minutos por intermédio de Ervilha 0-1. Aos 80 minutos o Carvalhal restabeleceu a igualdade através de Abílio 1-1. E já mesmo sobre o apito final da partida o Carvalhal deu a reviravolta ao fazer o 2-1 final através de Bruno: O Fragoso com esta derrota voltou a cair na zona de despromoção com os mesmos 10 pontos do Sequeade e Fonte Coberta.
Milhazes 2 (Costinha e Paulinho Gomes) -1 Paradela (Tiago Costa)
O Milhazes conseguiu a sua 5ª vitória, todas elas dentro de portas. Desta vez foi perante o Paradela por 2-1. Os golos surgiram todos na 2ª parte.
Aos 50 minutos o Milhazes adianta-se no marcador 1-0 golo de Costinha, e aos 60 minutos dilatou para 2-0 por intermédio de Paulinho Gomes. Aos 70 minutos Tiago Costa ainda reduziu para 2-1 para o Paradela, mas insuficiente para evitara derrota.
O Milhazes está a fazer um campeonato regular face às armas que tem, e com esta vitória ascendeu ao 10º Lugar somando 16 pontos, os mesmos do Perelhal. O Paradela desceu de 11º para 13º lugar na tabela e soma 13 pontos, mais 3 que a zona da linha que separa os despromovidos à divisão secundária.
Aborim 1 (Balizas) -2 Perelhal (Kiko e Joca)
O Perelhal foi vencer ao Aborim pela margem mínima voltando às vitórias depois da derrota em Airó na jornada anterior. O jogo chegou ao intervalo sem golos. E na 2ª parte foi Kiko aos 55 minutos a colocar o Perelhal na frente do marcador 0-1. Aos 85 minutos Flávio ( balizas restabeleceu a igualdade para o Aborim 1-1. Já muito perto do final da partida Joca marcou o tento que daria a vitória à equipa do Perelhal. O Aborim ainda não venceu neste campeonato ao cabo de 13 jornadas, soma 6 pontos no último lugar, mas está ainda com possibilidades de sair desta zona incomoda, já que está á distancia de 5 pontos para se livrar da zona de despromoção. O Perelhal está no 11º lugar com 16 pontos.
Sequeade 1 (Tiago) -1 Fonte Coberta (David Santos)
Foi mais um derby entre estas equipas vizinhas e que terminou numa divisão de pontos. O Sequeade adiantou-se no marcador aos 30 minutos por intermedio de Tiago. Resultado de 1-0 ao intervalo. Na 2ª parte foi David Santos aos 60 minutos a restabelecer a igualdade1-1 resultado que não mais sofreu alteração até final.
Se estas equipas estavam mal classificadas antes deste jogo depois do empate ficaram ambas em maus lençóis. Ambas somam 10 pontos acima da linha de águas mas o Fragoso que está na zona de despromoção tem os mesmos 10 pontos.
Creditos da Imagem : ADC Remelhe