Esta 12ª Jornada teve algumas mexidas, não tanto nos lugares que as equipas ocupam na tabela, mas foi significativo a perda e ganho de pontos entre candidatos à liderança e entre a fuga aos lugares de despromoção.

No topo da tabela os 5 primeiros mantiveram as suas posições em relação á jornada anterior, mas Remelhe com o empate cedido em Fonte Coberta 2-2 manteve o 3º lugar mas descolou do Carapeços e ficou a 2 pontos deste e a 5 do Líder Leões da Serra. O Leocadenses ao ter o confronto direto com o Carapeços perdeu por 3-0, manteve o seu 4º lugar, mas perdeu pontos em relação a todos os que seguem na sua frente, fica a 8 pontos do líder e começa a ficar mais distante do objetivo do título. O Carapeços com esta vitória perante o Leocadenses mantem a regularidade com que o fez campeão na época passada ao somar os mesmos 31 pontos à 12ª jornada, a diferença está nos golos marcados que soma mais 11 golos e mais 3 golos sofridos.

A equipa de Airó voltou às vitórias ao vencer no seu terreno o Perelhal por 3-0 com 2-0 ao intervalo. Lidera com 34 pontos. No 5º lugar continua o Oliveira mas sofreu um duro golpe, ao ser derrotado pelo Carvalhal 2-3 depois de estar a vencer 2-0. Soma 20 pontos e fica a 14 do líder.  

No fundo da tabela o Lijó ao perder em casa com a equipa do Pereira 1-3 e o Aborim ao perder em Milhazes 1-0 deixa estes mais isolados nos dois últimos lugares com 7 e 6 pontos. O Fonte Coberta mesmo somando o seu primeiro ponto em casa, não deixou de cair no lugar de despromoção 16º ao somar 9 pontos, os mesmos do Sequeade (que também perdeu) que segue um lugar acima.

Esta 12ª jornada não foi abundante em golos marcados (26), para isso (golos) não contribuíram 5 equipas que ficaram a zero! Nesta jornada destacamos o Hat-Trick de Jorge Gomes do Carapeços, e do  bis de  Liedson do Carvalhal.

Na lista dos melhores marcadores, Luís lidera com 12 golos, com 8 golos segue um quinteto, Papagaio do Oliveira, Vilas do Remelhe, Liedson do Carvalhal, Jorge Gomes do Carapeços e David Santos Fonte Coberta.

Leões da Serra 3 (Roberto, Vieri, Flávio) -0 Perelhal

A equipa de Airó voltou às vitórias ao vencer o Perelhal por 3-0 com 2-0 ao intervalo.

Roberto inaugurou o marcador aos 27 minutos. Aos 42 Vieri aumentou para 2-0. Na 2ª Parte aos 52 minutos Flávio apontou o 3-0 final. Com esta vitória (a 11ª)  a equipa de Miguel Campos lidera com 34 pontos. O Perelhal manteve o 10º Lugar com 13 pontos.  

Carapeços 3 (Jorge Gomes 3)-0 Leocadenses

Em Carapeços jogou-se mais um derby e o jogo mais aguardado da jornada, não fosse o embate entre o 2º e 4 º classificado apenas separados por 2 pontos. Com ambas as equipas a ter o objetivo do titulo, o Carapeços aproveitou o fator casa para tirar daí vantagem e acabou por vencer por 3-0 , mas só no decorrer da 2ª parte chegaram os golos,  depois das equipas regressarem aos balneários para o merecido descanso com o jogo 0-0.

Bastaram 7 minutos para no início da 2ª parte o Carapeços ultrapassar a bem escalonada barreira defensiva do Leocadenses. O possante Jorge Gomes rebentou com tudo na 2ª parte ao ser o carrasco da turma de Manuel Pombo, isto já depois de ao intervalo o Mister Sérgio Gameiro trocar um estremo Wilison pelo o avançado fixo na área, Paula, este veio dar mais espaço ao Jorge Gomes que começou o seu  shou ao  abrir a defesa contrária .  Do outro lado Manuel Pombo quis também ariscar um pouco mais e retirou um defesa central Rocha fazendo recuar César e colocou em campo David um médio mais criativo, mas as mudanças deram mais resultado ao Mister Sérgio Gameiro.

Aos 50 minutos Jorge Gomes inaugurou o marcador 1-0. Aos 57 o mesmo Jorge fez o 2-0 de cabeça no seguimento de um pontapé de canto. Ao  3-0 aconteceu (Hat-Trick) de novo por Jorge Gomes, imparável a fazer o 3-0 aos 75 minutos, depois de apanhar em contra pé a defensiva contrária.

Com esta vitória o Carapeços mantém intactas as suas aspirações, estando a 3 pontos da liderança, e dependendo apenas de si. Soma 31 pontos, os mesmos que somava na época passada á mesma jornada.  Esta equipa do Carapeços começa habituar-se ao esquema tático do novo treinador, e para já está dar os seus frutos com um 4x4x2 assumido. O Leocadenses viu-se nas últimas semanas com a saída de dois jogadores influentes Sono e Hugo, para os seus lugares vieram os reforços Alano e Italiano, mas leva o seu tempo a encaixar no esquema tático de Manuel Pombo. O Leocadenses não perdeu o 4º lugar, mas viu o líder aumentar a vantagem para 8 pontos, e se não é impossível, pois faltam muitas jornadas para o final, torna-se mais difícil o caminho do título.

Fonte Coberta 2 (David Santos e Carlos Ferreira) -2 Remelhe (Queirós e Minhoca)

O Fonte Coberta conseguiu somar o seu primeiro ponto em sua casa, depois de sofrer 5 derrotas consecutivas no seu terreno. O adversário era de peso, tratava-se da equipa do Remelhe que vem fazendo um grande campeonato e visitava o Fonte Coberta vindo de 5 vitórias consecutivas! E neste jogo começou bem, sendo Queirós a inaugurar o marcador aos 22 minutos e a colocar a sua equipa (Remelhe) a vencer 0-1. Mas aos 33 minutos David Santos restabeleceu a igualdade 1-1 com que se atingiu o intervalo. Na etapa complementar Minhoca voltou adiantar o Remelhe no marcador ao fazer o 1-2 aos 61 minutos. Mas foi sol de pouca dura já que Carlos Ferreira empatou quase logo de seguida aos 65 minutos 2-2, e o resultado não mais se alterou até final.

Com este empate o Remelhe deixou fugir o Carapeços e o Líder, mas tem na próxima jornada a hipóteses de se redimir ao receber o Carapeços e em caso de vitória pode recuperar o 2º lugar. Remelhe soma 29 pontos isolado no 3º lugar. O Fonte Coberta apesar do empate ainda desceu na tabela ao ficar no 16º lugar (lugar de despromoção) com 9 pontos os mesmos do Sequeade que segue um lugar acima da linha de água.

Oliveira 2 (Brás e Rafa) -3 Carvalhal (Carlos e Liedson 2)

Este foi o jogo e o resultado mais esporádico da jornada. Todos sabemos a dificuldade com que o Carvalhal se vem debatendo na tabela classificativa, e adivinhava-se uma saída difícil no terreno do Oliveira, equipa que vinha de uma estrondosa vitória de 3-0 no terreno do Sequeade.

E tudo fazia prever um passeio para a equipa do Oliveira, depois de Brás inaugurar o marcador aos 20 minutos 1-0. Rafa aumentava para 2-0 aos 25, e o jogo seguiu para o intervalo. A 2ª parte foi soberba para a equipa visitante que começou a reviravolta aos 60 minutos ao reduzir para 1-2 por intermédio de Carlos. Aos 70 minutos Lieson restabelecia a igualdade 2-2, e já quase sobre o apito final Lieson bisou ao marcar o 2-3 e o tento da vitória do Carvalhal.

O Oliveira apesar da derrota manteve o 5º Lugar a com 20 pontos, mas tem esse lugar em risco pois o Pereira está no 6º lugar com 19 pontos. O Carvalhal voltou às vitórias depois de estar dois jogos sem vencer e subiu ao 13º lugar com 11 pontos, mas não está muito confortável já que o lugar de decida está apenas 2 pontos!

Lijó1 (José Gomes) -3 Pereira (Nuno Campinho, Adriqano , Gil)

A equipa do Lijó já não vence desde a 4ª jornada e em casa apenas venceu na 1ª jornada.

Desta vez perdeu com a equipa do Pereira por 1-3 com 0-2 ao intervalo.  Nuno Campinho  inaugurou o marcador aos 19  minutos. Aos 20 minutos foi a vez de Adriano dilatar  o resultado para 2-0,resultado ao intervalo. Na etapa complementar, José Gomes (ou autogolo) ainda reduziu para o Lijó 1-2 aos 83 minutos, mas Gil fixou o resultado final 1-3 aos 85 minutos. Com esta vitória o Pereira ultrapassou o Negreiros e subiu ao 6º lugar com 19 pontos ficando apenas a 1 ponto do Oliveira que segue em 5º lugar. O Lijó está mais último com 7 pontos no 17º lugar, o Aborim é último com 6 pontos. Qualquer destas duas equipas podem sair desta situação se vencerem duas vezes consecutivas, já que os lugares acima da linha de água estão a 2 e 3 pontos de distância.

Macieira 1 (Saises) -0 Negreiros

Jogou-se mais um derby entre estas duas equipas e saiu vencedora a equipa da casa. O golo que valeu os 3 pontos aconteceu já no decorrer da segunda parte sendo Luís Novais  “Saises” o seu marcador aos 70 minutos. O Macieira volta às vitórias depois do empate em Carvalhal na jornada anterior. Subiu ao 7º Lugar em igualdade pontual com a equipa do Negreiros que segue no 8º lugar.

Paradela 2 (Fábio e Filipe) -2 Palme (Paulo César e Miguel)

O Paradela voltou a sentir dificuldades no seu terreno (relva sintética)  onde apenas  conseguiu uma  vitória. O Palme chegou ao 2-0 enquanto o diabo esfregava um olho, tendo ido para o intervalo com essa vantagem. Paulo César abriu o activo aos 10 minutos 0-1 e aos 20 já vencia 0-2 sendo Miguel o seu autor.

Só na 2ª parte o Paradela evitou a derrota. Aos 65 minutos Fábio reduziu para 1-2, e aos 72 foi Filipe a restabelecer a igualdade 2-2. Com este empate o Paradela segurou o 11º Lugar com 12 pontos. O Palme desceu um lugar na tabela descendo ao 9º lugar com 16 pontos.

  
Milhazes 1 (Queirós) -0 Aborim

O Milhazes só venceu no seu terreno esta época e conseguiu a sua 4 vitória em casa, em 6 jogos lá realizados. O jogo caminhava para seu final quando nos descontos (93 minutos) Queirós apontou o golo que valeu os 3 pontos. O Aborim vinha de um empate moralizador da jornada anterior, e quase pontuava neste jogo. O Milhazes segurou o seu 12º lugar com 13 pontos. O Aborim contínua último com 6 pontos.


Fragoso 1 (Tiago Martins) -0 Sequeade

Por fim vamos ao jogo entre aflitos. Com a equipa da casa a vencer pela margem mínima, com o tento que valeu os 3 pontos a ser apontado por Tiago Martins aos  45 minutos. A vitória do Fragoso permitiu que saíssem da zona de despromoção, passando agora a somar 10 pontos no 14º lugar, mas a zona de despromoção está bem perto com o Fonte Coberta a ocupar essa posição com 9 pontos. Já o Sequeade somou a 3ª derrota consecutiva e já está na zona perigosa com 9 pontos acima da linha de água com os mesmos pontos do Fonte Coberta.