Foi no ínicio desta temporada que a Direção da Associação de Futebol Popular de Barcelos comunicou a intenção de reduzir o número de equipas a competir na primeira divisão. E para isso decidiu que a melhor forma de implementar essa medida já no próximo ano, seria descer mais equipas do que aquelas que sobem. Por isso iriam descer mais duas somadas às abituais três, e subiam as mesmas três da segunda como habitual.

No entanto, fontes do Domingo às Dez indicam que, depois de ter ido a votos na mesma reunião onde decorreu o sorteio da II Eliminatória da Taça, a proposta foi chumbada pela maioria dos clubes. Existiram mesmo assim votos a favor, mas a decisão final foi mesmo a de não implementar o sistema de descer cinco e subir apenas três.

Resta saber agora qual a posição da direção depois deste chumbo dos clubes. Ainda não saiu nenhum comunicado oficial, e neste momento mantém-se a dúvida. Se por um lado é conhecida a intenção da Direção descer 5 equipas, o regulamento de provas indica no artigo 45º que apenas descem três equipas. Para alterar o regulamento de provas são precisos os votos dos clubes, e pelos vistos os clubes não estão dispostos a ceder.

O certo é que a competição já começou e ainda nao se sabe quem desce e quem permanece.