Esta 5ª jornada não trouxe nada de novo no topo da classificação. Os 5 primeiros venceram e deixaram tudo na mesma. Pela negativa no fundo da tabela apenas houve uma alteração, a primeira vitória do Sequeade permitiu-lhe sair dos últimos 5 lugares da tabela. Palme e Carvalhal continuam em último apenas com 1 ponto. Juntam-se a estes sem vitórias nesta época o Aborim e Fragoso. O Carapeços ultrapassou o Oliveira nos golos marcados e tem agora o melhor ataque com 17 golos. Oliveira é 2º com 16 e Leões da serra 3º com 15. As defesas menos batidas pertencem ao Leocadenses e Pereira com 2 golos. Na lista dos melhores marcadores Luís dos Leões da Serra ficou em branco nesta jornada mas continua líder com 7 golos. Mas o jogo Aborim 5-5 Fonte Coberta, contribuiu para mexer com os seus perseguidores. Davide Santos do Fonte Coberta com um Hat-Trick e Flávio Balizas do Aborim a bisar nesse mesmo jogo, colocam o Davide com 6 golos no 2º Lugar e Balizas no 3º Posto com 5 golos.  

Leões 1 (Flávio 14 m) -0 Macieira

O Líder Leões da Serra recebeu o Macieira e venceu por 1-0, golo apontado por Flávio à passagem dos 14 minutos. Sem incidências desta partida, apenas verificamos um resultado magro perante um Macieira que vinha de uma derrota caseira por 3-0 na jornada anterior. Mas já tem sido normal esta equipa do Macieira optar por uma tática mais defensiva em jogos fora, e mais ofensiva nos seus jogos em casa. Mas o que está em causa são os 3 pontos e os Leões conseguem ser a única equipa só com vitórias quando vamos já na 5ª Jornada, e obviamente é líder com 15 pontos. O Macieira desceu ao 13º lugar com 4 pontos.  

Carapeços 6 (Postiga 12 m, Paula 24 e 58 m) Edgar 33 m,Samuel 43 m, Marco 47 m),-0 Fragoso

O Carapeços alcançou perante o Fragoso a maior goleada neste campeonato: Venceu por 6-0, marcando neste jogo um terço do total dos golos que soma neste momento 17, passando a ser detentor do melhor ataque.

 Ao intervalo o resultado era de 4-0. Postiga abriu o livro aos 12 minutos, Paula, o reforço vindo do Piães elevou para 2-0 aos 24, aos 33 Edgar elevou para 3-0, e antes do apito para o intervalo Samuel apontou o 4-0. Na etapa complementa, Marco Silva elevou para 5-0 aos 47 minutos, e Paula bisou no encontro ao apontar o 6-0 final aos 58 minutos. Um resultado algo pesado para uma equipa do Fragoso que foi sensação na época passada. E por falar-nos em sensação, recordamos que o Fragoso na época passada ocupava à mesma 5ª jornada o 3º lugar com 11 pontos, agora ocupa o 16º com 2 pontos, e ainda não venceu neste campeonato. O Carapeços campeão na época passada está num do 2º lugares em igualdade pontual com o Oliveira e Leocadenses com 13 pontos, na época passada à 5ª Jornada somava 10 pontos e ocupava o 4º lugar, estando à distância de 2 pontos do líder, a exemplo do que sucede esta época na diferença pontual, desta vez para os Leões que lideram.  

 Lijó 0-1 Oliveira (Serginho 25 m)

O Oliveira voltou às vitórias em Lijó, depois do empate caseiro com o Carapeços na jornada anterior. O Oliveira foi até à 3ª jornada uma máquina de fazer golos, 14! Mas nos dois últimos jogos marcou apenas dois! Desta vez valeu o golo de Serginho aos 15 minutos, para somar mais 3 pontos e continuar no seu objetivo que é assumir que está na luta pelo título. Ao que conseguimos apurar, não foi uma vitória fácil em Lijó, e os ânimos aqueceram dentro das 4 linhas, tendo a equipa do Oliveira terminado o jogo reduzida a 9 jogadores. O Oliveira ocupa o 3º lugar com os mesmos pontos do Carapeços e Leocadenses 13, e pertence ao leque de 4 equipas que ainda não perdeu esta época. Na época passada à 5ª Jornada o Oliveira era 11º com 6 pontos. O Lijó com esta derrota desceu ao 10º Lugar com 6 pontos.

Leocadenses 2 (Coutada 60 e 65 m)-1 Palme (55 Jony )

O Leocadenses venceu o Palme pela margem mínima, com o nulo a persistir ao intervalo.

Na etapa complementar bastaram 20 minutos para surgirem todos os golos da partida. O Palme até surpreendeu os pupilos de Raposo ao inaugurar o marcador aos 55 minutos por intermédio de Jony. Um presidente jogador, também a deixar os seus dotes de goleador. Mas essa vantagem foi sol de pouca dura, pois Coutada restabelece o empate para o Leocadenses através de um livre direto à passagem dos 60 minutos. O mesmo Coutada chegou ao 2-1 no seguimento de um lançamento de linha lateral, em que este penteia a bola para dentro da baliza aos 65 minutos. Neste jogo deu para perceber que o Leocadenses está bem encaminhado na luta pelo título. Em comparação com a época passada o Leocadenses soma mais 2 pontos e é 4º classificado com os mesmos pontos do 2º e 3º. Na época passada era 2º isolado com 10 pontos e mantinha a mesma diferença para o líder de 2 pontos. Quanto ao Palme deixou uma boa imagem neste jogo dificultando e de que maneira a vitória do Leocadenses, demostrou também que a classificação que ocupa no fundo da tabela com 1 ponto, não condiz de todo com a qualidade desta equipa.  

Remelhe 2 (Lucas 9m,Neves 77 m -1 Negreiros (Serra 75 m)

Este era dos jogos da jornada em que se previa mais equilíbrio, e foi o que veio acontecer.

O Remelhe venceu o Negreiros 2-1 , mas teve que suar a estopinhas para reagir ao golo do empate do Negreiros.

Lucas inaugurou o marcador para o Remelhe aos 9 minutos, e com este resultado de 1-0 se chegou ao intervalo. O jogo entrava já no último quarto de hora (75 minutos) quando Serra restabeleceu a igualdade para a equipa do Negreiros. Mas particamente dois minutos volvidos o Remelhe voltou à vantagem 2-1, com o golo assinado por Neves. O Remelhe é 5º classificado com 12 pontos, menos 1 que os 2º 3º e 4º classificados. O mesmo lugar que ocupava na época passada à 5ª jornada, mas com mais 2 pontos! Curiosamente, as equipas que estão nos primeiros 5 primeiros lugares desta temporada, tem todos mais pontos que na época transata, o que por aqui se traduz uma luta muito mais feroz pelo título. O Negreiros somou o seu 2º jogo sem vencer e desceu ao 7º lugar, somando 7 pontos.


Sequeade 3 (Shenay30 m,Castiço 37 m,Nuno dias 65 m) -1 Carvalhal (Rui Correira 45)


 O Sequeade somou finalmente a sua 1ª vitória desta época e perante um Carvalhal que somou a sua 4ª derrota consecutiva.

Shenay inaugurou o marcador aos 30 minutos e aos 37, já vencia 2-0, sendo Castiço o autor do golo. O Carvalhal reagiu por intermédio de Correia ao reduzir para 2-1 em cima do intervalo. Na etapa complementar o Sequeade conseguiu dilatar o resultado para 3-1 por intermédio de Nuno Dias.  A equipa do Sequeade deu um salto na tabela e subiu ao 12º lugar com 5 pontos. O Carvalhal continua sem vencer, é último a par do Palme com apenas 1 ponto. Apesar do Carvalhal estar atravessar pelo pior período, podemos avançar de fonte segura que técnicos dirigentes e jogadores estão convictos que a equipa vai dar a volta por cima e ainda vai ser sensação esta época.

Pereira 2 ( Nuno Campinho 35 m, Adriano 65 m)-1 Milhazes (José Costinha)
 

O Pereira voltou às vitórias perante o Milhazes vencendo 2-1. No entanto foi o Milhazes abrir o marcador 0-1 por volta dos 35 minutos, tendo sido o seu autor José Costinha. Nuno Campinho empatou a partida antes do intervalo.  O Golo da vitória aconteceu por volta dos 65 minutos por intermédio de Adriano. Sem incidências desta partida verificamos a subida do Pereira ao 6º lugar, era 10º à  partida para esta jornada e soma 8 pontos.  O Milhazes soma 6 pontos, resultantes dos seus jogos realizados em casa, e ocupa o 9º lugar.  

 

Perelhal 3 (Huguinho 9 m,Kiko 22m, Miranda 37 m,)-3 Paradela (Hélder Brito 45 m, Lopes 47 m,D.Fontes 50 M)

Passamos aos jogos dos empates.

Nada fazia prever que o Perelhal deixasse fugir os 3 pontos, depois de estar em vantagem por 3-0. Mas os jogos tem 90 minutos e tudo aconteceu de forma muito rápida senão vejamos.

Huguinho inaugurou o marcador para o Perelhal aos 9 minutos 1-0. Kiko dilatou para 2-0 aos 22 minutos. Aos 37 minutos Miranda elevou para 3-0. Aos 45 minutos O Paradela reduziu para 3-1 por intermédio de Hélder Brito e o jogo foi para o intervalo.

No reatamento bastaram 5 minutos para o Paradela empatar o jogo. Aos 47 minutos Lopes fez o 3-2, e aos 50 Fontes restabeleceu o empate 3-3. Curiosamente com mais 40 minutos para o jogar até ao apito final, o resultado não se alterou. Resta-nos rematar que o Perelhal fica no 11º lugar com 5 pontos, e o Fonte Coberta fica no 14º lugar com 4 pontos.

Aborim 5 (Balizas 5 e 98 m, Ruizinho 16 e 82 m, AG 45)-4 Fonte Coberta (David Santos 3 , 15. 38 m), Vilaça 70 e 90 m)

Este resultado de 5-5 não é um resultado normal, nos tempos de hoje, mas aconteceu de uma forma muito rápida. Nós questionámos se será pela pequena dimensão do terreno do jogo!

O Jogo começou com o Fonte Coberta adiantar-se no marcador por intermédio de Davide Santos 0-1. Aos 5 m Flávio Balizas empatou o jogo 1-1. Aos 15 minutos O Fonte Coberta volta à vantagem por intermédio de Davide Santos 1-2. Aos 18 minutos Ruizinho restabeleceu a igualdade para o Aborim 2-2. Aos 38 minutos Davide Santos faz Hat-Trick ao fazer o 2-3. Aos 45 minutos de Autogolo o Aborim chega ao 3-3 com que se atingiu o intervalo. Na etapa complementar ainda tempo para mais 4 golos!  Aos 70 Minutos o Fonte Coberta por intermédio de Hugo Vilaça chega de novo à vantagem 3-4. Ruizinho bisa e coloca o jogo numa igualdade de 4-4 aos 82 minutos. Hugo Vilaça bisa e coloca pela  5ª vez a sua equipa em vantagem aos 90 minutos 4-5. E Pela 5º Vez o Aborim chega ao empate com Balizas a bisar. E a fazer o 5-5 final aos 98 minutos. Feito isto o Aborim somou o seu 3º ponto (sem vencer) e encontra-se no 15º lugar. O Fonte Coberta encontrasse no 14º Lugar com 4 pontos.