Como já foi esclarecido anteriormente, o website do Domingo às Dez faz o calculo das classificações automaticamente consoante os resultados inseridos. E até ao momento, embora as classificações estivessem ordenadas por pontos, não tinham em conta os critérios de desempate, e sempre que duas ou mais equipas tivessem os mesmos pontos, o website não conseguia ordenar.

A partir de hoje, as classificações da primeira e segunda divisão, de todas as temporadas, passam a ter esse fator em conta. Esta nova funcionalidade também será extendida aos campeonatos da formação assim que possível.

Segundo o ponto 3 do artigo 6º do Regulamento de Provas da Associação de Futebol Popular de Barcelos, para estabelecimento da classificação geral final nas provas por pontos, observar-se-ão os seguintes critérios de desempate:

  1.  Número de pontos alcançados pelos clubes nos jogos disputados entre si;
  2. Maior diferença entre o número de golos marcados e sofridos nos jogos disputados entre os clubes empatados;
  3. Maior diferença entre os golos marcados e sofridos, durante toda a competição;
  4.  Maior número de vitórias na competição;
  5. Maior número de golos marcados na competição;
  6.  Menor número de golos sofridos na competição;

A partir de agora pode navegar e verificar que estes critérios se aplicam quando duas ou mais equipas se encontram empatadas no numero total de pontos. Contudo, se encontrar alguma situação em que os critérios não estão a ser applicados como deviam, por favor comunique essa situção pelo nosso chat de facebook indicando a competição, época e jornada onde isso acontece.

Para além da situação dos critérios, agora nas tabelas de classificação aparecerá cores indicativas do campeão, equipas em lugares de promoção e equipas em lugares de despromoção onde aplicável. Caso necessário, abaixo encontra-se uma legenda para as cores a serem aplicadas.

  Campeão
  Lugar de promoção
  Lugar de despromoção

Créditos das imagens: Remelhe e Carapeços.