A febre dos relvados sintéticos no popular de Barcelos já começou. O Carapeços foi o primeiro a avançar, e as obras no campo do Clube Moinhos de Paradela estão a decorrer a bom ritmo. Mas há no mínimo mais 30 para relvar! Que a correr bem com o protocolo em vigor, estariam todos relvados daqui a 10 anos!  

Sabemos que todos os clubes desejam ter o seu campo relvado, e sabemos que a Camara Municipal de Barcelos tem orçamentado relvar no máximos 4 campos por ano.

Pelo que vamos ouvindo nos bastidores muito provavelmente não vão aparecer candidaturas nesse sentido ao município, o que será anormal dirão alguns, mas quando a Camara entra com 50% do financiamento das obras qualquer coisa como 100 mil euros, cabe ao clube e à junta de Freguesia local, suportar o restantes custos da obra que ascende no mínimo a 100 mil euros!

Também temos conhecimento que um dos clubes do popular que pretende relvar o seu campo, recebeu uma proposta da junta de freguesia,  junta essa que tinha disponibilidade de financiar a obra com 50 mil euros, 100 mil seriam da Camara e os  restantes 50 mil euros seriam suportados pelo clube! Apesar de ser na nossa opinião ser uma boa oportunidade, ficamos a saber que o dito clube não tem capacidade de pagar os 50 mil euros, e a candidatura não avançou .

A questão é esta! Se os clubes pretendem o seu campo relvado sem ter a responsabilidade de investir nenhum, então os pelados vão continuar eternamente no Popular de Barcelos! O pagamento dos 100 mil euros da Camara são pagos em 4 tranches no período de 4 anos!  Será que um clube não tem capacidade de pagar 50 mil euros em 4 anos?

Mais! Há clubes no popular que pagam mais que isso com gastos no seu plantel e outras prestações de serviços, com mais um pequeno esforço também era possível pagar as tranches do seu relvado através de um empréstimo ao banco.