A 20ª Edição da Taça de Barcelos vai ser disputada de forma diferente em relação às épocas anteriores. Já estão em pártica algumas alterações, mas na época 2019-2020 haverá ainda novas propostas a serem discutidas em Assembleia dos Associados AFPB.

As novidades para esta época em curso é que as meias finais da taça serão disputadas em duas mãos e a final não terá prolongamento. Passar-se-há imediatamente ao desempate por grandes penalidades caso não se encontre um vencedor no final do tempo regulamentar. Esta medida foi tomada depois de se ter assistido às últimas finais que foram a prolongamento, nas quais se pôde observar a dificuldade dos jogadores em manter um bom ritmo de jogo. Para além do piso ser relvado, o que por si só requer um esforço adicional, as dimenções do terreno de jogo tendem a ser superiores ao habitual, e chegou-se à conclusão que adicionar mais 30 minutos de jogo em nada benificia os atletas nem o espetáculo.

Sobre a questão das duas mãos na meia final, pretende-se dar uma segunda oportunidade às equipas por ter corrido mal o jogo, ou até por não ter ao seu dispor todos os jogadores desejados naquele encontro, de resto como já acontece na Taça de Portugal.

Ainda em relação à Taça Cidade de Barcelos para a próxima época, está em cima da mesa outra alteração no que diz respeito à Pré Eliminatória. Até agora eram escolhidos para disputar a Pré Eliminatória, todos os clubes da 1ª Divisão e 2ª Divisão através de sorteio a realizar antes do arranque da temporada. A nova proposta indica que, os clubes que deverão disputar a Pré Eliminatória serão os últimos classificados da 2ª Divisão acompanhados por eventuais clubes que se inscrevam pela primeira vez ou regressem ao Futebol Popular de Barcelos. Com esta medida espera-se criar uma motivação extra para os clubes pontoarem quando o objetivo da subida já não é possível.

Outra das propostas que vai estar em discussão, não só na Taça Cidade de Barcelos mas também nas restantes competições Sénior, será a colocação de um liminte máximo de substituições na segunda parte. Poderão ser feitas 5 substituições à mesma, desde que uma delas seja feita no decorrer da primeira parte ou antes de começar a segunda, ou seja, começar substituição ao intervalo. Esta medida pretende minimizar o tempo desperdiçado em substituições permitindo mais tempo de jogo na segunda parte.

Estas últimas alterações estão ainda sujeitas a votação em Assembleia a realizar ainda sem data marcada.