O CD Lama recebeu e venceu o Cristelo por 3-2, e segurou a vantagem de 2 pontos na liderança para o 2º classificado o Paradela, que venceu em casa o Cambeses por 5-0. O S.Mamede ainda esteve em vantagem em Águas Santas, mas os da casa deram a volta ao resultado e vencerem 2-1, e fez com o que o S. Mamede caísse na tabela, do 3º para o 6º lugar, sendo ultrapassado pelo próprio Águas Santas que subiu ao 5 º lugar com os mesmos pontos do Aborim. O Feitos regressou às vitórias depois de estar 5 jogos sem vencer . Desta vez foi a Silveiros vencer por 4-0 e recuperou o 4º lugar, ficando apenas a 3 pontos do Líder Lama .

O Aborim que estava em 6º Lugar à partida para esta jornada, aproveitou a escorregadela do S. Mamede e do Milhazes e subiu ao 4º lugar com os mesmos pontos do Águas Santas . O Milhazes que esteve com a vitória na mão no terreno  dos Estrelas,  e deixou fugir a vitória nos instantes finais, tendo sofrido de penalti o empate que o fez deslizar na tabela para  7º lugar . O S. Martinho ao perder em casa 2-1 com o Carvalhas parece ter desistido da luta da subida, caiu para o 8º lugar, estando já a 10 pontos do líder.   O Carvalhas com esta vitória,  subiu ao 11º Lugar.  O  Chorente também subiu um lugar na tabela, depois da sua vitória perante o Creixomil 2-1.  Campeonatos aquém das espectativas estão a fazer o Cossourado e Pedra Furada , equipas que desceram de divisão e não dão mostras de fazer lembrar os pergaminhos destes clubes na 1º divisão, empataram 2-2  entre si , e estão no fundo da tabela . O  Cossourado ocupa o 14º lugar com 15 pontos o Pedra Furada apenas soma 8 pontos no 15º lugar .  Daqui para baixo estão três clubes que tem uma dificuldade tremenda em vencer,  o Silveiros tem apenas uma vitória em 14 jogos, está no 16º lugar com 5 pontos. Em 17º está o Cambeses com 3 pontos,  ainda  sem vencer, e por último está o Creixomil onde apenas somou um ponto nas 14 jornada decorridas: Lembramos que as últimas equipas da 2ª divisão  serão penalizadas ao entrarem na pré eliminatória da taça na próxima época.

Candidatos à subida quantos são ?

Neste momento são 7 as equipas com grandes possibilidades de subir de divisão, tudo depende do que vão fazer daqui em diante, e quando dizemos daqui em diante, estamos a falar de muitas jornadas até final do campeonato (20)! CD Lama ,Paradela, Feitos, UCRA ,Águas Santas, S. Mamede  e Milhazes, são  as equipas mais bem posicionadas  neste momento.  O Líder CD Lama já não perde à 5 jornadas, e parece para já ser uma das equipas mais consistentes, em 5 jogos venceu 4, e empatou um, lidera à 4 jornadas a classificação com 33 pontos.

O Paradela 2º classificado com 31 pontos,  já não perde desde a 4ª jornada. Está a fazer um campeonato muito forte, não joga no seu terreno esta época  desde que iniciaram as obras no seu campo,  e tem dado mostras de ser um forte candidato à subida. Tem o 2º melhor ataque com 39 golos, só superado pelo S. Martinho com 40.

O Feitos 3º classificado com 30 pontos, venceu finalmente depois de estar 5 jogos sem vencer! Este Feitos, equipa despromovida, fez um arranque fenomenal, tendo conseguido 8 vitórias consecutivas: Andou 5 jogos à  deriva , mas nesta jornada voltou ás vitórias e reentra novamente na luta pelo 1 º lugar que foi seu durante 10 jornadas.

No 4º e 5º Lugares surgem o UCRA e o Águas Santas, ambos com 29 pontos, estando  muito bem posicionados para atacar o pódio que dá direito à subida.  O Aborim somou a 3ª vitória consecutiva. O  Águas Santas depois do empate na casa do Cristelo, deu a volta ao resultado em casa com o S. Mamede  nesta jornada , e ultrapassou estes na classificação.

No 6º Lugar surge o S.Mamede com 28 pontos, equipa que está na luta , mas algo irregular para uma equipa que quer subir. Terá  obrigatoriamente que melhorar em sequencia de vitórias,  para não perder o comboio que os pode levar à  1ª divisão pela 1ª vez no seu historial.

No 7º Lugar surge o Milhazes com 27 pontos, equipa a exemplo do S. Mamede que não tem feito uma  boa sequência de vitórias,  que os leve a cimentar uma candidatura forte à  subida. Como dissemos tudo depende do que estas equipas vão fazer daqui em diante. No entanto são as melhores posicionadas para subirem de divisão.  

Equipas que terão que fazer uma grande retoma se pensarem em subir de divisão, são as equipas que estão classificadas do 7º lugar para baixo. O S. Martinho surge no 8º lugar com 23 pontos, são já 10 pontos que os separa do líder CD Lama , não quer dizer que não sejam recuperáveis , mas tem muitos clubes para ultrapassar.

 No 9º e 10º Lugares surgem o Chorente equipa que deu mostras no inicio de poder entrar na corrida da subida, mas a irregularidade deixa-o com  20 pontos e a 13 da liderança! Os Estrelas acaba por estar a fazer um bom campeonato, quando vai ainda na sua 2ª presença, depois de regressar ao Popular.

Por fim vamos falar no Cossourado e Pedra Furada , duas equipas que desceram de divisão, e francamente esperava-nos mais destas duas equipas . O Cossourado encontra-se no 14º lugar com 15 pontos , e o Pedra Furada encontra-se no 15º lugar com 8 pontos. Apesar do Cossourado pode ter alguma esperança em se juntar ao leque de equipas de subida, os 18 pontos de atraso em relação ao líder não lhes dá muita força anímica.

 O Silveiros e Creixomil equipas que já  nos habituaram  a estarem  fortes durante anos a fio na 1ª divisão , depois de terem desistido e  batido no fundo, estão a recomeçar do zero, e ainda não parece estarem em condições de aspirar a subir de divisão nos próximos anos. Precisam de uma forte injeção de capital, para terem equipas mais competitivas.          

 14ª Jornada 2ª Divisão
Silveiros 0- 4 Feitos (Cris,André,Queirós,Russo)
Paradela 5(Amorim 2,Jorginho,Cris,Sérgio Oliveira) -0 Cambeses
Chorente 2(Arantes e Nelson Campinho)-1 Creixomil(Paulo Gonçalves)
Bastuço S. João 0-1 UCRA Aborim(Magalhães)
Águas Santas 2(Carlos Alexandre,Márito)-1 S.Mamede(Amandio)
CD Lama 3( Miguel Reis Toninho) -2 Cristelo (Hugo Gomes 2)
J. S. Martinho1(Tiago Santos)-2 Carvalhas (Sousa 2)
Estrelas S. Pedro 1(Xixa)-1 Milhazes (Hugo Loureiro)
Cossourado 2(Ricardo e Dany) -2 Pedra Furada(Sereno e Bruno Fernandes)