O Carapeços fez as contas do 9! Ao somar a 9ª Vitória consecutiva e a deixar o 2º classificado a 9 pontos, o Carvalhal, equipa que foi goleada em casa pelo líder por 4-1, com 3-1 ao intervalo. O Carapeços tem o melhor ataque com 31 golos, e a melhor defesa com 7 golos, e marcou  golos em todos os jogos (15), sendo 2 jogos da taça!  O Carapeços garante a passagem de Natal na liderança e está a uma vitória de garantir o título de campeão de inverno. Soma 34 pontos, o Carvalhal apesar de derrotado manteve o 2º lugar com 25 pontos. O Remelhe ao vencer no Leocadenses por 1-0 ao minuto 90 , subiu ao 3º lugar, em igualdade pontual do Sequeade, que também venceu os Leões da Serra pela diferença mínima 1-0. Ambos somam 24 pontos. O Leocadenses somou a 3ª derrota nos últimos 4 jogos, e desceu ao 5º lugar com 23 pontos. Em 6º Lugar surge o Pereira com 21 Pontos. Destaque ainda para o Fonte Coberta que soma a 2ª Vitória consecutiva, a 1ª em casa esta época, depois de Paulo Alcides ter assumido o comando. Lijó, GDR Campo, e Silva perderam nesta jornada e fecham a classificação. Com  10, 9, e 8 pontos. 

Foram marcados 26 golos nesta jornada 13, com destaque para Huguinho do Negreiros, autor de um hat-trich. No topo da lista dos melhores, apesar de ficarem em branco nesta jornada, Luís (Leões da Serra), Liedson (Carvalhal) e Diogo Oliveira(Fragoso) somam  os três 8 golos.        

AD Carvalhal 1(Carlos Gomes)-4 ACD Carapeços(Né, Fábio,J.Gomes,Wilson)

O Carapeços está atravessar pelo seu melhor momento de forma, e o campeão Carvalhal ainda não estabilizou, nomeadamente no seu sector recuado, onde leva 24 golos sofridos, e na frente também se fica pelos 24 golos marcados, daí  a irregularidade nesta primeira volta da 25ª Edição do  Campeonato Popular de Barcelos. Neste jogo, o Carapeços entrou a ganhar; aos 3 minutos, canto apontado por Romeu e Né a desviar  para o 0-1.  O Carvalhal reagiu bem, tendo  um remate arrasar a barra do guardião do Carapeços, e aos 25 minutos chega mesmo  ao empate de forma merecida   por intermédio de Carlos Gomes.  Com a igualdade restabelecida, o Carapeços voltou à carga,  e o pequeno, mas grande jogador Fábio Torres , recebeu um bom cruzamento e deferiu um remate indefensável para o guardião da casa , colocando de novo o Carapeços na frente 1-2, estavam decorridos 35 minutos. O Jogo não foi para o intervalo sem que o avançado Jorge Gomes deixasse a sua marca, e aos 42 minutos elevou para 1-3 para o Carapeços. Pouco depois do reatamento Liedson tem a possibilidade de relançar o jogo através de um pontapé de grande penalidade, mas a bola vai ao poste, e  na recarga o Luís (guardião do Carapeços) encaixou. O Carapeços continuava a desferir contra ataques e Wilson sentenciou a partida ao fazer o 1-4 aos 67 minutos. Uma vitória que não suscita quaisquer dúvidas da melhor equipa em campo. O Carapeços somou a 9ª vitória consecutiva, sendo que 5 foram fora de casa! E é a única equipa que marcou golos  em todos os jogos , inclusive nos dois jogos da taça leva por isso 15 jogos a marar.   O Carvalhal o melhor que fez esta época foi 3 vitórias consecutivas. O Carapeços soma 34 pontos  no 1º Lugar, o Carvalhal é 2º com 25 Pontos.

GDR Leocadenses 0-1 ADC Remelhe (Jorge Miguel)

Este era um jogo em que ninguém podia perder, a diferença pontual que separava estes clubes do 1º Lugar, era de 8 pontos  no caso do Leocadenses e de 10, no caso do Remelhe: É sabido que ambas as equipas entraram para este campeonato com intenções de lutar pelo título. Mais da equipa do Remelhe onde a qualquer momento chegam novos reforços. O jogo começou com muita luta a meio campo, mas bom futebol praticado nem vê-lo, foi preciso esperar pelos 20 minutos finais da 1ª parte, para ver as duas formações a praticar algum futebol, ofensivo com alguma qualidade. Apesar de ter surgido algumas oportunidades nesses estante finais, os guarda redes, não forma chamados a intervir muitas vezes. Igor teve que se aplicar uma vez. André do Leocadenses remata para as nuvens sozinho em boa posição , e Ferreira debaixo da trave da baliza do Leocadenses, fez o mais difícil que foi meter a bola por cima do ferro! O empate até se justificava ao intervalo . Na etapa complementar o Remelhe mesmo não sendo uma equipa demolidora, conseguiu jogar mais no meio campo do Leocadenses, aproveitar os flancos para criar perigo no reduto do Leocadenses , mas os cruzamentos para área eram bem intercetados pelos defensores da casa. O golo acabou por surgir para a equipa que mais fez por isso, o Remelhe ao minuto 89 . A jogada é delineada pela direita e Jorge Miguel oportuno na pequena área, desviou a bola rasteira para o 2º poste sem hipóteses  de defesa para Jorge.  Com este resultado o Remelhe subiu ao 3º lugar com os mesmos 24 pontos do Sequeade. O Leocadenses perdeu a oportunidade de chegar ao 2º lugar (em caso de vitória) e caiu para 5 º Lugar com 23 pontos, tendo somado a 2ª derrota consecutiva em casa, e a 3ª nos últimos 4 jogos.    


ARC Sequeade 1(Nuno Dias)-0 Leões da Serra FC

Apesar de ser pela diferença mínima, o Sequeade derrotou os Leões da Serra, com o golo a ser apontado na 1ª parte aos 35 minutos por intermédio de Nuno Dias. Sem incidências da partida, limitamo-nos às estatísticas! O Sequeade voltou às vitórias depois da derrota em Carapeços na jornada anterior, e  passa a somar 24 pontos no 3º lugar com os mesmos pontos do Remelhe. Já a equipa dos Leões com KáKá, somou a 2ª derrota consecutiva, depois de 2 vitórias nas jornadas anteriores. Não está fácil a retoma para a equipa dos Leões   em sair do 12º lugar com 15 pontos . Quem diria ver uma equipa que perdeu o título na última jornada da época passada, estar neste momento a 19 pontos do Líder!   

ACD Pereira 1(Nuno Campinho)-0 JRC Perelhal

O Pereira depois de derrotado em casa pelo Leões da Serra, arrancou uma vitória no terreno do Remelhe, e voltou às vitórias em casa, desta vez perante o Perelhal, com um golo solitário apontado na 2ª Parte por intermédio de Nuno Campinho. Com esta vitória o Pereira  subiu ao 6º lugar com 21 pontos. O Perelhal somou o 2º jogo sem vencer, e caiu para o 10º Lugar com os mesmos 18 pontos do Oliveira e Macieira.

GDR Campo1(Tiago Peixoto)-3 GD Macieira(AG,Bruno Miranda, Paulinho)

Vida difícil para o GDR Campo, uma das equipas que ainda não venceu em casa , não é a única, o Negreiros também não venceu! Teve pela frente um Macieira  que soma mais vitória fora de casa (3) que perante os seus adeptos  (duas) ! Macieira que vinha de uma derrota em casa com o Fonte Coberta, e encontrou em S. Salvador o regressa às vitórias. Ao intervalo o Macieira vencia 1-0 golo procedido de Autogolo aos 35 minutos. Aos 54 minutos Bruno Miranda elevou para 0-2. Paulo Ferreira (Paulinho) dilatou para 0-3 aos 73 minutos, e Tiago Peixoto reduziu para 1-3 aos 88 minutos.  Com esta vitória o Macieira está no 9º lugar com os mesmos 18 pontos do Oliveira e Perelhal.  O GDR Campo ficou em penúltimo com 9 pontos, mais um que o Silva que soma 8.

FC Oliveira  2 (Alenitchev, AG ) -1 Palme FC (Paulo César)

Este jogo foi invertido, por acordo entre clubes. O Oliveira voltou às vitórias depois de estar 3 jogos sem vencer, desta vez aproveitou o fator casa que deveria ocorrer na 2ª Volta, para vencer o Palme por 2-1. O Oliveira chegou à vantagem, à  passagem dos 30 minutos sendo seu autor Alenitchev, 1-0 . O 2-0  surgiu de Autogolo  3 minutos depois, aos 33 minutos. Com este resultado se atingiu o intervalo. Aos 55 minutos Paulo César ainda acalentou esperanças ao reduzir para o Palme  2-1. Mas o resultado não sofreria  alteração até final. Com esta vitória o Oliveira está no 8º Lugar com 18 pontos, os mesmos do Macieira e Perelhal. Já o Palme somou a 2º Derrota consecutiva, e desceu ao 11º Classificado com 16 pontos.

ADRC Fonte Coberta 4 ( Xerife,Manhiça, Minhoca, e Davide) -2 GD Fragoso(José Carlos e Pena)

Está a dar bons resultados a troca de equipa técnica na formação de Fonte Coberta. Paulo Alcides, fez jorrar finalmente a Fonte, perante os seus adeptos, facto que aconteceu pela 1ª vez esta época! Foi o jogo onde aconteceram mais golos. Xerife aos 16 minutos inaugurou o marcador 1-0 para o Fonte Coberta .O 2-0 surgiu aos 44 minutos, foi seu autor Manhiça, com este resultado se atingiu o intervalo. Na etapa complementar o Fonte Coberta  elevou para 3-0 aos 62 minutos por intermédio de Minhoca. O 4-0  foi apontado por Davide aos 65 mibnutos. O Fragoso reduziu aos 85 minutos para 4-1, por intermédio de Zé Carlos e o 4-2 final foi apontado por Pena aos 87 minutos. O Fragoso caiu para o 7º Lugar com20 pontos. O Fonte Coberta somou a 2ª vitória consecutiva  e subiu ao 13º lugar com 14 pontos.  

 Baluganense CD 1(Ze Carlos)- 0 Lijó FC

Podem não gostar da nossa abordagem a este jogo, mas não deixa de ser um jogo entre aflitos, equipas que lutam desesperadamente jornada a jornada para saírem da zona de despromoção. O Baluganense ano após ano, fica no quase desce, mas tem conseguido  a manutenção a jogar sempre com a linha de água . Sobre a equipa do Lijó , apesar de terem sidos os campeões da  2ª divisão , vemos como exemplo o Sequeade ( equipa que subiu de divisão )  em 3º lugar, enquanto que o Lijó já nos habituou , que  de cada vez que sobe de divisão tem uma tremenda dificuldade em se manter.  Estamos a quatro  jornadas do final da 1ª volta, e vemos estas duas equipas ainda em dificuldade , mas tudo está em aberto, duas ou 3 vitórias, e já se conseguem  aliviar da zona menos apetecida da 1º divisão.  O Baluganense após 10 jogos sem vencer conseguiu finalmente a sua 2ª Vitória da época. O golo que valeu os três pontos foi apontado por Zé Carlos aos 19 minutos. O Baluganense soma 11 pontos, e está fora da zona de despromoção, no 15º lugar. O Lijó fica no 16º lugar abaixo da linha de água com 10 pontos, menos só o GDR Campo com 9 pontos e do Silva com 8 pontos.    

 ND Silva 1(AG)-3 FC Negreiros (Huguinho)

O Silva está a fazer uma das suas piores épocas de sempre, voltou a perder no seu terreno e  com esta derrota fica isolado no último lugar com 8 pontos, somando apenas duas vitórias nos 13 jogos até agora realizados. O Negreiros que também não está a fazer uma época de acordo com os seus pergaminhos, conseguiu a sua 3ª vitória na época e fora de casa , porque em casa ainda não conseguiu vencer! Este jogo teve um jogador em destaque de nome  Hugo Ferreira (Huguinho)  que foi autor de um Hat-trick. O golo do Silva foi obtido de Autogolo. Com esta vitória o Negreiros manteve o 14º lugar da semana passada agora com 13 pontos.