Um trio  que promete manter-se no pódio. Carapeços lidera com 25 Pontos, Carvalhal 2º 22 Pontos e Leocadenses 3º com 20 pontos. O Remelhe apesar de derrotado pelo GDR Campo 0-2  (uma das surpresas da jornada)  manteve o 4º lugar, mas agora com a companhia do Sequeade que derrotou o Palme por 1-0 . Em 6º surge o Fragoso com 16 pontos, depois de derrotado em casa pelo Negreiros 1-2. Vamos agora focar-nos na cauda da tabela, que nesta jornada houve um revés significativo. Fonte Coberta, e GDR Campo venceram pela 1ª vez e logo fora de casa. O Lijó venceu o Silva 3-0, e empurraram o Silva para o último lugar. Baluganense também caiu para os lugares de despromoção. Destaque ainda para os Leões da Serra que com KáKá a estrear-se como treinador venceu finalmente, depois de 8 jogos sem qualquer triunfo! Nesta 10ª Jornada não houveram empates. O Carapeços somou a 6ªvitória consecutiva, sem sofrer golos! Tem o melhor ataque 23 golos, e a melhor defesa 5 golos!     

ACD Carapeços 2(Wilson e Né)-0 ACD Pereira

Em Carapeços com um relvado a convidar os artistas a divertirem-se, assistimos a um excelente espetáculo de futebol com 3 belíssimas equipas, onde incluímos a equipa da arbitragem que também esteve à altura, para isso é preciso que os árbitros respeitem os jogadores e vice-versa  e tudo se tornou fácil. O jogo começou como acabou, sempre com as duas equipas muito dinâmicas.

 A primeira oportunidade surgiu nos pés do avançado Wilson, mas Lázaro na baliza, saiu  destemido aos pés do avançado do Carapeços, evitando o golo inaugural. Aos 12 minutos o Pereira tem a sua melhor oportunidade em todo o jogo, numa boa jogada de ataque, o avançado fica no coração da área sem marcação , ao redopiar deu tempo ao guardião da casa Luís em encurtar o angulo , fazendo uma grande defesa evitando que o Pereira se adiantasse o marcador. A partir daqui o Carapeços assumiu o controle do jogo, e começou a criar muito perigo junto da baliza de Lázaro. Aos 19 minutos o Carapeços chega ao 1-0, depois de uma insistência numa bola que começa por esbarrar na barra, há  um primeiro remate que ainda é intercetado por um jogador  visitante , mas na recarga Wilson fuzila Lázaro, colocando o Carapeços na frente do marcador. O Pereira continuava a jogar bom futebol, mas era o Carapeços a carregar mais em ataque continuado, e no seguimento de um canto do lado direito, Né ao primeiro poste desvia para a baliza o que seria o 2-0 aos 38 minutos. Com este resultado se chegou ao intervalo.

O Pereira entrou na segunda parte determinado em virar o jogo, adiantou as suas linhas, carregou no ataque, mas a defesa do Carapeços evitava que os atacante rematassem com  perigo à baliza de Luís. O Pereira expôs-se naquele inicio da 2ª parte, e o Carapeços até aos 60 minutos desperdiçou pelo menos mais duas oportunidades de golo, Lázaro mais uma vez saiu aos pés de Jorge Gomes isolado, e depois faz a defesa do jogo após desvio de cabeça num lance procedido de um pontapé livre, em que o guardião do Pereira brilhou mais uma vez, desviando a bola por cima da trave. 

Com um resultado de 2-0, o Carapeços deu sempre a iniciativa ao Pereira, mas soube sempre fechar os caminhos da sua baliza, a exemplo do que sucede à  6 jogos consecutivos, onde não sofreu qualquer golo.  O Carapeços fez o seu melhor jogo da época perante um adversário que vai subir ainda mais na tabela classificativa, pois tem futebol à campeão, não fosse o Mister Serginho, o mesmo treinador que levou o Pereira à conquista do titulo na época 2016-2017 com 68 pontos. O Pereira teve uma bola a beijar a trave para reduzir, mas o Carapeços esteve sempre mais perto do 3º de que o Pereira do 2-1! O Carapeços reforçou a liderança ao somar 25 pontos, e deixa o Carvalhal no 2º lugar com 22 pontos.

AD Carvalhal 2 (João Rodrigues e Liedson)-1 GDR Leocadenses ( Sapinho)

Se em Carapeços se  jogava um clássico,  em Carvalhal também se jogava um dos jogos mais apetecíveis entre o 2º Leocadenses e o 3º Carvalhal. Este jogo não teve golos na primeira parte. Mas logo no início da etapa complementar, João Bruno inaugurou o marcador aos 55 minutos, no seguimento de uma pontapé de canto, com um pouco de sorte à  mistura, tendo a bola embatido no seu corpo e desviado para a baliza. Esta vantagem durou até aos 85 minutos, altura em que a equipa do Leocadenses chegou ao empate 1-1, por intermédio de Sapinho na transformação de um livre. O Carvalhal não baixou os braços e viria a marcar o golo do triunfo (2-1) nos descontos, através de uma grande penalidade, cobrada por Liedson a castigar falta de Cris sobre o jogador do Carvalhal. O Carvalhal com esta vitória subiu ao 2º lugar em troca com o seu adversário deste jogo o Leocadenses, soma 22 pontos, menos 3 que o líder Carapeços. O Leocadenses é 3º com 20 pontos. Uma curiosidade é que o Carvalhal marcou golos em todos os jogos, a exemplo do Carapeços.       

ADC Remelhe 0-2 GDR Campo (Fábio e Lobo)

Este foi o resultado mais surpreendente da jornada. O Remelhe face aos confrontos de Carvalhal e Carapeços, poderia tirar vantagem se fizesse o que tinha feito até aqui, que era ganhar os jogos em casa, mas foi o GDR Campo a vencer pela primeira vez neste campeonato, à 10ª Jornada! As surpresas estão sempre acontecer! O Carvalhal foi a 1ª vítima ao perder em casa com o Fragoso, seguiu-se o Carapeços a perder em casa com o Negreiros, e agora quando ninguém estava à espera o Remelhe cede uma derrota com o GDR Campo. O Remelhe não marcou nos minutos inicias, como sempre fez nos jogos em casa , logo se viu que algo diferente estaria para acontecer , e aos 43 minutos viu mesmo o Campo  passar para a frente do marcador, por intermédio de  Fabão,  0-1 e a equipa de Miguel Campos regressou aos balneários em desvantagem. Na etapa complementar, desconhecendo nós as oportunidades das duas formações, repetiu-se sim, o mesmo que sucedera na 1ª parte, com o 2-0 para a formação visitante a surgir a 10 minutos do final da partida, foi seu autor Lobo. Feito isto, o Remelhe ainda se aguentou no 4º lugar, mas foi apanhado pelo Sequeade, somando ambos 18 pontos.Com um segundo agravante, o Carapeços (líder) já está a 7 pontos.  O GDR Campo saiu do grupo das equipas de  despromoção , passou a somar 8 pontos no 14º lugar.    

 GD Macieira 2 (Ricardo Ferreira, Saises)-0 FC Oliveira

 Mais uma vitória para a turma de Carlos Silva, que parece estar a entrar em definitivo nos carris da carruagem dos melhores do popular. Desta vez venceram a sempre difícil formação do Oliveira por 2-0, com 1-0 ao intervalo. Sem incidências da partida, sabemos que o Macieira passou para a frente do marcador aos 40 minutos por intermédio de Ricardo Ferreira. Na etapa complementar, o tento da tranquilidade (2-0) surgiu aos 70 minutos por intermédio de “ Saises” . Com esta vitória o Macieira galgou 3 lugares, e está agora no 8º lugar, somando 15 pontos, os mesmos do Pereira que segue um lugar acima. A equipa do Oliveira está no 10º lugar com 13 pontos , os mesmos do Palme.

Leões da Serra FC 4 (Luís 4)- 1Baluganense CD(Jorge Vale)

Os Leões da Serra voltaram às vitórias, depois de um jejum de 8 jogos sem vencer. Mas não se livraram de um susto,  pois foram os visitantes a inaugurar o marcador aos 19 minutos, sendo seu autor Jorge Vale. Antes do intervalo aos 39 minutos , os Leões da Serra restabeleceram o empate 1-1 , de autogolo, dizem os visitantes,  Luís dizem os afetos aos da casa. Dúvidas só se desfazem na ficha do árbitro, de qualquer forma, não põe em causa a portentosa exibição do avançado Luís que marcou os restantes 3 golos na segunda parte , que deram a vitória aos Leões da Serra. Uma entrada com o pé direito do Mister KáKá, que se estreou à frente da turma dos Leões da Serra, depois da saído de Canário. Os Leões da Serra apesar de ter ganho, não saiu do 12º Lugar que se encontrava na jornada anterior, agora com 12 pontos. A diferença para o líder está em 13 pontos, impossível lá chegar não é , mas será muito difícil! O Baluganense com esta derrota caiu para o 17º lugar, os mesmos do Fonte Coberta que segue acima, e tem O Silva no último lugar com 5 pontos.  

ARC Sequeade 1(Lopes)-0 Palme FC

 O Sequeade voltou às vitórias no seu terreno, desta vez perante a equipa sensação do inicio do campeonato, “o Palme” por 1-0 . O golo que valeu o triunfo foi marcado aos 10 minutos por intermédio de Lopes. Com esta vitória o Sequeade apanhou o Remelhe na classificação, encontrando-se no 4º lugar com 18 pontos! O Palme já não vence à 5 jogos, e tem descido na classificação, encontrando-se no 11º lugar com os mesmos 13 pontos do Oliveira que segue em 10º Lugar.  

GD Fragoso 1(Pena)- 2 FC Negreiros(Hugo e Jonas)

Está em fase descendente esta equipa de  Fragoso, que já não vence à 3 jogos.  Esta é a 2ª derrota consecutiva em casa, perante a equipa de Negreiros que ainda não ganhou em casa !  
O jogo foi para o intervalo 0-0. Na etapa complementar Hugo colocou o Negreiros em vantagem aos 50 minutos. O 2-0 para o Negreiros foi de autoria de Jonas à passagem dos 65 minutos. O Fragoso reduziu por intermédio de Pena já muito perto do final da partida.  O Fragoso, equipa que mordeu os calcanhares aos lideres até à 7ª jornada, face a estes 3 resultados negativos, caiu para o 6º lugar com 16 pontos.  Já a equipa de  Serra “ o Negreiros”  ganhou um folgo em relação aos últimos lugares, sendo que os seus 9 pontos no 13º lugar, não lhes dá muita tranquilidade, pois  as equipas de 7 pontos estão nos lugares de despromoção!

JRC Perelhal 0-2 ADRC Fonte Coberta ( Ruben e Jordan)

O Fonte Coberta com a entrada no comando técnico de Paulo Alcides, após a saída de Christopher, já dá cartas ! E no seu primeiro jogo conseguiu  a 1ª vitória para o  Fonte Coberta passadas que estão 10 Jornadas , um feito que tem a sua importância. Os golos só surgiram na segunda parte. Rubinho colocou em vantagem a sua equipa aos 75 minutos 0-1 , e aos 88 minutos  foi Jordan  a selar em definitivo a 1ª vitória para o Fonte Coberta  0-2.  Nada fazia prever, tendo em conta que este Perelhal já não perdia à 6 jogos, e vinha de uma série de 3 vitórias consecutivas!  Com esta derrota o Perelhal desceu um lugar na classificação, caindo para o 9º Lugar com 14 pontos. O Fonte Coberta apesar da vitória está na zona de despromoção, com os mesmos 7  pontos do Baluganense.

Lijó FC 3(J. Carvalho e Martins 2) -0 ND Silva

O Lijó somou a sua 2ª vitória consecutiva em casa, resultados que estão mais de acordo com o estatuto de campeão da 2ª divisão! A vitória começou a ser construída aos 40 minutos com o golo inaugural ma ser apontado por José Carvalho . Resultado o intervalo. Na segunda parte, o Lijó dilatou a vantagem logos aos 47 minutos por intermédio de Martins, Martins que viria a bisar  aos 70 minutos, ao fazer o 3-0 para a sua equipa. O Lijó com esta vitória saiu da zona de despromoção ao somar 8 pontos no 15º lugar, mas não pode descansar porque O Fonte Coberta e Baluganense somam  7  pontos. O Silva está a cair em desgraça. Não vence desde a 1ª Jornada, leva 9 jogos em vencer, e sofre mais golos que ninguém!  As redes do Silva já balançaram por 28 vezes, em 10 jogos dá quase uma média de 3 golos por jogo! É muita fruta!  Por  aqui que se percebe o problema de cair para último lugar  com apenas 5 pontos. Conhecendo o Silva como ninguém, o Silva apesar de algumas limitações, tem plantel para fazer melhor do que está fazendo. A sapatada na crise, ou se dá já, ou começa a ser bastante complicado deixar o lugar de lanterna vermelha.