O Leocadenses também aproveitou a escorregadela do Carvalhal, ao vencer o  Sequeade nos descontos por 2-1, e subiu ao 2º lugar com menos dois pontos que o Líder Carapeços. O Remelhe também se aproveitou do empate do Fragosos em Palme 0-0 , vencendo o Fonte Coberta por 1-5 , e está agora isolado no 4º lugar com 18 pontos, menos um que o Carvalhal que segue em 3º com 19 pontos. Outras das equipas que vem recuperando na tabela é o Pereira, que vencendo o Carvalhal por 4-1, subiu ao 6º Lugar com os mesmos 15 pontos do Sequeade. Recuperação fantástica está a fazer o Perelhal, que já é 8º com 14 pontos, fruto da vitória arrancada no terreno do Silva por 3-2. Destaque para a queda dos vizinhos Fragoso e Palme na classificação. O Fragoso leva dois jogos sem marcar golos, e caiu para o 5º lugar com 16 pontos. O Palme já é 10º com 13 pontos. No fundo da tabela estão duas equipas que ainda não venceram, Fonte Coberta é último com 4 pontos, depois tem o GDR Campo com 5 pontos com a companhia de Silva e Lijó. Negreiros arrancou um empate 0-0 com a Macieira e soma 6 pontos.   

Baluganense CD 0-2 ACD Carapeços ( Ricardo e Postiga)

Quem tiver o melhor ciclo de vitórias, arrisca-se a liderar a classificação! O Carapeços venceu pela 5ª vez consecutiva, e é normal que esteja na frente. A vitória do Carapeços em Balugães não se pode dizer que foi fácil, mas é sempre mais tranquilo marcar o 1-0 aos 12 minutos por intermédio de Ricardo no seguimento de um pontapé de canto, e tentar controlar o jogo e levar essa magra vantagem até aos 90 minutos, altura em que surge o golo da tranquilidade marcado por Postiga ! Os entendidos da bola comentavam nas bancadas que o futebol do Carapeços não condizia com a responsabilidade de ser líder! E será que os seus clubes praticam melhor? Sim até pode dar-se o caso, mas as vitórias fazem-se com golos e não com posse de bola sem acertar com a baliza adversária, e neste capitulo o Carapeços acertou 21 vezes! Não sofrer golos é meio caminho andado para o sucesso, e o Carapeços leva já 5 jogos sem sofrer golos e resultaram em 5 triunfos. O Carapeços está na frente, mas teve  um calendário  acessível! Já defrontou os últimos 6 classificados, mas dos 7 primeiros só defrontou o Fragoso! Daqui até ao final da 1ª volta tudo se vai clarificar!   

ACD Pereira 4(André Campinho,Adriano 2,André Pereira)-1 AD Carvalhal(Liedson)

Adivinhava-se uma tarefa difícil, a visita do campeão a Pereira. E neste jogo deu para se perceber, que este é o Pereira que nos habituou com Serginho ao leme. O capitão André Campinho inaugurou o marcador logo aos 12 minutos, mas o Carvalhal respondeu de imediato com o tento do empate 1-1 apontado por Liedson,  e com este resultado se atingiu o intervalo. No reatamento da partida o Pereira colocou-se de novo em vantagem aos 51 minutos por intermédio de Adriano. O mesmo Adriano aumentou para 3-1 aos 77 minutos, e André Pereira fechou a contagem em 4-1 aos 79 minutos.  Sem incidências desta partida assinalamos a queda do Carvalhal para o 3º lugar, foi ultrapassado pelo Leocadenses na classificação, curiosamente a equipa que vai defrontar na próxima jornada em Carvalhal. O Pereira subiu ao 6º lugar na tabela com  15 pontos, e vai ter um teste difícil no terreno do Líder Carapeços na próxima jornada.

GDR Leocadenses 2 (Zé Carlos)-1 ARC Sequeade(Dioguinho)

Este não foi um jogo normal onde aconteceram situações fortuitas, e diga-se, não  foi um dia bom para o Sequeade sair da casa ! Porquê? O jogo começou a ser muito  disputado a meio campo, sem ser um futebol  de encher o olho aos adeptos. A bola queimava nos pés dos jogadores, e com o amontoar de jogadores concentrados na zona central em frente das balizas, não deu para criar muitas oportunidades. Com alguma superioridade do Leocadenses, mas sem ter uma oportunidade clara de golo. Até que por volta da meia hora de jogo, num lance dividido na grande área do Sequeade, chocam dois jogadores de cabeça, um de cada equipa na disputa de um lance aéreo. O jogador do Leocadenses ficou imóvel no chão em muito mau estado, e o árbitro inexplicavelmente não interrompeu o jogo para dar assistência ao jogador. Ninguém atirava a bola para fora, até que um jogador do Sequeade mais preocupado com o jogador caído, de que do próprio jogo, não esteve com meias medidas e  agarrou  a bola com a mão dentro da área  ! As leis do jogo são claras, Penalti a favor do Leocadenses, que seria apontado seguramente 10 minutos depois dos dois jogadores serem assistidos no terreno de jogo,  e 20 minutos depois pelo INEM  já fora das 4 linhas!

Na marcação do penalti escreveu-se direito por linhas tortas, e a bola rematada pelo jogador do Leocadenses esbarrou no poste, e o Sequeade livrou-se de uma infantilidade  do seu jogador que lhes poderia custar caro. O jogo acabou por ir para o intervalo 0-0.

Na segunda parte o jogo foi mais dividido, com mais velocidade imposta pelas duas formações. Mas o jogo parecia acabar como começou 0-0. No entanto surgiram 3 golos em 10 minutos! Um pouco contra a corrente do jogo, o Sequeade coloca-se em vantagem aos 80 minutos de forma caricata. O guardião do Leocadenses ao tentar pontapear uma bola que lhe foi endossada , esbarra esta contra Dioguinho, a mesma  ganha altura, e foi anichar-se no fundo baliza do Leocadenses , tocando no angulo da baliza  antes de entrar. Duro golpe para o Leocadenses que respondeu bem a esse golo e empatou 1-1, depois de uma boa jogada de ataque apoiado, com Zé Carlos em plena área a rematar colocado junto ao poste aos 90 minutos. O Sequeade não se contentou com o empate e veio à  procura da vitória, e esteve quase a conseguir, vendo a bola esbarrar na barra e de seguida  no poste da baliza do Leocadenses aos 93 minutos, com o guardião da casa batido. No seguimento deste mesmo lance, a bola foi metida em profundidade, e apanhou o Zé Carlos na frente sem ninguém da equipa visitante no seu meio campo, e com a saída do guarda-redes, o avançado do Leocadenses rematou para o fundo das redes, fazendo o tento da vitória. O jogo durou mais 2 minutos e terminou. Se foi justo ou não este resultado, façam vocês apreciação depois deste relato! O Leocadenses aproveitou a derrota do Carvalhal para subir ao 2º lugar com 20 pontos, menos 2 que o Líder Carapeços. O Sequeade, ficou no 7º lugar com 15 pontos, sendo apanhado pelo Pereira com os mesmos pontos.  

ADRC Fonte Coberta 1(Gil)-5 ADC Remelhe(Rafa,Vilas,Lucas,Flávio e Briosa)

Este era o jogo que não se adivinhava difícil para  turma de Miguel Campos . O Remelhe somou finalmente a 1ª vitória fora de casa, depois de 3 empates  e uma derrota .  O Fonte Coberta ainda inaugurou o marcador aos 5 minutos por Gil ,  mas aos 15  já perdia por 2-1, com os golos da reviravolta a serem apontadas por Rafa e Vilas,  aos 9 e 15 minutos. Aos 22 minutos Lucas elevou para 3-1, resultado com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar, com o resultado tranquilo, provavelmente entraram as segundas linhas para fazer o resto! O 1-4  foi apontado por Flávio aos 75 minutos, e Briosa fechou a contagem em 1-5 aos 77 minutos. O Fonte Coberta está em último com 4 pontos! Mas nada de entrar em stress, pois o 13º Baluganense está apenas à  distancia de uma vitória, pois soma 7 pontos! O Remelhe é das equipas do topo que tem mais vantagem na próxima jornada. Vai receber o GDR Campo, equipa que ainda não venceu para o campeonato! E tem tudo para tirar dividendos dos confrontos Carapeços x Pereira e do Carvalhal x Leocadenses. Está no 4º Lugar com 18 pontos, mas na melhor das hipóteses chegará ao 2º lugar !   

FC Oliveira 3(Taxas 2,Russo)-1 Lijó FC(Pixo

O Oliveira voltou a casa e voltou ás vitórias . Desta vez venceu o Lijó por 3-1. Com 1-0 ao intervalo. Taxas inaugurou  o marcador aos 34 minutos. Na segunda parte o mesmo Taxas elevou para 2-0 aos 78 minutos . Pixo reduziu logo de seguida para 2-1. Mas Russo fechou a contagem em 3-1  aos 83 minutos. O Oliveira subiu 2 lugares na tabela e subiu ao 9º com  13 pontos, os mesmos do Palme. O Lijó está no grupo dos últimos, mas o pelotão é numeroso e pode ainda sair da posição incomoda que se encontra com os seus 5 pontos.      

GDR Campo 0-0 Leões da Serra FC

Os Leões estancaram finalmente as suas redes, depois de levar 8 jogos a fio a sofrer golos! Esta é a primeira novidade na era após o despedimento do treinador Canário : Um 0-0 que reflete bem a dificuldade destas equipas em marcar golos. O GDR Campo apenas marcou 4 golos em 9 jogos, daí nada de anormal ficar a zero neste jogo. Também é das equipas que melhor defende tendo sofrido apenas 10 golos em 9 jornadas! Os Leões da Serra  tem 15 golos  marcados e 16 sofridos, daí a razão do estar no 12º lugar com 9 pontos, a 13 pontos do Líder Carapeços. Os Leões da Serra perdeu 2 vezes, as mesmas do Carvalhal : É a equipa que mais vezes empatou 6!  Com estes fatores negativos, ambas as equipas só tem que melhor daqui em diante.

ND Silva 2(João Paulo 2 )- 3 Perelhal(Ninja,Quintas,Rabanas)

Vai sendo talismã o sintético de Carapeços para a equipa do Perelhal.  Se não estamos em erro , venceu os três jogos ali disputados ! Na época passada venceu o Carapeços e a Silva, e esta época já vai pelo mesmo caminho! Neste jogo Ninja inaugurou o marcador aos 40 minutos.  O Silva ainda empatou por intermédio de João Paulo. Quintas elevou para 1-2,  e Rabanas fez o 1-3 . O 2-3 foi de autoria de João Paulo que bisou na partida.

O  Perelhal  depois de um inicio de época conturbado, está agora a recuperar na tabela , leva já 3 vitórias consecutivas duas fora de casa ! E chegou ao 8º Lugar com 14 pontos. O Silva está em apuros. Onde apenas venceu por uma só vez e está no grupo dos últimos com 5 pontos.

FC Negreiros 0-0 GD Macieira

Em Negreiros disputou-se o derby entre o Negreiros e Macieira , houve divisão de pontos, porque as equipas nem ataram nem desataram o zero zero  com que iniciaram o jogo! O Macieira  foi travado depois de levar 3  vitórias consecutivas, mas não deixa de ser positivo somar o 4º jogo a somar pontos. Mas não deixou de descer dois lugares na tabela classificativa , passando a somar  12 pontos no 11º lugar. O Negreiros anda desesperadamente á procura da  1ª vitória em casa, mas ainda não foi desta , por isso com este ponto conquistado só lhe dá o direito de respirar fora da linha de água no 14ª lugar com 6 pontos, o lanterna vermelha  Fonte Coberta, está ali bem perto apenas a 2 pontos!  

Palme FC 0-0 GD Fragoso

Este empate vem no momento descendente destas duas formações, depois ambas as formações   terem  feito um arranque de campeonato demolidor. O Fragoso que bateu o pé  às equipas que estão no topo da tabela, e era uma máquina de fazer golos , ficou a zero  nestes dois últimos j2 jogos  e sentiu na pele o deslizamento na tabela classificativa. Caiu para o 5º lugar com 16 pontos , mas não deixa de ser a equipa sensação deste campeonato popular 2018-2019. O Palme já não vence à  4 jogos,  e isso reflete-se na tabela, ao descer ao 10º Lugar com os mesmos 13 pontos do Oliveira. Se são candidatas ao titulo não podemos dizer que não, pois há ainda muito campeonato pela ferente e a diferença para o líder é de  6 e 9 pontos.