O número 1 do artigo 39 do Regulamento de Provas da Associação de Futebol Popular de Barcelos é claro:

«No caso de existirem actos de violência física ou verbal contra os intervenientes no jogo, em particular contra a equipa de arbitragem e elementos dos Orgãos Sociais da Associação, a equipa causadora poderá ser punida com pena de multa até 300,00€ e interdição do seu recinto desportivo até 5 (cinco) jogos, ou eliminação, a decidir pelo Conselho de Disciplina, após análise do relatório do árbitro e do delegado ao jogo e eventualmente outras provas existentes. »

Oito clubes foram punidos tendo por base este artigo. Cinco deles, para além de pagar a avultada quantia, ainda serão impedidos de jogar um jogo no seu recinto desportivo. São eles o Fragoso, Negreiros, Leões da Serra, Os Estrelas e Águas Santas. Oliveira, Carapeços e Pedra Furada também foram punidos com multa, no entanto não serão impedidios de jogar em sua casa. Estas punições resultaram dos jogos Fragoso 3-2 Remelhe, Negreiros 2-2 Leões da Serra, Os Estrelas 2-2 Águas Santas, Oliveira 0-1 Carapeços e Pedra Furada 1-2 UCRA.

O motivo em concreto não é claro, já que se desconhece o conteúdo dos relatorios dos árbitros e delegados. Para além disso, o comunicado nº 6 do Conselho de Disciplica apenas informa das punições, não prestando quaisquer esclarecimentos sobre os factos que fundamentaram a decisão. Resta-nos apenas especular que existiram atos de violência verbal e física diretamente contra a equipa de arbitragem. Isso explica o porquê da existência de dois pesos de medida. Enquanto que uns terão de pagar multa e verão o seu recinto interdito, outros apenas terão de pagar só a multa.

O valor das multas também é desconhecido, uma vez que o regulamento apenas especifica um teto máximo de 300€. Adicionalmente, os clubes punidos com a interdição, poderão também ficar obrigados a pagar as despesas de deslocação do clube visitante caso se verifique que a viagem para o campo de substituição será maior, como descreve o ponto dois do mesmo artigo.

Esta jornada fica também marcada pelo elevado número de expulsões com vermelho direto e consequente suspensão por dois jogos. Há até mesmo quem tenha ficado impedido de jogar por 4 jogos, onde "injúrias ao árbitro" foi o motivo mais frequente entre todos.