À espreita de uma escorregadela do líder para tomar o 1º lugar de assalto, estavam o Leocadenses, que tinha vencido o seu jogo em São Salvador do Campo 1-0. O sensacional Fragoso que venceu o Remelhe por 3-2, e o não menos sensacional Palme que venceu o Lijó por 2-1. Este trio persegue o Carvalhal com 11 pontos, menos 1 ponto que o líder. No 5 º lugar surge agora o Carapeços com 10 pontos, fruto da vitória alcançada em Oliveira 1-0.

O Remelhe ao perder em Fragoso e o Sequeade ao empatar no dérbi em Fonte Coberta desceram ao 6º e 7 º Lugares, ambos com 8 pontos. Baluganense venceu em casa o Pereira e igualou estes na classificação, passando ambos a somar 7 pontos no 8º e 9º lugares. Os Leões da Serra empataram em Negreiros 2-2,somaram o 4º jogo sem vencer e caíram para o 11º lugar com 6 pontos. Os mesmos pontos do Oliveira que perdeu em casa com o Carapeços 0-1. Do 9º lugar para baixo nenhum clube venceu. Sem vencer continuam Fonte Coberta, Campo, Macieira e Lijó. Sendo que o Lijó Fonte Coberta e Macieira estão na cauda da tabela todos com apenas 2 pontos. Se compararmos os resultados nestas 5 jornadas, e os calendários de todas as equipas, parece-nos que o Fragoso teve o calendário teoricamente mais difícil.

Silva (César) 1-2 Carvalhal (autogolo e Abílio Boas)

Por Carapeços passava o Líder Carvalhal, não para defrontar o Carapeços, mas sim para defrontar o Silva que jogou nesse mesmo recinto Verde. Era um teste que não seria fácil e foi o que viria acontecer. O Silva adiantou-se no marcador ainda no decorrer da 1ª parte, por intermédio de César, resultado com que se atingiu o intervalo. Na segunda parte, o Silva ficou reduzida a dez jogadores por expulsão de Adélio aos 55 minutos, e pouco depois o Carvalhal chegou ao empate com um autogolo. A vitória e a liderança chegaram a cerca de 10 minutos do final da partida com Abílio Vilas Boas a fazer o 2-1 final. O Silva desceu ao 13º Lugar com os mesmos 4 pontos.

Campo 0 -1 Leocadenses (Carreiras)

O Leocadenses ainda saboreou o lugar de líder, com a vitória alcançada no passado Sábado em jogo antecipado em São Salvador do Campo por 1-0, golo apontado por André Rodrigues à passagem dos 13 minutos. Mas a vitória esteve em risco no último minuto dos 90, com o poste a salvar o golo do empate para formação da casa, na marcação de uma grande penalidade apontada por Porí. O Campo continua a perseguir a primeira vitória, o Leocadenses venceu a 1ª vez fora de casa e está na peugada do Líder com 11 pontos, mas tem a companhia de Fragoso e Palme com os mesmos pontos.

Fragoso (Diogo Oliveira) 3-2 Remelhe (Rafa e Vilas)

Foi um hino ao futebol o embate entre o Fragoso e o Remelhe onde estiveram em campo 3 excelentes equipas, e o jogo teve condimentos para todos os gostos.

Este Fragoso abateu neste jogo o Remelhe, equipa que ficou em 3º lugar na época passada e já tinham tombado os Leões e Carvalhal campeão em casa destes, para não falar no Carapeços 5º que também lá empatou em Fragoso 2-2. Este Fragoso sofre mas marca muitos  golos. Tem o melhor ataque com 14 golos, quase média de três golos por jogo é impressionante! Começa forte nos jogos e acaba ainda melhor! Diogo Oliveira em 5 minutos entre o minuto 37 e 42 colocou o Fragoso a vencer 2-0, resultado com que se regressou aos balneários. No reatamento da partida Rafa reduziu para 2-1 aos 55 minutos e Vilas restabeleceu a igualdade para o Remelhe 2-2 aos 65 minutos. A última vaga veio de novo por intermédio de Diogo Oliveira a fazer o Hat-trick e o 3-2 para a sua equipa aos 75 minutos, resultado que não sofreria alteração até final da partida. Com muito campeonato pela frente veremos que mais surpresas tem o Fragoso para nos presentear. Agora está a 1 ponto do Líder, e tem a companhia do vizinho Palme e Leocadenses todos com 11 pontos. O Remelhe perdeu pela 1ª vez, e ainda não venceu fora de casa. Com estra derrota caiu para o 7º Lugar com os mesmos 8 pontos do 6º Sequeade.

Palme (Geu e João Silva) 2-1 Lijó (Martins)

O Palme está a surpreender neste início de temporada, talvez o melhor arranque de todos os tempos na 1ª divisão.  Tem vindo a subir na tabela e é um dos três perseguidores ao Líder, desta vez venceu o Lijó por 2-1. Com 1-1 ao intervalo.

Gleidson jogador que estava livre muito perto do início do campeonato, foi repescado pelo Palme e tem sido o abono de Família desta equipa que em 7 golos marcados, 4 tem a sua autoria e foi ele quem inaugurou o marcador à passagem do primeiro quarto de hora da partida, mas o Lijó respondeu por intermédio de Martins 3 minutos depois ao empatar a partida com que se chegou ao intervalo. No recomeço da partida João Silva colocou de novo o Palme em vantagem 2-1 e o resultado não sofreu mais alteração até final. O Palme é um dos perseguidores ao Líder e soma 11 pontos, os mesmos do Fragoso e Leocadenses. O Lijó campeão em titulo da 2ª divisão, ainda procura a 1ª vitória, e é o lanterna vermelha com 2 pontos, os mesmos do Fonte Coberta.

Oliveira 0-1 Carapeços (Ruizinho)

O Carapeços voltou às vitórias fora de casa e foi a Oliveira finalista da taça vencer por 1-0, golo apontado por Ruizinho no minuto 89. Sem incidências da partida, limitamo-nos a lembrar que com esta vitória o Carapeços ascendeu ao 5º lugar somando 10 pontos, menos 2 que o líder e menos 1 ponto do trio perseguidor Leocadenses, Palme e Fragoso. O Oliveira sofre duas derrotas consecutivas e desceu ao 10º lugar com os mesmos 6 pontos dos Leões da Serra.

Negreiros (Filipe e Janson) 2-2 Leões da Serra (Lhé e Piri)

Não tem tido vida fácil esta equipa dos Leões da Serra. Esta equipa teve o azar de perder o título na última jornada da época passada e como se não bastasse tem tido um inicio de temporada muito complicado. Levam já 4 jogos sem vencer, e nos jogos que empataram marcaram o golo do empate a queimar o minuto 90. Foi o que aconteceu neste jogo em Negreiros 2-2, e tinha sido em casa com o Lijó 3-3, e em Macieira 3-3! Os Leões da Serra continuam a descer na classificação e ocupam o 11º lugar com 6 pontos. O Negreiros diga-se, não tem tido um bom início de campeonato, está no 12º lugar com 5 pontos.

De realçar que após o golo do empate dos Leões da Serra houve incidentes entre adeptos que não nos vamos pronunciar devido a não termos estado presentes no local.

Baluganense (Teixeira e André) 2-1 Pereira (Nuno Campinho)

O Pereira era das equipas que partida para este jogo com o objetivo de não perder de vista o líder e os perseguidores. Já o Baluganense era das equipas que estava mais perto do fundo da tabela que dos lugares que aspira para esta época. E foram os da casa a inaugurar o marcador a 2 minutos do intervalo, foi seu autor Teixeira ao fazer o 1-0 aos 43 minutos. A segunda parte abriu com o golo do Pereira à passagem dos 53 minutos, foi seu autor Nuno Campinho através de uma grande penalidade ao restabelecer o empate  1-1. O Baluganense além da grande penalidade cometida ainda viu o seu jogador que fez a falta ser expulso por acumulação de amarelos e passou a partir daí a jogar em inferioridade numérica, no entanto ainda chegou ao golo do triunfo à passagem dos 51 minutos por intermédio de André : O Baluganense com esta vitória igualou a sua pontuação com o seu adversário direto e ambos ficaram, a ocupar o 8º e 9º lugar com  7 pontos.

Fonte Coberta 0-0 Sequeade

Este foi mais um derby entre vizinhos curiosamente ambos subiram de divisão. Se do lado do Sequeade parece dar mais sinais de fazer um campeonato tranquilo pela luta pela manutenção. Já o Fonte Coberta está a sentir as mesmas dificuldades de cada vez que regressa à 1ª divisão. No entanto o empate acaba por servir mais à equipa do Sequeade de que ao Fonte Coberta, pois desta forma não sai do fundo da tabela onde se encontra com 2 pontos resultantes de 2 empates. O Sequeade era 7º à partida para esta jornada e passou ao 6º com os mesmos 8 pontos do Remelhe. O Fonte Coberta é das equipas que ainda não venceu e faz companhia no fundo da tabela ao Macieira e ao Lijó todos com 2 pontos.

Macieira 0-0 Perelhal

Este era um jogo propício para a equipa do Macieira tentar vencer pela 1ª vez, pois o adversário não era à partida um sério candidato ao titulo, a jogar em casa partia com algum favoritismo. O jogo terminou como começou 0-0 e as equipas somaram 1 ponto na classificação. É prematuro falar em linha da água à 5ª jornada, mas o Perelhal consegue com este ponto meter-se fora dessa linha. O Macieira continua também à espera que a vitória lhe surja, só desta forma poderá deixa a zona de despromoção em que se encontra com a companhia do Lijó e Fonte Coberta.