Disputou-se no passado sábado, tendo como palco o Estádio Adelino Ribeiro Novo, a final para o apuramento do Campeão do Popular de Barcelos. O Carapeços saiu vencedor perante os Leões da Serra nos penáltis 4-2, (sem prolongamento) depois de se registar um empate de 2-2 no fim do tempo regulamentar. Não avançamos com números de espetadores, mas poderemos garantir que estiveram muitos adeptos das duas equipas e do Popular em geral. As Bancadas do topo Sul e Bancada Norte estavam cheias notando-se apenas algumas clareiras na bancada Nascente. As cores alusivas das claques dos dois clubes também se fizeram notar, dando um bonito colorido ao espetáculo.

Os onzes das duas equipas:

ACD Carapeços: Luís, Ruizinho, Matos, Azevedo, Marco, Edgar, Romeu, (Nakata 80 m) Araújo,(Zé Andrade 45 m) Postiga, Samuel, (Rego 75 m)  e Jorge Gomes.

Suplentes não utilizados; Edu, Ricardo, Dany, Né,Zé Pedro, Zezinho, Teixeira, Nuno, Pinto e Chiquinho.

Leões da Serra: Miranda, Barrega, Pimenta, Ninja, Vieri, (Barrega JR 55 m) Stefan, João, David,( Pedrinho 75 m) Rui Dias, (Casais 80m) Guéu, (Joca 68 m)  e Luís,  

Suplentes não utilizados. Fé, Leitão, Helinho, Dias, Luís, Bruno Filipe, Lhe, Roberto, Cris, Robério, Bruninho.

Árbitro: José Vilaça.

Francisco Silva

Fernando Ribeiro.

4º Árbitro: Paulo Leitão  

Foi um jogo com muito equilíbrio, nem sempre bem jogado é certo, mas onde não faltaram os golos, muita emoção, e nervos à flor da pelo até ao último penalti.

Ambas as equipas se apresentaram com muitas cautelas para esta final, e nos onze inicias os treinadores apostaram as fichas todas no meio campo, com muitos jogadores com essas caraterísticas e também com jogadores mais maduros com muita experiência de Popular e não só.

O Carapeços de início tentou lançar-se no ataque e conseguiu alguma superioridade nos primeiros 5, 7 minutos, mas a partir daqui foram os Leões a pegar nas rédeas do jogo, começando por canalizar o seu jogo pelo flanco esquerdo, onde o talentoso jogador Guéu, rompia com muita qualidade e velocidade pelo seu flanco, tornando-se no principal transportador de bola. Apesar desse bom transporte de bola de trás para a frente, os defensores do Carapeços conseguiam anular a entrada deste e outros jogadores nas imediações da  área para desferir o remate fatal.

Por volta dos 30 minutos o Carapeços voltou a estar por cima, com superioridade numérica no meio campo, sendo Postiga o principal impulsionador do meio campo Carapecenses, acabaria por ser ele a inaugurar o marcador aos 42 minutos, numa jogada de insistência em zona frontal da baliza de Miranda. O Carapeços no seu melhor período conseguiu marcar um golo, e os Leões apesar de ter atacado com algum perigo, não conseguiram por à prova as capacidades do guarda-redes Luís.

Na 2º Parte o Carapeços, já com uma alteração feita ao intervalo, com saída de Araújo e a entrada de Zé Andrade, médio por médio, entrou mal na partida, ou se quisermos, os Leões entraram muito fortes, começando por pressionar o portador da bola do Carapeços, encostando por completo o Carapeços às cordas, e depois de muita insistência, com jogadas pela esquerda, nasce um livre nessa zona, e Ninja bate de forma  implacável, colocando a bola no ninho da coruja (angulo esquerdo da baliza defendida por Luís) sem que este tivesse qualquer hipóteses de defesa. Estava feito o empate 1-1, com toda a justiça, e as cores verdes das bandeiras e fumos dos adeptos de Airó, agitaram-se pela primeira vez.

Com 1-1, o Carapeços voltou aos poucos a entrar na partida. Postiga talvez o melhor em campo passou a ter marcação cerrada, e foi o miúdo Zé Andrade a transportar bola em zona central, e mais tarde já com Rego em campo o flanco direito do Carapeços contava com Jorge Gomes e Rego, começaram a criar muito perigo no reduto dos Leões da Serra. Os Leões também atacavam com perigo (sempre pelo lado esquerdo do ataque) e numa jogada aos 85 minutos, à uma bola cruzada rasteira, e o jogador dos Leões na cara de Luís, chega por milésimas atrasado para fazer a emenda que poderia ser o 2-1 para os Leões.

O Carapeços respondeu também no seu melhor período da 2ª parte, e Jorge Gomes e Rego conseguem uma grande jogada de entendimento pelo lado direito, e já dentro da área Rego consegue fazer um passe magistral para   Ruizinho que na passada remata cruzado do lado esquerdo e fez o 2-1 aos 90 minutos. Os adeptos do Carapeços já faziam a festa, com as bancadas carregadas de fumos das cores alusivas azul e amarelo, mas por pouco tempo, já que foi tempo de reiniciar o jogo para ver os Leões a dar o tudo por tudo, continuando a criar perigo de bolas paradas, e num livre apontado do lado esquerdo, a bola foi ter à cabeça de Casais, que muito oportuno fez o 2-2. E pela 2ª Vez os adeptos de Airó  voltavam  acreditar. Depois do 2-2 já nos descontos, criou-se uma grande crispação entre adeptos do Carapeços e jogadores dos Leões junto ao banco destes, um diretor do Carapeços foi expulso, e o árbitro pouco depois recomeçou o jogo, para o dar por terminado, nos 5 segundos seguintes.

Chegou o momento dos penaltis, e mais uma vez o Carapeços chegou à vantagem. O Carapeços consegue converter os dois primeiros , enquanto que os Leões da Serra falharam os dois  primeiros . Os Leões converteram o 3º e o 4º, o Carapeços falha o 4º e converte o 5º, e deu-se a explosão de alegria por parte dos jogadores e adeptos do Carapeços, estava encontrado o Campeão 2021-2022.      

Qualidade de jogo.

Pareceu-nos que o futebol do Carapeços foi melhor no coletivo, conseguindo por a bola a correr de pé, para pé, com muito futebol apoiado, passe curto e raramente apostou no futebol direto. O Carapeços a pressionar sempre o portador da bola dos Leões , recorrendo constantemente à falta. Teve os seus impulsionadores do meio campo, Postiga em grande parte, e a partir dos 60 minutos foi o miúdo Zé Andrade a romper com muita qualidade no transporte de bola.

O Mister Sérgio Gameiro acertou nas substituições, Zé Andrade e Rego entraram para fazer o transporte de bola, mais rápidos na decisão, e frescos fisicamente, fizeram crescer a equipa do Carapeços., Nakata entrou aos 80 minutos mas não foi influente como foi Rego e Zé Andrade.

Os Leões da Serra . Vimos muita qualidade defensiva, Guéu foi o principal impulsionador pelo lado esquerdo, Luís também apareceu na 1ª Parte no apoio a este. Os Leões da Serra nunca conseguiu romper pelo flanco direito. Em posse de bola foi inferior ao Carapeços. Em Bolas paradas foi superior ao Carapeços. Pouco faltosos estes jogadores dos Leões da Serra, digamos demasiados macios para jogos desta natureza, raramente entravam no limite, e deram muito espaço na 2ª parte, nomeadamente ao Jorge Gomes na direita, com este a levar sempre a melhor, porque como dissemos, não recorriam à falta. Os Leões da Serra tiveram seguramente 20 faltas a seu favor, 3 delas deram mostragem de amarelo aos jogadores de Carapeços. De negativo nos Leões vimos estes a quebrar muito o ritmo de jogo, não sabemos se é normal, mas vimos muitas vezes os seus jogadores caídos no relvado, e 3 ou 4 vezes foi preciso a entrada do massagista, a contrastar com o Carapeços que só por uma vez foi assistido um Jogador que teve uma ferida  no couro cabeludo, jogando este com uma ligadura na cabeça os minutos finais.

Nas substituições O Mister Dantas fez entrar Barrega Júnior, Pedrinho, Joca e Casais, o melhor acerto foi em Casais, já que estava no sítio certo para fazer o 2-2. Os restantes, não tiveram grande influência no jogo.

Árbitro do jogo.

Não foi um jogo fácil para José Vilaça. O jogo começou a endurecer de início, e este retardou no possível a mostragem de cartões amarelos. O Carapeços mais faltoso viu os seus jogadores mais amarelados. Na 1ª parte face ao jogo ter estado muitas vezes interrompido, justificava-se mais minutos de compensação, mas para futebol amador foi melhor não gastar mais energias.

Na parte final com o sururu causado depois do 2-2 nos descontos, tomou quanto a nós a melhor decisão em dar por terminado o jogo, já que os ânimos estavam muito exaltados. Uma arbitragem muito difícil, daí dar-nos nota positiva ao árbitro.

 Comportamento do Público.

Presenciamos no local, e vimos mais tarde as imagens, quer nas redes sociais, quer na CM tv às 17H34 de Domingo. Houve de facto mau comportamento dos adeptos de Carapeços, que terão insultado jogadores dos Leões que estavam junto ao banco. Em momento algum, vimos adeptos a invadir o relvado, em momento algum vimos os adeptos agredir os Jogadores dos leões, houve sim o arremesso de alguns objetos para os jogadores dos leões, em que um jogador dos leões fiz questão de mostrar o objeto (talvez uma garrafa) ao árbitro da partida e ao diretor do Carapeços. Não foi uma batalha campal, como o indivíduo que enviou o vídeo para a CM quis proclamar para denegrir a imagem do Popular de Barcelos ou os adeptos do Carapeços, alguma intenção teve! Essa de os adeptos tentar agredir e tentar invadir, ficar pelo tentar, foi muita parra e pouca uva !