Lembrando ainda o último jogo da supertaça em que ambas as equipas se defrontaram. Os Leões da Serra tinham-se sagrado campeões na época 2015-2016 com O Mister Miguel Campos e o Carapeços treinado pelo Mister Canário tinha vencido a Taça de Barcelos perante a equipa do Negreiros por 1-0.

Nesse jogo da supertaça realizado na Cidade de Barcelos o Carapeços venceu por 3-2, já com o novo treinador José Dantas que veio substituir Canário, enquanto Miguel Campos se manteve como treinador dos Leões da Serra. A marcha do marcador foi 1-0 para o Carapeços 1-1 para Os Leões com que se chegou ao intervalo. Na etapa complementar o Carapeços chegou ao 3-1 e já nos descontos os Leões chegaram ao 3-2 final.  

Voltando aos jogos das meias-finais, disputaram-se os jogos da 2ª mão. Sendo o Leocadenses e Macieira eliminados e o Carapeços e Leões vão disputar a final.

Macieira 0-3 Carapeços (Samuel 2, Postiga)

Começamos pelo jogo do Macieira 0-3 Carapeços disputado no Sábado, com grande moldura humana, talvez com assistência record esta época.

No jogo da 1ª Mão, o Macieira tinha arrancado um empate 2-2 em Carapeços, um resultado mais favorável ao Macieira que recebia o Carapeços em casa, e quase obrigava o Carapeços a vencer, já que um empate com golos só de 3-3 para cima daria passagem automática ao Carapeços. Ao Macieira bastava um empate 1-1 ou 2-2 para leva o jogo para os penaltis, ou vencer obviamente.

O Carapeços entrou esta partida praticamente a vencer por 1-0, já que apenas estava passado um minuto de jogo e já Samuel inaugurava o marcador 0-1. Mas o que parecia ser um duro golpe para a equipa do Macieira, sofrer um golo madrugador, não tinham passados 3 minutos já o Macieira tinha uma grande oportunidade para se colocar na frente da eliminatória, quando o árbitro apontou para a marca dos 11 metros. Na cobrança da grande penalidade, Nuno Novais, o mesmo jogador que tinha reduzido em Carapeços para 2-1 de castigo máximo, desta vez permitiu a defesa de Luís, um guarda-redes que vai alternando o lugar na baliza com Eduardo, Redes que defendeu o jogo da 1ª Mão, e acabou por ser um trunfo do Mister Sérgio Gameiro para este jogo da 2ª mão, quem sabe a pensar nos penaltis. 

Apesar do desperdício, o Macieira continuou a equilibrar a partida, e até ser mais esclarecido, enquanto o Carapeços continuava a jogar um futebol apoiado com bola de pé para pé, sem grandes pressas, e de cada vez que subia era eficaz, e Samuel voltava a marcar aos 16 minutos, a finalizar uma boa jogada de entendimento com Jorge Gomes, desta vez o 2-0. Com um Macieira a discutir o resultado o jogo chega ao intervalo.

Na 2ª parte O Macieira manteve o pendor atacante e teve uma grande oportunidade para reduzir para 2-1, mas o Guarda-redes Luís, evitou em dois tempos o tento que poderia relançar a partida.

O Mister Carvalho apostou tudo ao jogar com uma defesa a 3 e com mais jogadores na frente e o Carapeços aproveitou as fragilidades defensivas e as oportunidades surgiam com muita frequência, sendo que por duas ocasiões a bola esbarrou na barra adversária. O 3-0 para o Carapeços estava eminente e este surgiu aos 75 minutos por intermédio de Postiga. A partir daqui o Macieira atirou a toalha ao chão, e o Carapeços esperou o final do encontro.  

Em suma face ao rendimento que ambas as equipas tiveram nos dois jogos das meias-finais, o Carapeços foi superior e um justo vencedor, e o Macieira um justo vencido, pois fez uma das melhores épocas de sempre, neste novo formato do Popular. Um novo Presidente, “Eduardo Miranda”, Um novo Treinador “ António Carvalho” uma boa estrutura e uma massa adepta bem organizada.  

Do Carapeços salientamos neste jogo o Guarda-redes Luís ao estar em destaque no momento do jogo ao defender o penalti que poderia dar o 1-1 para o Macieira, E do Jogador Samuel que não vinha sendo titular desta equipa e acabou por ser decisivo ao apontar os dois primeiros Golos. Postiga apontou o 3-0, e no meio campo acabou ser o cérebro desta equipa.    

 

Leões da Serra 5-0 Leocadenses (Luís 2. David2, Barrega JR)

Os Leões da Serra golearam o Leocadenses por 5-0, um resultado algo surpreendente, dado o equilíbrio que houve no jogo da 1ª mão em que resultou num empate 0-0.

A missão era difícil para o Leocadenses, mas um empate com golos dava vantagem ao Leocadenses. O Leocadenses ainda equilibrou o jogo até aos 10 minutos, altura em que Luís recebe a bola no peito de costas para a baliza e redopia para fuzilar de seguida para o 1-0. O domínio dos Leões continuou e aos 30 minutos, a bola cruzou a área do Leocadenses sem que os defensores atacassem a bola, e David a meia altura atirou para 2-0. O Leocadenses teve a melhor oportunidade para reduzir já muito perto do final da 1ª parte, em que  Hulk  se isolou, mas já apertado por um adversário acabou por chutar muito por cima da baliza.

Na etapa complementar o Leocadenses ainda acreditava em virar o resultado e ainda enviou com estrondo uma bola à barra. Com pouco acerto na frente e com muitas falhas defensivas o Leocadenses viria a sofrer o 3-0 aos 60 minutos por intermédio de David. Com o 3-0 o Leocadenses atirou a toalha ao chão e viu os Leões dilatar o resultado nos últimos 10 minutos. Barrega Jr dilatou para 4-0, e Luís ainda teve a oportunidade de Bisar ao apontar o 5-0 e carimbar em definitivo o passaporte para a final.

Vitória justíssima dos Leões da Serra, O Leocadenses foi um digno vencido, equipa que ainda ponderou não participar no campeonato mas que acabou por fazer uma excelente época.

Nos Leões salientamos ainda a exibição de Luís, jogador que esteve em destaque ao estar em 4 golos dos 5 apontado pela sua equipa, e ainda o Bis de David. Luís que subiu ao 3º Lugar da lista dos melhores marcadores ao passar a somar 17 golos, tantos como Nuno Novais e Hulk do Leocadenses. David com dois golos saltou para o Top 10 sendo um dos 4 jogadores a somar 12 golos.