Realizou-se no dia de ontem “sexta-feira” no auditório do estádio Cidade de Barcelos Assembleia ordinária da AFPB. Foi uma assembleia muito participativa onde estiveram representados cerca de 70% dos clubes filiados.

Como acontece na maioria do género destas reuniões, houve muito consenso, mas foram poucas as exceções, em que houve unanimidade na votação dos temas que estiveram em discussão.   

No Ponto Nº 1 – “Nas notas antes da ordem do dia”

Foram pedidos esclarecimentos sobre a celebração do aniversário da AFPB. Foi feito um minuto de silêncio em memória de todas as vítimas da pandemia.

No Ponto 2 – “Leitura das atas”

Foram lidas as atas para toda a plateia. Todas as atas foram aprovadas por maioria.

No Ponto 3 – “Relatório de contas 2019/2020”

Foi feita a leitura e apresentação do relatório de contas referente à época 2019/2020. Após leitura e apresentação o relatório foi lançado a votação. O relatório foi aprovado por maioria com 1 voto contra e 8 abstenções.

No Ponto 4 – “Alterações no regulamento para adquirir o estatuto de Utilidade Pública”

Alteração textual de "Maioria" -> "Maioria simples" quando se refere às deliberações em assembleia geral que vão a votação;

Eliminação dos artigos referentes ao concelho de arbitragem, justiça e disciplina uma vez que já estão contemplados e subentendidos noutros artigos;

As alterações ao regulamento foram aprovadas por votação por maioria.

No Ponto 5 – “Outros assuntos e observações” era o tema mais aguardado. Momento da defesa dos dirigentes da AFPB, depois de estarem debaixo de fogo, nomeadamente das perguntas dos mais oposicionistas, relativamente a assuntos ou eventos que tivessem decorrido menos bem, num passado recente (antes da pandemia) do último mandato.   

O momento nobre aconteceu por parte da AFPB ao reconhecer um erro cometido na celebração dos 25 anos. Aplaudidos por toda a plateia, é de ressalvar e destacar este gesto.

As eleições para o próximo mandato era um tema urgente a definir e as mesmas foram marcadas para o dia 9 de Julho

Relativamente à próxima época perspetiva-se que estejam reunidas condições para o recomeço. "Sugerimos que os clubes se preparem e vão trabalhando nesse sentido". Fazer a inscrição das equipas.

Sobre as promoções e despromoções, a nova Direção após eleições é que irá definir

Na atual Direção assume-se que não houve campeões na época 2019/2020.

Nota final: Nos bastidores deu para perceber  que os dirigentes dos clubes  estavam apreensivos, quanto ao regresso em força de toda atividade do futebol, estando por isso pendente da DGS nos próximos 3, 4 meses até à data prevista do início da nova época.