Esta 16ª jornada serviu para três equipas serem comandadas por novas equipas técnicas. Os Leões da Serra com a ausência  de Miguel Campos e Telmo Campos foi orientada pelo treinador- jogador Barrega. O Leocadenses depois da renuncia durante a semana de Manuel Pombo deixou a equipa nas mãos do seu adjunto Ricardo Costa e Manike.  O Pereira depois da renúncia de Miguel Sá Pereira, teve já no comando Carlos Silva anterior treinador do Macieira. Macieira que também tem César Nunes como novo treinador. Acrescentando ainda as mexidas no comando técnico do Carapeços Lijó e Fonte Coberta, falamos em 6 dispensas ou chicotadas como pretenderem chamar, numa prova que ainda não vai a meio, sendo que 3 são equipas que estão nos primeiros 6 lugares! Não se inclui ainda a saída de Miguel Campos dado que não é ainda oficial a sua saída.

Passando agora à ação das equipas, os três primeiros classificados, Leões, Carapeços e Remelhe venceram os seus adversários por 3-0 e todos mantem as mesmas posições da semana passada. O Carapeços foi o primeiro a entrar em cena ao receber o Negreiros no Sábado em jogo antecipado e venceu por 3-0 com 0-0 ao intervalo, e mantem-se no 2º lugar com 40 pontos a 1 do líder que soma 41. Neste passado Domingo foi a vez de Leões e Remelhe entrar em palco para manterem acesa a luta pelo título. O Remelhe venceu em Perelhal por 3-0 com 0-0 ao intervalo e continua no 3º lugar com 38 pontos, depois da derrota caseira na jornada nº 15 com os Leões da Serra. O Remelhe fica a 3 pontos do Líder e depende obviamente de si para ser campeão. O líder ainda motivado pela vitória em Remelhe na jornada anterior venceu por 3-0 o Sequeade com 1-0, ao intervalo e continua na liderança com 41 pontos. Quem deu um passo atrás na classificação, foi o Leocadenses que foi empatar ao terreno emprestado da Pereira (Alvelos) 1-1 com 1-0 ao intervalo, e desceu à 5ª posição sendo ultrapassado pelo Oliveira, que venceu em casa o Paradela 2-1, resultado feito nos primeiros 45 minutos e fica assim a ocupar o 4º lugar com 32 pontos, a 9 do Líder. Estes 5 primeiros são os candidatos ao título sendo que Leões, Carapeços e Remelhe são os 3 principais, dado a pouco diferença pontual entre si. Destaque nesta jornada para a 2ª vitória do Aborim, desta feita perante o Macieira por 2-1 e que deu direito a sair da zona de despromoção. O Fonte Coberta fruto da derrota caseira com o Palme 2-1, caiu na zona de despromoção. Fragoso com a derrota caseira perante o Milhazes e o Lijó com o empate em casa com o Carvalhal completam o trio que está na zona de descida.

Esta 16ª jornada foi pouco produtiva em golos onde apenas forma marcados 23 sendo Balizas do Aborim o único a bisar, foram diferenças tangenciais tendo 4 equipas ficado a zero.

Na lista dos melhores marcadores (sempre sujeita a pequenos ajustes dado que é provisória até consultar-nos as fichas no site da AFPB). Luís dos Leões marcou e cimentou a liderança passando a somar 16 golos. Em 2º lugar segue Papagaio do Oliveira que mesmo ficando a zero nesta jornada mantem o 2º posto com 11 golos. Segeum.se 6 jogadores com 9 golos, com destaque para balizas do Aborim e Liedson do Carvalhal e Vilas do Remelhe que ao faturarem nesta jornada juntaram-se ao David Santos do Fonte Coberta, Coutada do Leocadenses, e Ruizinho do Aborim    

Carapeços 3( Ruizinho Marco,Wilson)-0 Negreiros

Começamos pelo jogo de sábado que foi jogado pela noite dentro tendo o seu início às 19h00.

Apesar da classificação das duas equipas, dar o favoritismo ao Carapeços, e ainda com o fator casa a seu favor, não foram favas contadas para esta equipa que soma por vitórias todos os jogos disputados no seu terreno. O jogo foi para o intervalo 0-0 desconhecemos o sinal mais e as oportunidades criadas, e até da qualidade de futebol praticado. Lembramos ainda que esta equipa do Negreiros foi a única a vencer neste terreno na época passada 2-3.

A chave da vitória esteve nos pés de Ruizinho que abriu o marcador aos 60 minutos, 1-0.

O 2-0 foi apontado por Marco Silva o Lateral esquerdo ou de autogolo, ficam as dúvidas e aconteceu aos 76 minutos.  O 3-0 foi apontado por Wilson aos 85 minutos, um jogador que tem andado um pouco afastado destes remates fatais.  Com este resultado o Carapeços mantem o 2º lugar com 40 pontos. O Negreiros desceu ao 8º lugar soma 23 pontos.     

Leões da Serra 3 (Steven,Luís e Flávio) - 0 Sequeade

O Líder apresentou-se para este jogo sem o seu Treinador Miguel Campos que renunciou o cargo no decorrer da semana. Barrega assumiu por inteiro a responsabilidade da orientação da equipa, elemento que já vinha fazendo este papel de jogador e treinador adjunto, uma parceria que já durava há alguns anos.

O jogo começou 1-0 já que Steven abriu o marcador logo no 1º minuto da partida. Com este resultado se chegou ao intervalo.

Na etapa complementar Luís elevou para 2-0 aos 63 minutos. Temos conhecimento que o Sequeade ficou reduzido a dez unidades, não sabemos se foi no lance que deu o 2-0. Aos 69 minutos foi Flávio a aumentar para 3-0, um resultado que não sofreria mais alteração até final. Os Leões da Serra continuam a liderar de forma isolada com 41 pontos. O Sequeade está em 15º lugar em zona perigosa com 13 pontos, mais 2 pontos que o Fonte coberta que soma 11, e está já na zona de despromoção.    

Perelhal 0-3 Remelhe (João Fernandes Vilas e Bessa) 

O Remelhe teve que se empenhar para levar de vencido o Perelhal, com os golos a surgirem todos no decorrer da 2ª parte. A equipa de Serginho tinha falhado o ataque ao 1º lugar ao ser derrotado em casa pelo Leões da Serra na jornada anterior e já não havia margem para errar se quisesse manter acesa a luta pelo título.

Aos 58 minutos foi Mimas a inaugurar o marcador 1-0. E com esta magra vantagem se prolongou até aos 83 minutos, o momento do 2-0 apontado por Vilas. Bessa marcou o 3-0 final em cima do apito final do árbitro 90 minutos. Com este resultado O Remelhe segurou o 3º lugar com 38 pontos, e está lançado na luta a três. O Perelhal a fazer um campeonato tranquilo fica no 10º Lugar com 20 pontos.  

 Pereira 1 (Tiago Sousa) -1 Leocadenses (Alano)

Em Pereira não só se defrontavam estas duas equipas como se estreavam no banco as novas equipas técnicas das mesmas. Carlos Silva Ex. Macieira tinha assumido o comando técnico do Pereira na véspera, e da mesma forma, e até em cima do joelho Manuel Pombo que deixou de ser o treinador do Leocadenses de forma interina ficou o seu adjunto Ricardo e Manique jogador inscrito a orientar a equipa.

Foi uma estreia onde foram divididos os pontos para ambas as equipas. O Pereira inaugurou o marcador 15 minutos através de Joel aos 15 minutos e com este resultado se chegou ao intervalo. Na etapa complementar foi Alano a restabelecer a igualdade 1-1 estavam decorridos 75 minutos.  Com este empate o Leocadenses comprometeu ainda mais a luta pelo título, ao descer ao 4º lugar com 31 pontos tendo sido foi ultrapassado pelo Oliveira. Os líderes estão a 10 pontos uma barreira difícil de ultrapassar. 

Da parte do Pereira, só lhes resta lutar por um bom lugar do top 4, soma 25 pontos no 6º lugar e tem o Leocadenses a 6 pontos no 5º lugar e o Oliveira no 4º a 7 pontos.

Oliveira 2 (Capela e Marco) -1 Paradela (João Malta)

 Foi arrancado a ferros esta vitória do Oliveira perante o Paradela. Esta difícil vitória foi-nos relatada pelo nosso correspondente que assistia ao jogo e com o resultado em 2-1,  já na parte final, foi jogado com muita pressão e com muitos nervos à flor da pele . Esses nervos podem estar relacionados num comentário do próprio treinador do Paradela “Carlos Gaiteiro” em que diz entre outras coisas que foi um resultado injusto.

A equipa do Paradela inaugurou o marcador aos 14 minutos, foi seu marcador João Malta. Capela restabeleceu a igualdade à passagem dos 20 minutos 1-1 e Logo de seguida aos 32 minutos foi a vez de Marco fazer o 2-1 fazendo a remontada no marcador. Com este resultado se recolheu aos balneários e se chegou ao final da partida.

O Oliveira é a equipa com mais vitórias consecutivas nesta fase da prova, leva já somadas 4 vitórias consecutivas, duas fora e duas em casa e aproveitou novo deslize do Leocadenses para os ultrapassar na classificação e chegaram ao 4ºLugar somando agora 32 pontos: Pensar no Titulo? É possível, mas ainda tem 9 pontos de desvantagem do líder e ainda tem que contar com o Carapeços e Remelhe no 2º e 3º lugar que não dão mostras de ceder terreno. O Paradela manteve o 12º lugar com 16 pontos, tranquilo para já, mas não se pode descuidar já que a linha de água está apenas a 5 pontos.

Fonte Coberta 1 (Autogolo)-2 Palme (Saquetes e Jonny)

O jogo começou extremamente disputado no meio campo com poucas oportunidades de golo. O Palme fez algumas investidas perigosas e do lado contrário na primeira parte houve uma ou duas ocasiões a assinalar. O golo do Palme acabou por surgir numa investida pela esquerda por parte de Jonny, sobrando a bola para Saquetes que a disparou a cerca de 30 metros da baliza fazendo um autêntico golaço sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Fonte Coberta. Ao intervalo registava se o 0-1 para o Palme.

Na segunda parte, os jogadores começaram a acusar o desgaste e o Fonte Coberta tentava o empate com alguns lances bastante disputados na área do Palme. No entanto, foi na baliza contrária que surgiu o golo, com um grande passe de Júnior para a desmarcação de Jonny que fintou o guarda-redes e encostou para o 2 -0. Mesmo assim, o Fonte Coberta não baixou os braços e tentou chegar ao golo que permitisse dar alguma esperança pelo resultado. Golo esse que surgiu de bola parada numa infelicidade de Rui que fez autogolo ao tentar desviar a bola da própria baliza.

Ate ao final registou-se ainda mais um golo de Jonny que acabou por ser anulado por fora de jogo, lance muito contestado pelo Palme e já em cima dos 90 o  Fonte Coberta pediu penalti que não foi assinalado pelo árbitro. Instalou-se a confusão, o guarda-redes do Palme foi expulso juntamente com um jogador do Fonte Coberta por mútua agressão e até ao final não se registou mudança no marcador. O Palme colou-se ao 6° lugar com 25 pontos e defronta na próxima jornada o segundo classificado, Carapeços." O Fonte Coberta com a derrota e com a vitória do Aborim caiu para a zona de descida com 11 pontos, no 16º lugar.

Aborim 2 (Balizas) -1 Macieira (Saises)

Esta 17ª jornada foi do melhor que poderia acontecer ao Aborim em termos classificativos, venceu o Macieira 2-1, a primeira vitória em casa esta época a 2ª no total após realizados 17 jogos! O Macieira até se colocou em vantagem à passagem dos 30 minutos sendo o marcador Saises, , mas aos 30 minutos o Aborim restabeleceu a igualdade  através de Flávio balizas. E com o resultado de 1-1 se chegou ao intervalo. Na etapa complementar houve reviravolta no marcador sendo balizas bisar na partida e colocou o Aborim em vantagem 2-1 aos 75 minutos. Resultado que não mais sofreu alteração até final. O Aborim não só venceu o seu jogo como beneficiou da derrota do Fonte coberta para sair da zona de despromoção. Passou a somar 13 pontos no 14º lugar, os mesmos do Sequeade que segue num lugar abaixo 15º Classificado. 

Fragosos 0- 1 Milhazes (Hugo Loureiro)

O Fragoso está a passar pela pior fase no campeonato ao amealhar a 4ª derrota consecutiva. Já estava em maus Lençóis em 17º lugar com 13 pontos, pior só o Lijó que está em último com 8 pontos. O golo que ditou a vitória do Milhazes (a 2ª fora de casa) chegou aos 89 minutos, foi seu marcador Hugo. O Milhazes com esta vitória subiu ao 9º lugar passando a somar 22 pontos.

Lijó 1 (Diogo Loureiro) -1 Carvalhal (Liedson)

O Lijó continua à procura de uma vitória o que seria a 3ª em todo o campeonato e a 2ª dentro de portas. A primeira aconteceu na 1ª jornada e a 2ª aconteceu fora de casa na 4ª jornada. Káká é o novo treinador, mas ainda não conseguiu tirar esta equipa do fundo da tabela onde apenas soma 8 pontos e começa já a criar um fosso de 5 pontos para a equipa que está fora da linha de água, neste caso são duas Aborim e Sequeade soma ambas 13 pontos.  Já o Carvalhal vinha de uma derrota caseira da jornada anterior, e evitou nova derrota ao chegar a igualdade aos Já no período de descontos por intermédio de Lieson. O Lijó marcou o tento que lhe dava a vantagem de 1-0 aos 53 minutos através de Hugo Loureiro. O Carvalhal anda por lugares pouco tranquilos, somou 1 pontos está no 13º lugar com 16 pontos mais 5 que o Fonte Coberta que ocupa ao lugar um dos luares de despromoção.