Os lugares que dão acesso à promoção estão a ser disputados por sete equipas, o que demonstra a competitividade inerente à prova. O Aborim é líder isolado e esta semana deu uma excelente resposta ao golear o rival de São Martinho (4-1). O Paradela, a jogar fora todas as jornadas, tem estado em bom plano e na disputa pela liderança, como já há alguns anos não se via. A turma de Paradela tem mais um ponto que o Lama e estas três equipas são as favoritas, até este momento, a subir ao priemiro escalão do Popular. 

Ainda na luta por um lugar no pódio estão as formações do São Mamede, Feitos, Águas Santas e Milhazes. O São Mamede venceu o Silveiros pela margem mínima e aproximou-se do Lama, que empatou no passado domingo. A turma de Feitos começou a temporada de forma excecional mas depois de algumas escorregadelas, acabou por cair na tabela, estando, agora, no 5º lugar. O Águas Santas perdeu nesta jornada de forma surpreendente. Contudo, à semelhança de Águias S. Mamede e Feitos, também tem 32 pontos, mais um que o Milhazes, que venceu de forma confortável o Pedra Furada (2-0).

No fundo da tabela, encontram-se Cambeses, Silveiros e Creixomil. Estas três formações são as grandes desilusões até ao momento e o Creixomil acaba por ser a que teve a pior prestação, dado que não conseguiu qualquer vitória.

Destaque, ainda, para o Estrelas, que se encontra em oitavo lugar, demonstrando estar mais forte que na temporada passada e, quem sabe não seja na próxima época que a turma de São Pedro lute pela subida. A equipa de São Martinho, que no ano passado andou envolvida na luta pela promoção, não esteve ao mesmo nível e prova disso é o nono lugar que ocupa.

Por último, há que salientar que Vita está a exibir-se em bom plano e é o melhor marcador do campeonato (14 golos), seguido do ex- São Martinho, Luis Azevedo. Amorim, do Paradela, fecha o pódio dos artilheiros.

Resultados da 17ª jornada:
Bastuço S.João 2 (Filipe Pereira e Diogo Silva) - 1 Águas Santas (Nelson Vilaça)
Chorente 2 (Arantes e Araújo) - 2 CD Lama (Miguel Reis 2)
Aborim 4 (Balizas 2, Ruizinho Steven) - 1 J.S.Martinho (Luis Cardoso)
S.Mamede 3 (Ricardo Silva, Ricardo Rocha,Gonçalo Barbosa) - 2 Silveiros (Luís e Ricardo) 
Cristelo 1 (Jorge Miranda) - 1 Estrelas (Cristiano Costa) 
Carvalhas 0-2 Paradela (Gino, Kadete)
Feitos 2 (Cristiano e F,Sineiro) - 2 Cossourado (Zezinho e Ricardo) 
Milhazes 2 (Jorginho e Fábio) - 0 Pedra Furada
Cambeses 2 (Pikolin 2) - 1 Creixomil (Paulinho)