O Carapeços que foi vencer o dérbi na casa emprestada do Leocadenses por 2-1, e face à derrota do Carvalhal, aumentou a vantagem na liderança de 3 para 6 pontos. O Sequeade com esta vitória chegou ao 3º Lugar com os mesmos 21 pontos do Remelhe que segue em 4º, tendo estes ido vencer ao Baluganense por 4-1 .O Leocadenses foi o clube que mais desceu, era 2º há duas jornadas atrás e passou a ocupar o 5º lugar isolado com  20 pontos.  Em 6º segue o Fragoso que somou o 4º jogo sem vencer, desta vez foi arrancar um empate no terreno do Oliveira 1-1. Com os mesmo pontos (17) segue em 7º  o Perelhal que foi vencer a casa do GDR Campo por 2-0.  Passamos ao fundo da tabela, onde verificamos que com a exceção do último Silva que venceu, os restantes 5 clubes do fundo empataram ou perderam nesta jornada. O Baluganense é agora o novo lanterna vermelha, depois de sair goleado em casa pelo Remelhe 4-1 ao somar 7 pontos. Do 12º Oliveira com 14 pontos, seguem-se depois 6 clubes muito próximos com o perigo de se afundar nos lugares de despromoção. São eles Negreiros e Lijó 9 pontos. Fonte Coberta, GDR Campo e Silva 8 pontos. E por último o Baluganense com 7 pontos. Ainda estamos a 6 jornadas do final da 1ª volta, mas já dá para perceber quem está para a luta do título, e quem luta para a manutenção.

ARC Sequeade 3(Gatão 2,Deco)-1 AD Carvalhal(Joca Salgado)

Foi um final atípico este jogo em Sequeade, com  a equipa da casa a dar a volta nos momentos finais da partida!  Dos 80 aos 92 minutos o Sequeade marcou três golos e derrotou o Carvalhal!

Tudo parecia bem encaminhado para o Carvalhal, quando Joca Salgado inaugurou o marcador aos 13 minutos. Sem incidências da partida para avaliar se era  merecido  ou não, essa magra vantagem de 1-0, certo é que  esse resultado não só foi até ao intervalo como se prolongou até aos 80 minutos , momento em que Gatão igualou a partida 1-1 . Volvidos 2 minutos Deco faz o 2-1.  E já a entrar nos descontos ,  aos 92 minutos,  Gatão bisou ao fazer o 3-1 final. Estas foram as informações que nos chegaram da marcha do marcador. Face a este resultado o Sequeade ultrapassou o Leocadenses e subiu ao 3º lugar com 21 pontos, menos 1 ponto que o seu adversário do jogo (Carvalhal)  que soma 22. 

GDR Leocadenses 1(Filipe)-2 ACD Carapeços ( Azevedo e Fábio)

Este era um dérbi aguardo com alguma espectativa, dada a saudável rivalidade que existe entre estas duas formações, que até dividem os jogadores residentes de Carapeços nos seus planteis . No Leocadenses fazem parte 4, sendo eles , Eduardo Guarda redes, Fábio defesa, Sapinho, e David médios, sendo que três se mudaram no inicio da época. O jogo era bem mais importante para o Leocadenses, pois vinha de uma derrota em Carvalhal da jornada anterior. O Carapeços vinha de uma série de 6 vitórias consecutivas e queria manter esse balanço para não ser apanhado na classificação, já que a diferença era apenas de 3 pontos à  partida para esta jornada. O Carapeços voltou a fazer uma das melhores primeiras partes da época e dominou a turma do Leocadenses. Os golos surgiram aos 35 minutos por Azevedo ao fazer o 0-1 , e o 0-2 teve a autoria de Fábio Torres aos 43 minutos.  O Leocadenses teve uma oportunidade, mas o Carapeços desperdiçou através de Postiga e Jorge Gomes  dois golos cantados com os avançados a ficar isolados perante  o Grada redes Eduardo, que foi obrigado a brilhar na baliza. E do outro Lado o Luís não fez uma única defesa no jogo.

Na segunda parte o Carapeços preferiu dar a iniciativa ao adversário , estes até pressionaram mais o reduto do Carapeços, mas tirando o lance do golo do 1-2 aos 74 minutos, em que Filipe aproveita um desentendimento entre o Guarda redes Luís e Marco defesa para reduzir, o  Carapeços com algum sufoco conseguiu impedir que o Leocadenses tivesse oportunidades claras para empatar,  pois mais uma vez Luís (Guarda redes)   não foi chamado a intervir nesse período. O Carapeços venceu 2-1 , mas tendo em conta a boa primeira parte e as oportunidades criadas em toda a partida,  poderia sair com um resultado mais confortável com pelo menos mais um ou dois golos.  O Carapeços aumentou diferença na liderança de 3 para 6 pontos , somou a 7ª vitória consecutiva, marcou golos em todos os jogos desta época (13)   tem o melhor ataque dividido com o Remelhe com 25 golos, e tem a melhor defesa 6 golos. Se os números valem então o Carapeços é um líder justo. O Leocadenses perdeu os primeiros pontos em casa onde vinha de 5 vitórias consecutivas. Somou a 2ª derrota consecutiva, e caiu para o 5º lugar com 20 pontos. Tendo sido ultrapassado na classificação pelo Remelhe e Sequeade, e na próxima jornada desloca-se aos Leões da Serra.    

Baluganense CD 1( Janeira)-4 ADC Remelhe (Neves Rafa, Vilas e Minhoca)

Passamos ao jogo que deu mais bonos à equipa vencedora o Remelhe, pois conseguiu subir na classificação, mas só em relação ao pódio, porque não ganhou pontos ao líder, um lugar que está nos horizontes da equipa liderada por Miguel Campos, não tivesses estes apresentado mais dois reforços nesta mesma semana, um deles até se estreou a marcar, mas já lá vamos.

O Remelhe entrou como sempre gosta de fazer, que é, entrar a matar, e aos 7 minutos já estava a vencer 2-0. Neves abriu o marcador e Rafa  fez o 2-0. A perder 2-0 o Baluganense não se deixou ir abaixo completamente e através de um livre bem executado por Janeira, lance que já tivemos a rotundidade de ver as imagens  nas redes sociais, reduziu para 2-1 aos 27 minutos. Este golo obrigou os pupilos de Miguel Campos a voltar ao ritmo dos primeiros minutos e Vilas aumentou para 3-1 aos 40 minutos. Resultado ao intervalo.

Pouco depois do reatamento aos 58 muntos, o estreante Minhoca ex Viatodos fixou com muita antecedência a vitória folgada do Remelhe em Balugães por 4-1. O Remelhe subiu ao 4º lugar com 21 pontos, os mesmos do 3º Sequeade ,  menos 1 que o 2º Carvalhal e menos 7 que o líder Carapeços. Na próxima jornada o Remelhe recebe o Pereira. O Baluganense somou a 6ª derrota consecutiva e caiu para o último lugar da tabela com 7 pontos, mas está bem acompanhado com o Fonte Coberta, Silva e Lijó todos só com mais um ponto (8)

ACD Pereira 1(Nuno Campinho)-2 Leões da Serra FC (Vilaça e Vieri)

Este foi um resultado muito bom para os Leões da Serra, pois sabemos o que ambas as equipas tinham feito até aqui. Os Leões da Serra conseguiram mais em duas Jornadas com KáKá a treinador ( duas vitórias)  que em 9  jornadas com Canário, onde apenas tinham vencido uma só vez !

Desta vez foram os Leões a marcar primeiro, coisa rara nesta época, sendo Hugo Vilaça abrir o marcador  aos 5 minutos.  Com este resultado se chegou ao intervalo. Na etapa complementar Nuno Campinho restabeleceu o empate (desconhecemos o minuto de jogo). E já nos descontos foi Vieri a dar a vitória aos Leões da Serra ao fazer o 2-1 final. O Pereira depois de vencer o Carvalhal sofre duas derrotas, e marcou passo na tabela classificativa ao ficar pelo 7º lugar com 15 pontos. O Leões da Serra estão ainda num modesto 11º lugar com 15 pontos, menos 11 que o líder.

GDR Campo 0-2 JRC Perelhal(Pedro e Daniel)

Este não era à partida um resultado esperado, face ao que ambas as equipas tinha feito na jornada anterior. O GDR Campo vinha de uma vitória 2-0 no terreno do Remelhe, e o Perelhal vinha de uma derrota caseira pelo mesmo resultado perante o Fonte Coberta. Ao intervalo registava-se um empate sem golos. A vitória do Perelhal começou a ser construída aos 48 minutos por intermédio de Pedro Miranda. O 2-0 foi de autoria de Daniel Gomes aos 60 minutos.  O Perelhal com esta vitória fica num confortável 7º lugar, com os mesmos17 pontos do Fragoso que segue em 6º.  O GDR Campo está num lugar de descida com 8 pontos, os mesmos de Silva e Lijó, só melhor que o último Baluganense que soma 7 pontos. GDR Campo  ainda não conseguiu vencer em casa , mas não é único! O Fonte Coberta e Negreiros também não venceram. 

ADRC Fonte Coberta 0-0 Lijó FC

Terminou sem golos o jogo entre duas formações do funda da tabela . Sem incidências desta partida e face à vitória do Fonte Coberta em Perelhal na jornada anterior , pensávamos que teria sido o inicio de um novo ciclo, mas ainda não foi desta que o Fonte Coberta venceu perante os seus adeptos. Este empate acabou por penalizar as duas formações.   Mais o Fonte Coberta que fica na zona das equipas com 8 pontos e ocupam os lugares de  despromoção . O Lijó fica com 9 pontos, mas não deixa de ser um lugar perigoso à tona da água.

ND Silva 2 (Chiquinho e Adélio)-0 GD Macieira

O Silva conseguiu finalmente a 2º vitória na prova, depois de estar 9 jogos sem vencer. O Silva entrou bem no jogo, inaugurou o marcador por intermédio de Chiquinho aos 3 minutos. Dominou a 1ª parte, e poderia ir para o intervalo com mais um golo de vantagem. No reatamento O Macieira conseguiu jogar mais no meio campo do Silva, teve duas boas oportunidades para empatar.  Mas o Silva também esteve muito perto de ampliar a vantagem  nesse mesmo período.  O Silva acabaria por elevar para 2-0 por intermédio de Adélio, já muito perto do final da partida. Assistimos parcialmente a momentos desta partida, e pareceu-nos que a equipa do Macieira não teve uma adaptação adequada ao relvado sintético.  O Macieira que já não perdia desde a 4ª Jornada , e  tinha vindo a fazer uma excelente recuperação na tabela,  foi ultrapassado pelo Perelhal e Palme e desceu ao 10º lugar com 15 pontos. O Silva  com esta vitória, teve um  suporte básico de vida assistido , mas ainda fica em coma no 17º lugar com 8 pontos, os mesmos do Fonte Coberta e Campo com 8 pontos.   

FC Oliveira 1 (Mendes)-1 GD Fragoso(Pena)

O Fragoso esteve quase a conseguir voltar às vitórias em Oliveira.  O Jogo foi para o intervalo 0-0 . E no reatamento foi o Fragoso a passar para a frente do marcador  à  passagem dos  55 minutos por intermédio de Pena.  O Oliveira conseguiu restabelecer o empate aos 80 minutos por intermédio de Rui Mendes. O Fragoso  somou o 4º jogo sem vencer, mas encontra-se num confortável 6º lugar com 17 pontos. O detentor da taça, o  Oliveira, encontra-se    no 9º lugar    com 13 pontos. 

Palme FC 2(Geu e Paulo César)-0 FC Negreiros

O  Palme conseguiu voltar às vitórias depois de  estar 5 jogos sem vencer . Desta vez derrotou o Negreiros por 2-0, com um golo em cada parte. O Golo inaugural foi apontado por Gleidson aos 34 minutos. O 2-0 foi apontado no decorrer da 2ª parte decorria o minuto 80, sendo Paulo César o seu autor.  O Palme com esta vitória subiu ao 8º lugar com 16 pontos . O Negreiros  manteve o 13º lugar com 9 pontos, uma das formações  que ocupa os lugares acima das equipas que estão a contas com a linha de água da manutenção.