A 2ª eliminatória da Taça de Barcelos 2025/2026 disputou-se no passado fim de semana, com dois jogos antecipados no sábado e o restante da ronda a realizar-se no domingo. A jornada ficou marcada pela ausência de grandes “tomba-gigantes”, mas não faltaram surpresas e emoção, com cinco equipas da 1ª Divisão a ficarem pelo caminho, quatro delas em duelos diretos entre formações do escalão principal.
O destaque vai para o Macieira, que surpreendeu o GDR Campo ao vencer fora por 2-1, com o golo decisivo a surgir já nos instantes finais. Também o Paradela foi afastado em casa, ao perder por 3-2 diante do Águas Santas. O Remelhe não facilitou e goleou o Silva por 4-0, enquanto o Leocadenses bateu o Fonte Coberta por 3-0. A maior surpresa acabou por ser a eliminação do Bastuço São João, derrotado pelo Núcleo de Santa Eugénia por 2-0.
Os bicampeões Leões da Serra mostraram porque continuam a ser uma das formações mais fortes do futebol barcelense, goleando fora os líderes da 2ª Divisão, o Feitos, por expressivos 5-0. O Carapeços também aplicou uma goleada por 5-1 ao Necessidades, depois de ter estado a perder. O Perelhal superou o Águias do Neiva por 3-1, o Palme venceu o Cambeses por 3-0, e o Negreiros não deu hipóteses ao Baluganense, vencendo por 4-0 em Lijó. O Pereira também triunfou em casa sobre o Silveiros por 4-0.
Num dos jogos mais emocionantes da ronda, o Oliveira teve de recorrer ao prolongamento para eliminar o Fragoso por 5-3, após um empate 3-3 no tempo regulamentar.
No total, 11 equipas da 1ª Divisão seguem em frente: Remelhe, Leocadenses, Palme, Macieira, Leões da Serra, Pereira, Águas Santas, Carapeços, Perelhal, Negreiros e Oliveira. A elas juntam-se cinco formações da 2ª Divisão: Várzea, que venceu em Lijó por 2-0; Sequeade, que derrotou o Creixomil por 1-0; Cristelo, que goleou o Cossourado por 6-0; Chorente, vencedor por 2-1 em Vila Cova frente ao MARCA; e o já referido Núcleo de Santa Eugénia, que afastou o Bastuço São João.
No total, marcaram-se 63 golos nesta 2ª eliminatória, uma média impressionante de quase quatro golos por jogo. Dois jogadores brilharam com hat-tricks: David (Leões da Serra) e Hugo Carvalho (Carapeços). Também bisaram Preto e Barroso (Cristelo), Appiah (Pereira), Michael Okushi (Chorente), Tone (Negreiros) e Manhiça (Águas Santas).
Na lista dos melhores marcadores da Taça, Cunha (MARCA) mantém a liderança com quatro golos, apesar da eliminação da sua equipa. Com três golos seguem agora David (Leões da Serra), Hugo Carvalho (Carapeços) e José Faria (Cambeses).
Os oitavos de final da Taça de Barcelos estão agendados para 8 de fevereiro de 2026, com 16 emblemas a sonharem em continuar a caminhada rumo à final.
Feitos 0-5 Leões da Serra
Sem surpresa, os Leões da Serra venceram de forma categórica o Feitos por 5-0. A surpresa esteve na facilidade com que o resultado se construiu frente a uma equipa que até então só sabia vencer, quatro jogos, quatro vitórias no campeonato e liderança da Série A, além de uma vitória na 1.ª eliminatória. O Feitos, que só tinha sofrido um golo em toda a época, não resistiu à força dos bicampeões. Pinto abriu o marcador aos 5 minutos, e a partir daí começou o espetáculo de David, que fez o 2-0 aos 34’ e o 3-0 aos 40’. Na segunda parte, David completou o hat-trick aos 50 minutos, e Manu fechou a contagem aos 75’.
Os Leões da Serra seguem com passo firme na defesa do troféu.
Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo de taça onde defrontamos os campeões em titulo. Sabíamos da dificuldade do jogo e da exigência do mesmo, entramos muito bem a disputar o jogo onde até ao primeiro golo do leões batemos nos bem igual para igual sem nenhum "autocarro". Após primeiro golo continuamos a tentar fazer pela vida mas o adversário era muito organizado e bem colocado sempre em campo. Vamos ao intervalo a perder 3 a 0 em que adversário faz 3 remates fruto da sua qualidade individual. Segunda parte já entramos numa fase de aproveitar o jogo tentar mostrar nosso futebol e proteger jogadores amarelados para campeonato. Saímos da competição cabeça erguida tentamos mostrar nosso futebol, hoje adversário foi melhor que nos. Prometemos continuar a trabalhar já para próximo jogo e um muito obrigado aos nossos adeptos.
Leões da Serra não enviou um comentário para este jogo.
Leocadenses 3-0 Fonte Coberta
Apesar do resultado final poder indicar um jogo fácil, a vitória do Leocadenses sobre o Fonte Coberta (3-0) só foi confirmada perto do apito final. Reko inaugurou o marcador ainda na primeira parte (1-0). Na reta final, Moura fez o 2-0 e Zé Carlos selou o 3-0 definitivo. O Leocadenses segue em frente, somando mais uma vitória convincente.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses:
Resultado justo, num jogo dominado completamente pela nossa equipa. Entramos fortes no jogo, criando situações para marcar, e foi numa dessas situações que nos adiantamos no marcador. Com o golo, inconscientemente abrandamos o ritmo de jogo e não estávamos muito esclarecidos na criação de jogadas ofensivas. Na segunda parte tentamos que a circulação fosse mais rápida e objetiva.
Fomos sempre controlando o jogo com e sem bola, não dando ao nosso adversário grande oportunidades para nos criarem perigo. Uma palavra para o Fonte Coberta, uma equipa bem organizada, com ideias bem claras no que pretende para o jogo, com princípios bem delineados na saída de bola, que mesmo em desvantagem nunca deixaram de os tentar implementar.
Fonte Coberta não enviou um comentário para este jogo.
Perelhal 3-1 Aguias do Neiva
O Perelhal entrou bem na partida, mas só conseguiu abrir o marcador aos 35 minutos, por Carlinhos. Cinco minutos depois, João ampliou para 2-0, resultado ao intervalo. Na segunda parte, Dany reduziu para o Águias do Neiva aos 70 minutos, reacendendo a esperança, mas um autogolo aos 80’ fixou o 3-1 final.
O Perelhal segue em frente na Taça.
Comentário de Diogo Rodrigues treinado do Perelhal:
Fizemos uma primeira parte de grande nível, com intensidade, posse, circulação e dinâmicas ofensivas muito positivas. Criámos várias oportunidades de golo e, apesar de termos marcado apenas dois, conseguimos chegar por diversas vezes com perigo à baliza adversária. Na segunda parte, a prioridade passou por manter o equilíbrio, pois sabíamos que o Águias do Neiva, pela qualidade do seu plantel e pelo resultado, iria procurar assumir o jogo. O golo adversário acabou por surgir num dos poucos erros que cometemos, e a partir daí passámos por um momento delicado. Ainda assim, mantivemos a calma, gerimos bem o jogo e conseguimos controlar as tentativas de reação do adversário. A Taça é isto mesmo, não há equipas de primeira nem de segunda. Há formações da 2.ª Divisão com plantéis capazes de competir na primeira, e o Águias do Neiva é claramente uma delas. Estamos satisfeitos com o apuramento. É um resultado importante, que quebra uma série de resultados menos conseguidos.
Comentário de Ricardo Ferreira treinador Águias do Neiva:
Jogo onde o Perelhal entrou muito forte, a pressionar alto, e tivemos muitas dificuldades na fase de construção, e óbvio tendo dificuldade na fase de construção, não conseguimos passar para a fase ofensiva. Fomos a perder bem 2-0 para o intervalo. Na segunda parte ajustamos, entramos melhor, conseguimos chegar ao 2-1, e estávamos na melhor fase do jogo, por cima do Perelhal, e mais uma vez um canto, e fizeram o 3-1, acabou por matar o jogo. Hoje as coisas não saíram bem, é futebol. Assumir que perdemos um objetivo, mas o principal objetivo, continua intacto, é trabalhar mais, e pegar na primeira derrota, ver o que não fizemos bem, e corrigir. Não tenho dúvidas que vamos unir ainda mais, e continuar o nosso foco no campeonato. Tenho que fazer um agradecimento especial aos nossos adeptos que mais uma vez vieram apoiar, e pedir que venham apoiar no próximo jogo contra os Feitos.
Pereira 4-0 Silveiros
A primeira parte terminou sem golos, mas com oportunidades para ambos os lados: o Silveiros atirou ao poste e o Pereira respondeu com um remate à barra. Na segunda metade, o Pereira disparou: Tiago Gomes (55’), Ebenezer Appiah (57’ e 75’) e Ginho, de livre direto (87’), fixaram o resultado em 4-0.
Pereira e Silveiros não enviaram comentários para este jogo.
ND Sta. Eugénia 2-0 Bastuço S. João
O Núcleo de Santa Eugénia mantém-se 100% vitorioso esta época e venceu o Bastuço S. João por 2-0. Os golos surgiram apenas no último quarto de hora, por Vitinha (72’) e João Costa (75’).
Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia:
Um jogo que sabíamos que iria ser difícil mas preparamos bem o jogo durante toda a semana a minha equipa foi muito competente!!
Na primeira parte foi um jogo com poucas oportunidades de golo! Na segunda parte entramos com muita intensidade a pressionar o adversário a ganhar os duelos e sabia que os detalhes neste jogo seria importante para vencermos os jogo na minha opinião fomos uns justos vencedores agora e focar já no campeonato
Bastuço S. João não enviou um comentário para este jogo.
Necessidades 1-5 Carapeços
O Carapeços confirmou o favoritismo e segue em frente na Taça de Barcelos após vencer fora o Necessidades por expressivos 5-1. Apesar do resultado dilatado, a equipa visitante teve dificuldades na adaptação ao piso pelado, o que se refletiu numa exibição irregular. O jogo começou mal para o Carapeços, que se viu a perder aos 10 minutos, com João Duarte a marcar para os da casa, fazendo o 1-0. Com muitas dificuldades em impor o seu futebol, o empate só surgiu perto do intervalo, aos 40 minutos, por Ricardo Miranda, de cabeça, após canto bem cobrado. Ao intervalo registava-se um empate a uma bola. Na segunda parte, o Carapeços entrou mais determinado e acabou por resolver o jogo.
O médio Pena, muito inspirado, começou a comandar as operações no ataque. Aos 50 minutos, Hugo Carvalho foi derrubado na área e ele próprio converteu o penálti, fazendo o 1-2. Dez minutos depois, aproveitou um ressalto após remate de Gui e ampliou para 1-3. Com o pé quente, o mesmo Hugo fez o 1-4 aos 75 minutos, num remate certeiro de fora da área, completando assim o hat-trick. O 1-5 final surgiu aos 85 minutos, por Ricardo Sousa, jovem de 19 anos, que aproveitou um chapéu de Pena ao guarda-redes adversário e apenas encostou para o fundo da baliza. Sem ser uma exibição brilhante, o Carapeços cumpriu e garantiu o apuramento.
Necessidades e Carapeços não enviaram comentários para este jogo.
Lijó 0-2 Várzea
O Lijó continua em dificuldades esta temporada e voltou a perder, desta vez para o Várzea, por 0-2. A equipa visitante, líder incontestada da Série B da 2.ª Divisão, chegou à vantagem aos 44 minutos por André e ampliou aos 65’ por Tó Zé.
Mais uma vitória sólida de uma equipa que promete dar que falar na Taça.
Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Jogo bem disputado, sem muitas ocasiões de golo, mas bem jogado. Estivemos bem melhor que na semana anterior, infelizmente não conseguimos melhorar o resultado. Fizemos um bom jogo contra uma equipa que vinha com a lição bem estudada, ou seja ,marcar nas bolas paradas e assim foi. Ao minuto 43 fazem golo de livre , onde não fomos fortes a defender. Logo a abrir a segunda parte fazem novamente golo , desta vez de canto. Nós tentamos mudar o rumo dos acontecimentos, enviamos duas bolas nos ferros, uma em cada parte. Mas o Varzea com uma equipa mais experiente soube defender bem . Quero agradecer aos nossos adeptos o apoio e a forte presença deles foi um forte incentivo para a equipa. Tentaremos ser melhores no futuro.
Várzea não enviou um comentário para este jogo.
Creixomil 0-1 Sequeade
O Sequeade venceu o Creixomil nas Fontainhas por 1-0, graças a um golo solitário de Pedro Costa aos 25 minutos. Jogo equilibrado, mas a eficácia do Sequeade fez a diferença. A formação volta a sonhar com a presença na final, tal como na época passada.
Comentário de Hélder Xanana treinador do Creixomil:
Jogo muito bem conseguido da nossa parte com ambição e muita vontade de vencer desde o início e a prova disso mesmo são as duas ocasiões que tivemos nos primeiros dez minutos inclusive com uma bola no poste. O adversário que é uma equipa bastante forte conseguiu responder e foi nivelando o jogo e conseguiu chegar ao golo de livre porque de jogo corrido era muito difícil entrar mesmo assim resultado injusto ao intervalo. Na 2a parte tentamos alterar e criamos muitas ocasiões para empatar e mesmo para vencer, tivemos qualidade de jogo, entrega mas não tivemos calma na hora de finalizar e se o empate era mau, a derrota é demasiado injusta para nós já que fomos claramente a melhor equipa. Parabéns aos meus jogadores já que tudo fizeram para vencer e parabéns ao adversário pela passagem à próxima fase. Estaremos prontos para oferecer a vitória aos nossos fantásticos adeptos no próximo jogo. Prometemos trabalho e dedicação máxima no próximo jogo.
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.
Cristelo 6-0 Cossourado
O Cristelo aplicou uma das maiores goleadas da eliminatória ao derrotar o Cossourado por 6-0. Entre os 20 e os 35 minutos, três golos de rajada resolveram o jogo: Preto inaugurou o marcador, Barroso fez o 2-0 e Preto bisou para o 3-0. Na segunda parte, Barroso aos 57 minutos fez o (4-0), Rato aumentou aos 63’ (5-0) e Roberto fechou a contagem aos 85’.
Exibição demolidora do Cristelo, que avança com moral elevada.
Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Agradecer aos nossos adeptos em primeiro lugar.. É muito mais fácil jogar com o apoio deles. Sobre o jogo, como expressa o resultado foi um jogo de sentido único, com as expulsões todas justas, o resultado até poderia ser mais dilatado derivado às inúmeras oportunidades.
Comentário de David Sousa treinador adj do Cossourado:
Entrámos bem no jogo, com boa atitude e a conseguir equilibrar nos primeiros minutos. Sofremos o primeiro golo num erro nosso e, pouco depois (25 minutos), ficámos reduzidos a dez e com 2-0 no marcador, o que nos obrigou a reajustar. Até ao intervalo ainda tentámos manter-nos no jogo, mas a segunda parte começou com uma nova expulsão e, aos 65 minutos, vimo-nos reduzidos a oito jogadores, o que tornou tudo muito mais difícil. Mesmo com todas as adversidades, os jogadores tentaram dar o máximo, mas o resultado acabou por ser pesado. Fica um sentimento amargo porque começámos bem e o jogo acabou por nos escapar completamente. Agora é olhar em frente e preparar o próximo desafio. Aos adeptos que nos acompanharam mais uma vez, pedimos desculpa pelo que se passou e agradecemos por continuarem a apoiar-nos.
Paradela 2-3 Águas Santas
Num duelo entre equipas da 1.ª Divisão, o Águas Santas eliminou o Paradela ao vencer fora por 3-2. Paulo Loureiro abriu o marcador aos 34 minutos (0-1 ao intervalo). Na segunda parte, Manhiça fez o 0-2 e 0-3 (50’ e 65’).
Dois autogolos do Paradela (72’ e 85’) reduziram a diferença, mas a reação ficou por aí.
Paradela e Águas santas não enviaram comentários para este jogo.
GDR Campo 1-2 Macieira
O Macieira surpreendeu o GDR Campo, vencendo por 2-1 fora de casa. O Campo adiantou-se aos 35 minutos por Nuno Simões (1-0). Na segunda parte, Pedro Ferreira empatou aos 55’, e Veloso, já aos 90’, fez o 2-1 que valeu a qualificação.
Um resultado amargo para o Campo, perdeu pela primeira vez em casa.
GDR Campo e Macieira não enviaram comentários para este jogo.
MARCA 1-2 Chorente
O Chorente continua invicto e moralizado, desta vez vencendo o MARCA em Vila Cova por 2-1. Gabriel adiantou os locais logo aos 5 minutos, mas Michael Okushi empatou aos 30’. Na segunda parte, o mesmo Okushi bisou aos 70 minutos, carimbando a passagem à fase seguinte.
Comentário de Vítor Magalhães treinador do MARCA:
Jogo equilibrado entre duas equipas onde entramos melhores e fizemos cedo o golo , entretanto adversário equilibrou jogo onde teve momentos melhores devido a nossos erros acabando por empatar, na segunda parte jogo manteve se equilibrado com oportunidades para os dois lados sendo o adversário mais feliz mesmo assim depois sofrer o segundo golo não desistimos e criamos oportunidades para levar jogo para prolongamento no mínimo, nao conseguimos adversário foi mais feliz, jogo esse que foi pouco aldeterado devido aos critérios existentes , parabéns jogadores pelo jogo e entrega que tiveram.
Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Começamos o jogo a perder com o adversário a pressionar bastante alto e a conseguir marcar depois de sofrermos o golo fomos para cima do adversário a fazer pressão alta e tentar enervar o Marca, acabamos por conseguir marcar na nossa melhor faze com bastantes oportunidades com uma delas a dar em um lindíssimo golo, o segundo tempo com alteração tática que fizemos ao intervalos perder menos a bola e conseguir por em pratica todo o trabalho feito durante a semana e o segundo golo acontece naturalmente após várias oportunidades desperdiçadas, poderíamos ter marcado mais golos porque tivemos várias oportunidades frente a frente com redes e falamos, foi um bom jogo e um adversário a crescer bastante como coletivo, parabéns aos meus jogadores que tiveram calma para sair daqui com a vitória
Remelhe 4-0 Silva
O Remelhe, atual líder da 1.ª Divisão, confirmou o favoritismo ao vencer o Silva por 4-0. Apesar de um início equilibrado, o marcador foi inaugurado aos 34 minutos por Ed (1-0). Pouco depois, Queirós ampliou para 2-0 aos 40 minutos, resultado ao intervalo. Com o jogo controlado, o Remelhe voltou a marcar perto do final: Kiko fez o 3-0 aos 80’ e Simão fechou a contagem em 4-0.
Comentário em Vídeo de Huguinho jogador de Remelhe:
Comentário de António Carvalho treinador do N.Silva:
Sabíamos que íamos ter um jogo difícil e foi o que aconteceu. O Remelhe sempre melhor a circular bem a bola e a obrigar-nos a muito trabalho defensivo. Acabaram por chegar ao golo por volta dos 25m de bola parada e o segundo golo chegou aos 40m. Uma primeira parte em que nunca conseguimos criar lances perigosos de golo. Ao intervalo fizemos três substituições para tentar ir à procura do golo para tentar entrarmos no jogo mas não conseguimos. O adversário continuava a ser melhor e chega ao terceiro golo aos 88m e ao quarto aos 91m. Dar os parabéns aos meus jogadores pela atitude que tiveram. E dar os parabéns ao Remelhe pela passagem a próxima eliminatória.
Oliveira 5-3 Fragoso
Grande espetáculo em Oliveira, com oito golos e prolongamento. O Oliveira venceu o Fragoso por 5-3, num jogo de parada e resposta. Rafa (12’) e Pakito (44’) marcaram para os locais, enquanto Ivo (20’) e Hélder (60’) empataram para o Fragoso.
Barros voltou a colocar o Oliveira na frente aos 66’, mas Queirós empatou aos 85’. No prolongamento, Serginho (95’) e Bernardo (120’) selaram o triunfo.
Comentário de Hélder Rodrigues "Papagaio" treinador do Oliveira:
Um jogo típico de Taça, entramos muito bem no jogo e poderíamos na minha opinião ter fechado a eliminatória nos primeiros 30 minutos de jogo onde para além do golo, desperdiçamos inúmeras oportunidades flagrantes de golo, não o fizemos e deixamos o Fragoso acreditar que era possível, a partir desse momento o nosso domínio já não foi tão acentuado por mérito tb da reação e do acreditar do Fragoso, o jogo tornou-se em muitos momentos mal jogado devido á tensão típica de um jogo a eliminar. A nossa vitória acaba por ser justa, sem necessidade de ter que fazer mais 30 minutos de jogo, mas por incompetência nossa e mérito do Fragoso que nunca deixou de lutar e acreditar acaba por ser um prémio justo levar a eliminatória a prolongamento. No prolongamento fomos mais competentes e mesmo com um jogador a menos, controlamos e acabamos por fechar a eliminatória a nosso favor. Parabéns ao Fragoso, foi um digno vencido, pelo que lutou e trabalhou durante os 120 minutos.
Fragoso não enviou um comentário para este jogo.
Palme 3-0 Cambeses
O Palme confirmou o favoritismo e venceu o Cambeses por 3-0. Rafa abriu o marcador aos 24 minutos. Na segunda parte, João Costa ampliou aos 69’ e Marquinho fez o 3-0 aos 87’.
Vitória tranquila e passagem merecida.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme:
Garantimos a passagem à próxima fase da taça que era o principal objetivo. Aliado a isso fizemos um jogo muito competente e resultado espelha isso mesmo. Os meus jogadores encararam o jogo com muita seriedade respeitando o adversário e o percurso que têm feito no seu campeonato.
Baluganense 0-4 Negreiros
O Negreiros atravessa um grande momento e goleou o Baluganense, em casa emprestada (Lijó), por 4-0. Tone marcou dois golos consecutivos aos 12’ e 15’, estabelecendo o 0-2 ao intervalo.
Na segunda parte, Moreira (55’) e Lopes (70’) fecharam o resultado e confirmaram o apuramento.
Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
Parabéns á equipa do Negreiros pela vitória. Foi, sem duvida um bom jogo de futebol. O resultado final acaba por se revelar excessivamente pesado face aquilo que os nossos jogadores demonstraram ao longo da partida, quer em entrega, quer em qualidade de jogo. O encontro fica, contudo marcado pela expulsão do meu treinador adjunto- um técnico com 4 anos de experiência nos campeonatos distritais, cujo o percurso tem sido pautado por um comportamento exemplar, sem qualquer registo anterior de expulsão. Não me alongarei mais em comentários adicionais. Quem esteve presente sabe bem a que me refiro. É difícil competir quando factores externos influenciam negativamente os momentos cruciais do jogo.